Em resumo, a aliança que Deus fez com Abraão é uma promessa multifacetada e profundamente significativa que abrange terra, descendentes e um relacionamento especial com Deus. É caracterizada pelo compromisso unilateral de Deus, simbolizado pelo ritual em Gênesis 15 e pelo sinal da circuncisão em Gênesis 17.
A primeira aliança de Deus foi estabelecida com Noé: “Eu estabeleço a minha aliança com vocês e com seus descendentes” (Gn 9,9). A segunda aliança foi com Abraão (Gn 12-25), Deus fez uma promessa e ele saiu em busca de uma terra nova; depois Deus fez aliança com Jacó, mantendo a promessa feita a Abraão (Gn 25 e 27).
O Senhor prometeu reverter o desenraizamento e a esterilidade de Abraão e Sara para abençoar toda a humanidade. Havia um propósito global e inclusivo na escolha divina. De fato, Abraão não se tornou somente o progenitor de uma numerosa nação, mas o pai espiritual de todos os que seguem seu exemplo de fé (Rm 4:1-25).
Duas das oito alianças na Bíblia são condicionais. Estas são a aliança Edénica e Mosaica. As outras seis alianças, Adâmica, Noémica, Abraâmica, Terra de Israel, Davídica e a Nova Aliança são incondicionais. Estas são alianças baseadas na Graça e na determinação de Deus para cumprir a Sua Palavra.
É uma aliança incondicional com Deus. Na verdade, Deus fez sete alianças com o homem através da Bíblia. O período de história conhecido como a velha aliança englobou seis alianças, sendo que a nova aliança é a sétima.
Na Bíblia, Deus firma três alianças com os humanos. A primeira delas, está logo no início do livro do Gênesis. “Deus disse: Façamos o homem pela nossa imagem segundo a nossa semelhança; e dominem sobre os peixes do mar, as aves do céu, os animais em toda a terra e sobre os répteis que rastejam sobre a terra.
Deste modo, as nove alianças podem ser divididas em duas seções distintas: anteriores e posteriores ao exílio do Egito e ao recebimento das leis no Sinai. As primeiras cinco alianças, todas contidas no livro de Gênesis, apresentam fundamentalmente uma relação “triádica” entre Deus, o povo e a terra.
A Primeira Aliança, de acordo com a Bíblia, narra o episódio no qual, depois de Deus fazer o grande Dilúvio, Ele ter feito uma Aliança com os homens: os homens não pecariam, e Deus não faria mais nada para acabar com a raça humana (como fez no Dilúvio).
Existem duas categorias principais de alianças na Bíblia: condicionais, que dependem da obediência humana, e incondicionais, que Deus cumpre por seu poder. O documento descreve oito principais alianças, incluindo a Edênica, Adâmica, Noética, Abraâmica, Mosaica, Israelita, Davídica e Nova Aliança.
Quais são os três propósitos que Deus teve com Abraão e sua família?
Deus teve para com Abraão e sua família depois dele (ver Gl 3:29) um triplo propósito: (1) que fossem os recebedores e guardiões da verdade a respeito do reino de Deus, que havia sido perdida na história anterior da humanidade; (2) que fossem o canal por meio do qual o Redentor entraria na História; e (3) que fossem, ...
Esta é a lista dos antepassados de Jesus Cristo, descendente de Davi, que era descendente de Abraão. Abraão foi pai de Isaque, Isaque foi pai de Jacó, e Jacó foi pai de Judá e dos seus irmãos.
Far-te-ei uma grande nação (porém, vale lembrar que Abraão tinha 75 anos e Sara tinha 65 e era estéril, ou seja, como uma grande nação poderia surgir dessas condições?);
Gênesis 21 contém a história de como a promessa de Deus a Abraão e Sara de que ela teria um filho foi cumprida. Os eventos de Gênesis 21 aconteceram quando Abraão tinha cem anos de idade e Sara tinha noventa. Haverá alguma dúvida de que o nascimento desse filho foi um milagre e uma bênção de Deus?
Nesse sentido, pensar a aliança estabelecida entre Abraão e o Deus hebreu é entender a constituição desse povo como tendo sido realizada a partir de um pacto, no qual os homens dedicariam a vida ao Deus monoteísta, abandonando a idolatria a diversos deuses, praticada pelos antepassados de Abraão.
Quando Deus fez a sua promessa a Abraão, por não haver ninguém superior por quem jurar, jurou por si mesmo, dizendo: “Esteja certo de que o abençoarei e farei numerosos os seus descendentes”. Foi assim que, depois de esperar pacientemente, Abraão alcançou a promessa.
A quinta aliança, a última, Ele a fez de forma dramática, enviando o seu amado Filho para que sensibilizasse os homens por meio de seu sacrifício, mostrando-lhes como agir para a redenção da humanidade: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.
Qual foi a aliança que Deus fez com Abraão, Isaque e Jacó?
Ele será fiel à aliança feita com Abraão e à promessa que fez com juramento a Isaque. Deus fez uma aliança com Jacó para sempre, fez com ele uma aliança eterna. Naquela ocasião Deus disse: “Eu lhe darei a terra de Canaã, e ela será de vocês para sempre.” Eles eram muito poucos, eram estrangeiros na Terra Prometida.
A “antiga aliança” em Hebreus se refere à aliança mosaica, mas apenas em parte. O foco de Hebreus é limitado ao sistema sacrificial, especificamente o sacrifício de animais e o papel do sumo sacerdote. Nossos olhos se fixam no papel de Jesus como “sumo sacerdote intercessor e sacrifício” no céu.
A aliança de Deus conosco é uma expressão fundamental da vida cristã. Como em todo pacto, a aliança acontece por meio de uma entrega mútua, de um acordo de ambas as partes. Deus nos escolhe como seus filhos e promete abençoar nossas vidas em toda plenitude.
O texto fala de dois pactos feitos com o ser humano. O primeiro foi feito com Adão antes da queda e é chamado de pacto de obras. No segundo, feito depois da queda, a salvação e a vida são oferecidas a "todos os que estão ordenados para a vida." Este é chamado de pacto da graça.
Na sua aliança com Abraão , Deus faz-lhe uma promessa: ele será o pai de muitas nações e os seus descendentes receberão a terra de Canaã. Há duas histórias na Bíblia sobre a aliança com Abraão: em Génesis 15 e em Génesis 17: 1-14 .
Deus estabelece uma aliança com Noé e seus descendentes, prometendo nunca mais destruir a terra por meio de um dilúvio (Gn 9.8-17). Deus coloca o arco-íris como um sinal de sua promessa. Embora a Terra tenha novamente mudado de maneira radical, os propósitos de Deus para o trabalho permanecem os mesmos.
A aliança da graça é o começo da graça redentora de Deus, à qual Adão respondeu com fé chamando sua esposa de Eva, porque ela era a mãe de todos os seres humanos (3:20).