Através de uma matriz, que possui a imagem gravada, reproduz-se o desenho diversas vezes, como um carimbo. Esse método foi o primeiro utilizado para reproduzir imagens, em um tempo em que os tipos de impressão para reprodução eram muito diferentes dos que existem hoje.
As matrizes estéticas são padrões ou modelos que influenciam a criação e interpretação da arte. Elas podem ser vistas em estilos específicos de arquitetura, pintura, escultura e outras formas de expressão artística.
As três matrizes étnicas que seriam as formadoras da identidade do povo brasileiro são o colonizador branco, no caso os portugueses, os índios e os negros africanos.
258.). Entendemos as matrizes culturais como marcas incrustadas na experiência social dos sujeitos, que são ativadas nas interações sociais, embaralham-se com as novas experiências e os novos movimentos. São fazeres na vida do sujeito, sejam estes individuais ou coletivos.
A arte visa proporcionar o processo de criação no indivíduo, levando-o a desenvolver sua criatividade e raciocínio, melhorar o seu potencial de pensamento e realização de atividades, de exposição e solução de problemas em situações sociais e cotidianas.
A arte como um veículo de inclusão tem o poder de transformar mentalidades e promover a aceitação da diferença. Muitos artistas modernos estão usando suas criações para abordar questões sociais importantes, como racismo, discriminação de gênero, exclusão social e desigualdades econômicas.
É a técnica na qual se utiliza placas de madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre papel ou outro suporte adequado. É um processo muito parecido com um carimbo. A madeira é entalhada com ajuda de instrumentos cortantes, deixando em relevo a figura ou forma (matriz) que se pretende imprimir.
A imagem matriz é a denominação da imagem calculada pelo computador, que se apresenta por meio de pixels, sobre a interface plana de uma tela. A distribuição dos pixels é realizada por cálculo numérico, responsável pela leitura (varredura) de todas as características da imagem, como luminosidade e cor.
Matriz (em gravura) é um termo utilizado no mundo da arte para se referir à superfície em que um artista cria uma imagem que será posteriormente transferida para um suporte, como papel ou tecido, através de um processo de impressão.
Uma matriz é representada da forma Amxn. Assim, temos a matriz A, que possui m linhas e n colunas. A matriz M3x2, por exemplo, possui três linhas e duas colunas. A matriz contém termos representados por aij, em que i é a linha que o termo ocupa e j é a coluna que o termo ocupa.
A ideia da arte no contexto cristão como estruturada sobre quatro pilares foi elaborada pela Pra. Adriana Pinheiro Diogo, diretora da Cia Rhema – GO e fundadora da Rede Global de Artes (REGAR). Os quatro pilares são: adoração, evangelismo, ensino e restauração (DIOGO, 2011).
Na arte moderna vê-se a influência da Revolução Industrial, das máquinas a vapor, do aumento das velocidades, da fotografia, do cinema, do avião, do estudo da mente entre outros elementos que contribuíram para a mudança do pensamento e das atitudes.
A arte é uma forma de expressão humana que permite a comunicação de ideias, emoções e visões de mundo. Ela é uma parte fundamental da cultura e da história da humanidade e tem a capacidade de influenciar e transformar a sociedade.
A arte depende da cultura para se expressar, e não consegue se livrar dela. Isso porque toda manifestação artística foi feita em algum momento (conjuntura histórica), por alguém (artista com predileções pessoais e culturais) e em algum lugar (com as devidas circunstâncias temporais, materiais disponíveis, clima e etc.)
Por meio da arte a humanidade expressa suas necessidades, crenças, desejos, sonhos. Todos têm uma história, que pode ser individual ou coletiva. As representações artísticas nos oferecem elementos que facilitam a compreensão da história dos povos em cada período.
A integração da arte urbana nas cidades não apenas enriquece suas paisagens, mas também as torna mais dinâmicas e inclusivas para seus habitantes e visitantes. Alguns estudos mostram que diferentes tipos de música podem despertar uma variedade de emoções.
A arte brasileira é um espelho vibrante da diversidade cultural do país. Desde suas raízes indígenas, passando pela influência africana, até as contribuições europeias e asiáticas, a arte no Brasil tem sido um campo fértil para o diálogo intercultural.
A construção de uma cultura está repleta de elementos e significados que vão identificar esse povo como pertencente a uma determinada comunidade ou região, diferenciando-os de outras comunidades, surge assim, a identidade cultural. O entendimento do significado de cultura subsidiará a compreensão das raízes culturais.
Matrizes Estéticas e Culturais: São as diferentes formas de arte que vêm de lugares e pessoas diversas. Como se cada lugar do mundo tivesse seu próprio jeito de fazer arte. Relevância: Entender essas matrizes é como ter um mapa que nos orienta no mundo das artes.
Por que hoje o Brasil é considerado matriz cultural?
Devido à extensão territorial e ao processo de povoamento com povos de diferentes origens, o Brasil é um país com imensa diversidade cultural. De norte a sul, as tradições, as festas, os rituais e a alimentação variam de maneira significativa.