Os tipos de medicamento que afetam as glândulas salivares são os seguintes: Anti-histamínicos: Esta categoria de medicamento afeta a produção de saliva. Entre eles estão: Benadryl, Claritin, Zyrtec, etc. Antidepressivos: As pessoas que tomam antidepressivos também apresentam problemas de boca seca.
A boca seca pode ocorrer como resultado do uso de medicamentos vendidos com receita médica como anti-histamínicos, anticonvulsivantes, antidepressivos, drogas cardiovasculares, antieméticos, antipsicóticos, sedativos e descongestionantes, entre outros.
Você já notou que tem boca e garganta seca? Mesmo tomando água, o problema persiste? Isso acontece devido a falta de saliva – quando as glândulas responsáveis por produzir o líquido acabam te deixando na mão e trazem a sensação desconfortável.
A boca seca pode ser causada, de forma pontual, por estresse ou momentos de grande ansiedade. Mas, quando se torna recorrente, pode ser um sintoma de algo mais complexo, como alguma doença ou o uso de certos medicamentos que favorecem o aparecimento do problema.
O que pode causar a deficiência de B12? Sem saliva, a vitamina B12 não se liga à proteína R e a capacidade do corpo de absorvê-la é inibida. E existem centenas de medicamentos diferentes que podem causar boca seca, resultando em uma produção de saliva muito baixa.
Algumas substâncias ou tratamentos são usados para estimular a produção da saliva, desde alimentos até o uso de medicamentos. Alguns deles são: medicamentos que ajudam a melhorar a umidade da boca; estimulação física, como mascar chicletes ou chupar balas.
Qual é a especialidade médica que cuida de boca seca?
Os estomatologistas são especialistas no diagnóstico das doenças da boca. Eles são, por exemplo, os profissionais indicados para analisar e, se necessário, realizar biopsias das lesões da boca e dos ossos maxilares. Desta forma, são grandes aliados no diagnóstico precoce do câncer de boca.
Isso acontece porque os dentes começam a se mover para rasgar a gengiva, estimulando as glândulas salivares a produzir mais saliva do que o normal. Normalmente, essa condição é temporária e não traz prejuízos para a saúde dos pequenos.
Ótimas opções de chá para boca seca são o chá de gengibre ou de camomila, que devem ser ingeridos em pequenos goles, várias vezes ao dia. Estas plantas estimulam a produção de saliva e exercem ainda um efeito benéfico em dificuldades de digestão, o que pode ser um problema associado a boca seca.
A gravidez pode causar uma série de problemas de sono, tais como insónia, dificuldade em adormecer, ressonar e apneia do sono. Estas duas últimas condições podem causar uma respiração de boca aberta que, por sua vez, seca a boca e torna mais difícil a produção de saliva.
Duas das principais causas de boca seca para as pessoas com diabetes são os efeitos colaterais dos medicamentos e os níveis elevados de açúcar no sangue. Outras causas, não relacionadas diretamente com diabetes, mas que podem agravar o problema são: má hidratação, respiração pela boca e tabagismo.
Diagnosticar o que causa essa sensação de “boca seca” é essencial para um tratamento adequado e para a melhora do quadro clínico. Isso porque, a Xerostomia pode indicar doenças como diabetes, cirrose hepática ou Síndrome de Sjögren, que é mais comum entre pacientes mulheres com mais de 40 anos.
Utilize produtos ricos em ativos reparadores e hidratantes, como vitamina E, pantenol, manteiga de karité e manteiga de cacau. Eles ajudarão a restaurar e reparar a barreira labial. Evite o contato dos lábios com a saliva, pois ela possui pH ácido e contribui para o ressecamento da região.
Em relação ao tratamento medicamentoso, o principal grupo de fármacos utilizados para reduzir o volume salivar são aqueles com efeito anticolinérgico (escopolamina, amitriptilina, atropina e propantelina, entre outros).
Comer mais alimentos ácidos e cítricos porque eles estimulam a mastigação; Aplicação de flúor no consultório dentista; Escovar os dentes, usar fio dental e usar sempre um enxaguante bucal, pelo menos 2 vezes por dia; Tomar chá de gengibre.
O que pode ser quando a gente fica com a boca seca?
A boca seca pode ser simplesmente um sintoma de que a pessoa está levemente desidratada e que precisa ingerir mais água, mas também pode acontecer em pessoas que estão muito estressadas ou passando por períodos de extrema pressão.
A garganta seca pode ser causada por beber pouca água durante o dia, estar em ambientes muito secos, uso excessivo da voz ou exposição a irritantes, podendo ser aliviada com medidas simples como beber bastante líquido, fazer repouso, descansar a voz e evitar substâncias irritantes, por exemplo.
No caso dos cálculos das glândulas salivares, as pessoas podem tomar analgésicos, beber mais líquidos, massagear as glândulas, aplicar compressas mornas e estimular o fluxo com suco de limão ou chicletes, balas azedinhas, ou uma combinação deles.
Na xerostomia, a pessoa apresenta uma redução da produção de saliva pelas glândulas salivares. Em alguns casos, a xerostomia é temporária e acontece porque o paciente dormiu de boca aberta ou mesmo não ingeriu líquidos suficientes, por exemplo.
O que significa ficar com a boca seca durante a noite?
O que causa a sensação de boca seca durante a noite? A primeira coisa que deve ter em conta é que o nosso corpo produz naturalmente menos saliva à noite, uma vez que não estamos a digerir comida, pelo há uma tendência para a boca ficar mais seca à noite. Também pode sentir a boca seca se dormir com a boca aberta.
Existem alguns alimentos que podem ajudar a aumentar o fluxo salivar. Entre eles estão o queijo envelhecido e os laticínios com baixo teor de gordura, frutas e vegetais crocantes e outros alimentos ricos em vitamina E e C.
Causas como ansiedade e stress podem gerar essa sensação de boca seca, procure hidratar bastante ingerindo bastante água e se possível introduzir em sua alimentação alimentos com teor mais cítrico como limão, tomate, laranja etc, caso você avalie persistir esse problema, procure realizar uma avaliação especializada ...
Algumas pessoas que sofrem com ansiedade ou estresse podem sentir um ligeiro formigamento na língua, podendo desencadear mais ansiedade e pânico. Ainda, outros sintomas característicos, como medo constante, dor de barriga, tontura, insônia, tensão muscular e/ou boca seca, podem ser sentidos.