A tributação no dropshipping pode ocorrer de duas maneiras: Através do Simples Nacional ou do Lucro Presumido. No primeiro caso, o imposto pode variar entre 6% a 15,5%. Já no segundo é entre 13,33% a 16,33%.
No caso do dropshipping nacional, a nota fiscal é emitida pelo fornecedor que envia o produto diretamente para o cliente final. Já no caso do dropshipping internacional, a nota fiscal é emitida pelo próprio lojista, que precisa cumprir com as obrigações tributárias do país de origem do produto e do país de destino.
A contabilidade para dropshipping envolve o registro e a análise das transações financeiras relacionadas a esse modelo de negócios. Isso inclui o acompanhamento das receitas provenientes das vendas dos produtos, bem como dos custos associados à compra e ao envio dos itens aos clientes.
DROPSHIPPING - Qual tributação ? Como devo pagar o imposto ?
É preciso ter CNPJ para trabalhar com dropshipping?
É preciso ter CNPJ para fazer dropshipping? Sim. Você precisa ter CNPJ para fazer dropshipping, pois esse é um requisito básico dos fornecedores e o caminho para pagar menos impostos sobre suas operações, tornando-as viáveis do ponto de vista financeiro.
O que nós cobramos é uma antecipação de até 3 mensalidades que você fica tendo como crédito para os 3 primeiros meses com a gente. Além dessa despesa você terá o custo do certificado digital que gira em torno de R$ 150,00 por sócio e também a taxa da junta comercial do seu estado e prefeitura.
Se você pretende vender roupas por dropshipping, por exemplo, deve escolher o CNAE 4781-4/00, que se refere ao comércio varejista de artigos de vestuário. Vender sem estoque próprio é possível, mas você precisa saber como regularizar sua loja virtual para atuar nesse modelo.
Qual é o CNAE sugerido para quem faz dropshipping?
O CNAE para o dropshipping é o CNAE 7490-1/04 – Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto o imobiliário. Até porque o dropshipping ou a venda sem estoque próprio é uma intermediação de negócios e não uma venda direta ao cliente.
Como é feito o pagamento aos fornecedores do dropshipping?
Mas quem paga o fornecedor no dropshipping? No dropshipping, o lojista (você) paga o fornecedor. Ao receber o pagamento do cliente por uma compra, você repassa o valor ao fornecedor, que envia o produto diretamente ao cliente. Essa vantagem elimina a necessidade de investir em estoque e armazenamento.
Vantagens e desvantagens de fazer dropshipping com CPF: Você não precisará se preocupar com a criação de uma empresa e registro de CNPJ. No entanto, é importante ressaltar que você precisará lidar com questões fiscais, como pagamento de impostos, que podem ser mais complexas quando se trabalha apenas com CPF.
Primeiramente, se você atua com dropshipping internacional, ou seja, faz a venda de produtos de/em outro país, então seu trabalho é considerado prestação de serviço. Sendo assim, você deve emitir uma nota fiscal de serviço.
Dropshipping não pode ser MEI (Micro Empreendedor Individual). Isso acontece porque o dropshipping se caracteriza como uma intermediação de negócios — em que você (vendedor) conecta o produto do fornecedor ao cliente.
Posso utilizar o MEI para vender via dropshipping? A decisão de abrir o MEI é uma ótima forma de empreender, mas infelizmente, para quem quer atuar com dropshipping, essa opção não está disponível. Mas não desanime, há outras escolhas para você!
Quem trabalha com dropshipping precisa recolher impostos como IRPJ, CSLL, PIS, COFINS e ISS. Por sua vez, a forma de recolhimento dos impostos pode ser realizada com base no Simples Nacional, no Lucro Presumido ou no Lucro Real.
Nessa nota fiscal, o lojista utiliza a CFOP 5120 ou 6120, que são códigos fiscais específicos para a operação de “Venda a Ordem”. Além disso, nos dados adicionais da nota fiscal, o lojista menciona que o produto será entregue pelo fornecedor, informando o CNPJ e a Razão Social do fornecedor.
Dropshipping é uma categoria de e-commerce que consiste em você vender sem ter um estoque físico próprio do produto, enviando o produto para o cliente diretamente de um fornecedor ou de outra loja.
O CNAE correto pode ter um impacto significativo nas obrigações fiscais, tributárias e trabalhistas da sua empresa. Para empresas de ecommerce, a classificação mais adequada é a 47.89-0/99, “Comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente”.
O que você deve fazer é selecionar de acordo com o tipo de produto que comercializa. Por exemplo, se você for trabalhar com a venda de bijuterias e joias, por exemplo, terá a ocupação de “Comerciante de artigos de joalheria”.
Vamos começar pelo básico: a resposta do questionamento “para ter um site precisa ter CNPJ?” é não. Hoje em dia, a legislação permite que você venda online como pessoa física, como se fosse uma “empresa com CPF”.
Vamos mostrar o que, em média, tende a figurar na lista de despesas para as organizações. Assim, o valor para abrir um CNPJ gira em torno de R$ 500 a R$ 1.500. Isso depende de fatores como o regime tributário da empresa e, especialmente, do seu estado de atuação. E por que é importante saber disso?
O salário de um dropshipping irá depender do volume de vendas e investimentos que a pessoa irá fazer. Normalmente, esses investimentos são domínio do site, a manutenção do e-commerce e eventuais gastos com marketing. A expectativa é que um dropshipping tenha entre 10% a 45% de lucro em relação ao faturamento.
Ou seja, o dropshipping nada mais é do que um tipo de logística no qual o estoque fica por conta e responsabilidade do fornecedor. A cada venda realizada, o dono da loja que realizou a transação entra em contato com esse distribuidor, paga pela mercadoria e solicita o envio ao cliente final.
Não, não é possível fazer dropshipping com CPF de forma legal, ou seja, sendo pessoa física. Pois, como dito anteriormente, para praticar esse modelo de negócio e ainda estar por dentro da lei, é necessário emitir nota fiscal e apenas pessoas com CNPJ conseguem emitir esse documento de forma regular.