A rainha é responsável pela reprodução, ou seja, pela geração de novos indivíduos para o grupo. As operárias realizam diversas tarefas, como coletar alimento, defender o formigueiro e cuidar das larvas e pupas. Os machos fertilizam as rainhas, durante o período de acasalamento, e morrem logo depois.
Como as abelhas, as formigas vivem em uma sociedade matriarcal. A rainha manda no formigueiro e descarta o macho depois da reprodução. As operárias podem ter diversas características.
Meruem (メ ル エ ム, Meruemu) foi a criatura mais poderosa da Rainha das Formigas Quimera. Ele era conhecido como o Rei das Formigas Quimera e serve como o principal antagonista do arco Chimera Ants.
Os inimigos naturais das formigas cortadeira são: aves, sapos, rãs, tatus, tamanduás, lagartos, lagartixas, besouros dos gêneros Canthon e Taeniolobus, formigas dos gêneros Solenopsis, Paratrechina e Nomamyrmex, além de mosca da família Phoridae.
No caso das formigas, a sociedade é organizada da mesma forma das abelhas, com macho, rainha e operária. Machos e fêmeas férteis no período de reprodução apresentam asas. Aos machos férteis cabe o papel de fecundar a rainha e morrer.
As formigas são insetos sociais e apresentam uma clara divisão das tarefas necessárias à manutenção das colônias. A rainha é responsável pela reprodução, ou seja, pela geração de novos indivíduos para o grupo.
Na maioria das colônias de formigas, há uma hierarquia bem simples: uma única formiga, a rainha, põe todos os ovos, e formigas operárias divididas em um sistema de castas cuidam do resto: procuram comida, cuidam dos filhotes, vão à guerra, e assim por diante.
Formigas são míopes, como nos lembra Latour (2012). Porém, mais do que isso, elas apresentam um sistema complexo de percepção do ambiente e, visualmente, enxergam por olhos compostos (CHAPMAN, 1998). Esta maneira de ver o mundo é uma das características de vários artrópodes, dentre eles crustáceos e insetos.
Após o acasalamento, os machos morrem e as rainhas começam novas colônias. As formigas machos (popularmente chamadas de bitús) são haplóides, o que significa que têm apenas um conjunto de cromossomos, herdados da rainha mãe . Na foto é possível ver formigas operárias de diferentes tamanhos, sem asas.
É chamada de formiga-rainha uma formiga adulta, fêmea e fértil; sendo ela, geralmente, mãe de todas as outras formigas da sociedade. Elas se desenvolvem a partir de larvas criadas especialmente para se tornarem sexualmente maduras.
Uma das maneiras das formigas “conversarem” é por meio de substâncias químicas chamadas feromônios. Nas formigas, existem glândulas especializadas para a produção do feromônio.
Muito legal, né? Já as operárias dormem muito mais vezes durante o dia, mas cada episódio de sono dura menos, elas dormem cerca de 253 vezes por dia, com duração média de 66 segundos por episódio. Somando tudo, as operárias dormem aproximadamente 4 horas e 48 minutos por dia.
A formiga tem dois olhos, cada olho é feito de muitos olhos menores. São chamados os olhos compostos. O abdômen da formiga contem dois estômagos. Um estômago prende o alimento e o segundo estômago é para que o alimento seja compartilhado com outras formigas.
Elas pensam no futuro e se preparam. O terceiro conceito da filosofia das formigas é que as formigas pensam no verão o inverno inteiro. Isso é muito importante! Durante o inverno, as formigas motivam-se pensando: “Este tempo horrível já vai passar, logo sairemos daqui”.
Como vimos, as formigas têm um coração, mas ele é diferente dos corações de outros animais. O vaso dorsal tem uma forma alongada, assemelhando-se a um tubo longo e fino, o que permite que ele percorra praticamente todo o corpo do inseto, ao mesmo tempo em que transporta o fluido circulatório, a hemolinfa.
Resumo: Ninguém ouve voz de formigas conversando, porém esses insetos se comunicam por meio de formas alternativas interessantes. Uma maneira muito comum de comunicação entre formigas é pela liberação de feromônios.
Moscas da família Phoridae são importantes inimigos naturais das formigas cortadeiras. O ob- jetivo deste trabalho foi determinar a taxa de parasitismo que forídeos parasitoides provocam à formiga Atta sexdens em área de vegetação natural.
Pertencem à ordem Hymenoptera, o mesmo grupo das vespas e das abelhas. As formigas são insetos sociais que vivem juntos em colônias. Todas as espécies se agrupam em uma única família chamada de família Formicidade.
Para evitar o colapso, as operárias precisam fornecer uma alimentação especial a algumas larvas, de maneira que elas cresçam e deem origem a novas rainhas. Assim, o formigueiro ganha uma nova monarca.