Weber argumenta que os pesquisadores devem buscar compreender o significado subjetivo das ações sociais, enquanto também se esforçam para manter uma distância crítica. Ele explora os desafios de equilibrar a objetividade com a compreensão das perspectivas individuais.
Weber acreditava que o capitalismo originava-se com um ideal, com um espírito, e a partir disso, esse sistema ia sendo construído na prática. Com base nesse ideal, surgiu a noção de administração como ciência capaz de promover o crescimento do capital.
Para Weber, as ideias, as crenças e os valores eram os principais catalizadores das mudanças sociais. Ele acreditava que os indivíduos dispunham de liberdade para agir e modificar a sua realidade. A ação social seria, portanto, qualquer ação que possuísse um sentido e uma finalidade determinados por seu autor.
Juntamente com Émile Durkheim e Karl Marx, o alemão Max Weber é considerado um dos pais fundadores da sociologia, por sistematizar e organizar o pensamento e estudos sobre a sociedade, organização social e política, influenciados pelo pensamento e estudos de Auguste Comte.
A ação social, para Max Weber, pode ser dividida em quatro ações fundamentais: ação social racional com relação a fins, ação social racional com relação a valores, ação social afetiva e ação social tradicional.
Como foi dito anteriormente, a sociologia weberiana distingue três tipos de dominação legítima na sociedade: a tradicional, a carismática e a racional ou legal.
1. O ativismo político. Marx descreve a luta de classes na sociedade capitalista e como o proletariado acabaria tomando o poder das elites dominantes em todo o mundo. O Capital, sua principal obra, é uma tentativa de indicar essas ideias por meio de fatos que podem ser verificados e de análises científicas.
Socialismo científico: É a principal ideia de Karl Marx, na qual ele ensina que é preciso uma revolução e uma luta armada para mudar a sociedade e acabar com as injustiças. Por isso, ele fez uma análise crítica e científica do capitalismo.
Quais os dois conceitos fundamentais de Max Weber?
Assim, ao analisar o desenvolvimento do capitalismo moderno, buscou entender a natureza e as causas da mudança social. Em sua obra, existem dois conceitos fundamentais, ou seja, a) cultura e tipo Ideal.
A grande contribuição de Max Weber foi promover a integração do método da causalidade das “ciências da natureza, com o método da compreensão, entendido como o mais adequado às “ciências da cultura. O paradigma da ação recobre toda sua obra e a tipologia da ação vai forjar uma estratégia para captar o sentido da ação.
Weber foi um sociólogo muito importante para as Ciências Sociais. Ele foi o criador da teoria da Ação Social, sobre a qual falaremos mais no decorrer de nossa conversa. Conhecer os pensadores e seus contextos históricos é muito importante para que possamos avançar em nossos estudos de maneira homogênea.
Esse é um hábito novo que o calvinismo despertou em seus crentes. Contudo, Weber encontra a raiz religiosa do espírito do capitalismo no puritanismo ascético, que inculcou em seus fiéis uma visão de mundo e uma ética, favoráveis ao acúmulo de capital.
E, a seguir, apresentou seu conhecido conceito: "O Estado é aquela comunidade humana que, dentro de determinado território – este, o 'território', faz parte de suas características – reclama para si (com êxito) o monopólio da coação física legítima" 5. 506). (Weber, 1982, p. 98).
Dentro dos estudos sobre a ética protestante, Max Weber, considerado um dos fundadores da Sociologia, disse que “o trabalho dignifica o homem”. Weber destacou que o trabalho se encaixava como uma das ações sociais mais nobres e dignas presentes na sociedade.
Quais são os princípios da teoria burocrática de Max Weber?
A burocracia tem as seguintes características: di- visão do trabalho, hierarquia de autoridade, racionali- dade, regras e padrões, compromisso profissional, registros e escritos e a impessoalidade.
O marxismo, na sua forma pura, defende que deve haver uma revolução pela qual a classe operária toma para si os meios de produção e o governo, suprimindo a burguesia e os seus meios de hegemonia e manutenção do poder, que constituem os conjuntos chamados infraestrutura e superestrutura.
Utilizando o materialismo dialéctico, Marx explica o modo como as sociedades humanas se desenvolvem. Dizia ele que as mudanças sociais ocorrem de acordo com as forças dinâmicas internas da sociedade que, em consequência, são o resultado das relações de produção da sociedade.
A oposição de Marx à religião foi baseada sobretudo no ponto de vista, em que ele acreditava, que a religião alienava os seres humanos da realidade, limitando eles de seu verdadeiro potencial. Ele considerou que a religião precisava ser eliminada da sociedade.
Karl Marx foi um filósofo e sociólogo alemão, fundador do socialismo científico e desenvolvedor de uma teoria comunista que modificou os estudos sociológicos. Karl Marx, um dos teóricos do materialismo histórico.
Em seu livro A ideologia alemã, lançado em 1846, Marx aponta a ideologia como uma falsa consciência da realidade. Para ele, ela é um instrumento de ocultamento da realidade utilizado pela classe dirigente para sobrepor-se às demais classes com a aquiescência delas.
Criou as bases da doutrina comunista, onde criticou o capitalismo. Sua filosofia exerceu influência em várias áreas do conhecimento, tais como Sociologia, Política, Direito, Teologia, Filosofia, Economia, entre outras.
Seu pensamento abrange diversas áreas, mas uma de suas contribuições mais significativas é a teoria da burocracia. Weber acreditava que a burocracia era uma forma eficiente de organização, com regras claras e hierarquia bem definida, mas alertava para o risco de excessiva racionalização e alienação.
Como conclusão, Weber edificou quatro tipos ideais de ação social, são elas: 1. A ação social com relação a fins; 2. A ação social com base na relação de valores; 3. A ação tradicional e, por fim, 4.
a) TIPOLOGIA DA AÇÃO SOCIAL: Classificação e explicação dos tipos de ação social propostos por Weber: Tradicional (motivada por costumes e hábitos); Afetiva (motivada por sentimentos e emoções); Racional relativo a valores (motivada por princípios); Racional relativo a fins (motivada por objetivos).