O que os filósofos falam sobre a religião?
A religião já não é pura magia, pois não considera os poderes ocultos na natureza como próprios dela mas como dependentes de um ou vários seres superiores e não procura captar as suas forças ocultas de forma caótica mas por meio de práticas reguladas e tidas como ditadas pelos poderes superiores.Quais filósofos não acreditavam em Deus?
Pensadores que forneceram argumentos contra a existência de Deus incluem David Hume, Nietzsche e Bertrand Russell.O que Platão achava da religião?
A crença nos deuses foi então defendida como elemento fundamental para o bem da pólis e a excelência dos cidadãos e, neste sentido, Platão tentou articular as dimensões humana e divina.Por que Nietzsche criticou o cristianismo?
O problema da religião cristã, para Nietzsche, consiste em se apostar numa outra vida situada em outro mundo, desvalorizando, assim, esta vida e o mundo presente.A religião é o ópio do povo - o que Marx queria dizer com isso e as influências de Feuerbach
Como Nietzsche explica Deus?
Nietzsche conjectura que nós, humanos, percebemos que a existência de Deus é indefensável e indesejável. Portanto, Nitetzsche afirma, e não prova, a indefensabilidade da crença em Deus, mesmo ao explicar sua indesejabilidade.Qual a crítica que Nietzsche faz a teoria de Platão a metafísica e ao cristianismo?
Nietzsche vai negar a moral platônico-cristã, por afirmar que nesta tradição metafísica se busca o sentido da vida fora dela, uma busca por um transcendente onde na verdade só existe o "humano demasiado humano”.Qual era a religião de Aristóteles?
Aristóteles foi um dos pensadores ocidentais mais reverenciados no início da teologia islâmica.O que é Deus para Platão?
Platão concebe Deus como "artífice do mundo", porém com um poder limitado pelo modelo que ele imita: o mundo das ideias ou das realidades eternas. Já Aristóteles considera que Deus é o "primeiro motor" ao qual necessariamente se filiava a cadeia de todos os movimentos, pois tudo o que se move é movido por outra coisa.Como Platão prova a existência de Deus?
Não podendo invocar a religião tradicional, Platão tenta dar uma demonstração da existência dos deuses, bem como de sua providência e incorruptibilidade, tomando por testemunho a regularidade e a permanência do movimento dos corpos celestes.Qual era a religião de Albert Einstein?
Albert Einstein afirmou “Eu acredito no Deus de Spinoza”. Ele não acreditava num Deus pessoal que se preocupasse com o destino e as ações dos seres humanos, uma visão que ele descreveu como ingênua. Ele ratificou, entretanto, que “não sou ateu”, preferindo chamar a si mesmo de agnóstico, ou de “descrente religioso”.Quem é Jesus para os filósofos?
Jesus foi um homem que em toda sua obra fez menção do termo “justiça” como um princípio vital ao homem. Atrelando sua concepção a diversas outras virtudes, mostrou que na vida do ser humano é preciso usufruir dos bons sentimentos como causa de realização própria.Qual filósofo era ateu?
Costuma-se dizer que Hume é o primeiro grande filósofo ateu, mas isso não é muito preciso. Não há em sua obra um posicionamento claro, o que encontramos é uma postura crítica em relação à religião, tanto a institucionalizada quanto a religião natural dos círculos intelectuais da época.O que Kant fala sobre religião?
Portanto, Kant considera a religião como sendo ética e racional, pois, por meio da razão, diretriz primaz do agir moral, as nossas ações podem ser tomadas sob usufruto total de nossa liberdade, obrigando-nos a cumprir nossos deveres.O que é a religião para Freud?
Para o pai da Psicanálise, a ciência triunfará sobre a religião tirando a civilização de sua infância, pois para Freud a religião, além de uma neurose, seria uma ilusão, sendo que esta é uma crença motivada pela realização de um desejo infantil.O quê Feuerbach diz sobre religião?
Segundo Feuerbach, “a origem da religião funda-se na diferença entre o homem e o animal, ou seja, na consciência do homem: Os animais não têm nenhuma religião. Assim, o elemento que marca a diferença entre o homem e o animal é a consciência”.O que é Deus para Kant?
O conceito de Deus surge, então, no pensamento kantiano como consequência de uma preocupação última com a autonomia do pensamento. Assim, se faz uma teoria filosófica de Deus, mas dentro de uma proposta de defesa da autonomia do pensamento.Qual filósofo defende Deus?
Além de Sócrates, dois outros filósofos tornaram a filosofia grega digna das palavras elogiosas de Clemente. Seus nomes: Platão (429-347 a.C.) e Aristóteles (384-322 a.C.) De todos os homens que falaram sobre Deus antes da Era Cristã, Platão foi o maior.O que prova a existência de Deus?
A primeira via que leva à demonstração da existência de Deus, baseia-se no movimento ou motor primário, ou seja, no mundo todas as coisas estão em constante movimento, transformação, isto é perceptivo a todos, sendo assim, há algo que move todas as coisas, não tem como alguma coisa mover-se por sim mesma.Qual era o Deus de Sócrates?
Sócrates acreditava na imortalidade da alma e que teria recebido, em um certo momento de sua vida, uma missão especial do deus Apolo Apologia, a defesa do logos apolíneo "conhece-te a ti mesmo". Sócrates também duvidava da ideia sofista de que a arete (virtude) podia ser ensinada para as pessoas.O que é o Deus de Spinoza?
O Deus de Espinosa é a própria natureza, enquanto necessidade e potência. Deus é a própria potência de existir segundo sua Page 11 1641 essência, e que se forma como Natureza Naturada643, fazendo com que tudo o que existe, exista em Deus e por ele seja concebido e não criado.Por que a Igreja era contra Aristóteles?
Resposta verificada por especialistasAristóteles foi um dos maiores filósofos da antiguidade, porém a Igreja Católica desconfiava de seus estudos, algo que passou a ser reavaliado e estudado com mais atenção pelos teólogos cristãos.