O VW AP foi comercializado em três cilindradas: 1600, 1800 e 2000 cc. Devido à sua abundância no mercado, e seu baixo custo de manutenção e de reposição de peças, o motor AP 4 cilindros é um dos mais utilizados para preparação. Esse motor equipou até a sua 4ª geração de carros: Gol, Voyage, Parati e Saveiro.
Inicialmente, o motor AP estava disponível nas variações 1.6 (AP-600), 1.8 (AP-800) e 1.8 S (AP-800S). Esses motores traziam o mesmo bloco, cabeçote e bielas, variando em componentes como pistões, virabrequim e comando de válvulas.
Ao mesmo tempo chegava o AP-800 1.8, de 94 cv, que impulsionava Santana, Quantum, Passat GTS Pointer e Voyage Super. O AP (sigla para "Alta Performance") também fez sucesso no Gol GT, que tinha o motor mais forte AP-800 S, com potência declarada de 99 cv.
Na mesma época, os motores AP também foram aplicados em carros da Ford feitos no Brasil, graças à parceria formada pela joint-venture Autolatina, mantida pelos dois fabricantes entre 1987 e 1996. Modelos como Del Rey, Belina, Pampa e o esportivo Escort XR3 passaram a ser equipados com o motor da Volkswagen.
O motor AP virou um ícone da indústria automotiva brasileira. Ele tem uma legião de fãs devido a facilidade de manutenção, desempenho e também por ser muito usado em preparação. Esse propulsor chegou aqui com o Passat (na época se chamava MD) e morreu só quando a Parati saiu de linha em 2013.
Os motores AP tem a tradição de possuírem um alto rendimento e terem um cunho voltado para performance muito grande, desde o início da preparação desses motores.
O motor AP é infinitamente melhor ✅. O modelo CHT,além de perder na relação potência- velocidade,é um projeto mais frágil e que trabalha lento em altas rotações. É como se fosse um motor a diesel sem turbo e sem interculer,ou seja,bom na economia mas fraco em desempenho.
Motor AP: Quais São os Maiores Defeitos Crônicos? Uma das situações que podem dar dor de cabeça para o dono do carro e para o mecânico é o entupimento das mangueiras de resfriamento do motor, mas especificamente aquela que sai do reservatório de expansão direto para o coletor.
O motor CHT ( abreviação para High Turbulence Combustion ou Compound High Turbulence) é um motor a combustão interna de quatro cilindros produzido pela Ford no Brasil, durante a década de 1980. É um motor completamente diferente do motor Ventoux e não deve confundir com ele.
Esse modelo foi fabricado até o fim de 1996. No final do ano, o motor AP 1600 voltou a ser disponível para a versão CL. Em 1994 o plástico dos para-choques de toda linha Gol passa a ser na cor cinza.
O Certificado de Habilitação Técnica (CHT) digital é o documento emitido pela ANAC, em meio digital, aos profissionais da aviação civil para que possam comprovar licenças ou habilitação em suas respectivas categorias e exercerem suas profissões.
O Gol 1000i era muito mais espaçoso e oferecia mais opcionais. Seu motor era o mesmo AE-1000 da geração anterior, de origem Ford e baseado no motor CHT, porém era dotado de injeção eletrônica monoponto, o que melhorava e muito a eficiência do jurássico motor.
Mesmo veterano, o AP, em seu último ano de produção estava praticamente empatado com o então moderno 1.6 EA-111, criado em 1996 para ser seu substituto.
Normalmente motor ap vira os 100000 sem abrir.... Meu pai teve uma quantum cg turbo 85, desde os 5000km foi turbo, ele abriu o motor com 115000 pra retificar..
Se você prefere um desempenho melhor e uma economia razoável, use um carro com motor AP. Se você prefere economia e baixa manutenção, sem se importar muito com desempenho, use carros com motor CHT (modelos da Ford até 1.6).