Quais os casos que a Defensoria Pública atende?

A Defensoria Pública presta assistência judicial e extrajudicial gratuita aos necessitados que comprovem insuficiência de recursos. São consideradas necessitadas as pessoas que não têm condições de arcar com as despesas de um processo judicial sem que haja prejuízo ao sustento próprio ou de sua família.
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Em quais casos posso procurar a Defensoria Pública?

Em que situações posso procurar a Defensoria Pública? Quando precisar de orientação jurídica, entrar com uma ação ou se defender num processo. A Defensoria também atua na realização de acordos extrajudiciais.
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O que podemos resolver na Defensoria Pública?

A Defensoria Pública atende pessoas que não tenham condições financeiras para pagar pelos serviços de um advogado. Para isso, é feita uma avaliação para verificar a renda familiar, o patrimônio e os gastos mensais da pessoa.
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Que pode ser atendido pela Defensoria Pública?

A Defensoria pode:

Entrar com ações na justiça para defender direitos; Atuar em processos em andamento; Defender os direitos de pessoas que estão sendo processadas; Promover acordos e conciliações entre pessoas em conflito para evitar processo na Justiça.
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O que é preciso para conseguir um Defensor Público?

Basta realizar o agendamento prévio através do site (www.defensoria.sp.def.br) ou através do telefone 0800-773-4340; TEM ATENDIMENTO ONLINE?
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Defensoria Publica x Advogado Particular. O que é melhor?

Qual a renda mínima para conseguir um defensor público?

Os critérios são estabelecidos por meio da Resolução do Conselho Superior da Defensorias Pública (CSDP) nº 170, de 01 de março de 2018, e entre eles consta a necessidade da pessoa a ser atendida ter renda mensal individual de até 2,5 salários mínimos ou renda familiar de até quatro salários mínimos.
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Quem consegue defensor público?

Para poder contar com um defensor público, é preciso apresentar comprovantes de residência e renda. Se você já tem um processo na Justiça Estadual ou está sendo processado, deve procurar o defensor público que atua na vara onde seu processo está tramitando.
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Quando devo acionar a Defensoria Pública?

EM QUAIS SITUAÇÕES DEVO PROCURAR A DEFENSORIA? - Em qualquer situação envolvendo a justiça; Para resguardar seus direitos de consumidor; Para garantir a pensão alimentícia para seu filho (a);
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O que precisa para ser atendido pela Defensoria Pública?

  • Documentos que demonstrem os rendimentos dos membros da entidade familiar do/a interessado/a; ...
  • Nome, RG e CPF do/a interessado/a;
  • Comprovante de residência atualizado do/a interessado/a; ...
  • Nome, RG e CPF do cônjuge;
  • Endereço atualizado do cônjuge;
  • Certidão de casamento atualizada;
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Como falar com um defensor público pelo WhatsApp?

Como acessar

Para acessar o DPU Cidadão no WhatsApp, é necessário apenas salvar o telefone [55] 61 3318 7617 em seu celular e iniciar uma conversa. O assistente virtual oferece opções como condições para ajuda, documentação e endereços.
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Como pegar casos da Defensoria Pública?

O agendamento é feito pelo assistente virtual DEFI, disponível das 8h às 18h, em dias úteis. Assista aqui ao vídeo explicativo sobre o agendamento. Se tiver dificuldade com o agendamento online, você também pode agendar ligando gratuitamente para 0800 773 4340.
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Qual o poder da Defensoria Pública?

A Defensoria Pública presta atendimento jurídico em sentido amplo, de natureza judicial e extrajudicial, e de educação em direitos, e tem legitimidade para atuar não só individualmente, mas também por meio da tutela coletiva.
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Quais casos a DPU atende?

A DPU atende famílias com renda de até R$ 2 mil por mês. Para aqueles que ganham acima desse valor, é preciso comprovar gastos extraordinários, como despesas com medicamentos, alimentação especial ou alguma condição de vulnerabilidade. Os endereços e canais de atendimento podem ser acessados aqui.
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Quais os tipos de Defensoria Pública?

  • Assessoria Jurídica.
  • Assessoria Cível.
  • Assessoria Criminal e Infracional.
  • Assessoria Parlamentar.
  • Assessoria Especial.
  • Assessoria de Convênios.
  • Assessoria de Qualidade do Atendimento.
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Quem paga o defensor público?

Os serviços jurídicos prestados pela Defensoria Pública independem de pagamento de qualquer espécie, ou seja, os serviços são totalmente gratuitos. As Defensoras e os Defensores Públicos não são advogados nem podem exercer a atividade da advocacia, como está expresso na Constituição da República.
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O que fazer quando a Defensoria nega atendimento?

Todos os cidadãos e usuários e usuárias dos serviços da Defensoria Pública podem apresentar diretamente na Ouvidoria-Geral manifestações (elogios, reclamações ou sugestões) com relação aos serviços da Defensoria.
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O que se resolve na Defensoria Pública?

Todos os brasileiros possuem o direito constitucional da defesa, por isso a existência das defensorias públicas, cuja função é atender àqueles que não possuem condições financeiras de pagar os honorários de um advogado. O serviço é oferecido gratuitamente à população carente tanto na esfera federal quanto na estadual.
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Quais os critérios para ser atendido pela Defensoria Pública?

Quem pode procurar a Defensoria Pública? Sabendo as diferenças entre as áreas de atuação, vem a pergunta: quem é elegível para ser atendido pela Defensoria Pública? Via de regra, qualquer pessoa que não tenha condições financeiras para arcar com as despesas com advogados e custas judiciais.
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Qual o limite de renda para ser atendido na Defensoria Pública?

Artigo 2º. Presume-se necessitada a pessoa natural integrante de entidade familiar que atenda, cumulativamente, as seguintes condições: I - aufira renda familiar mensal não superior a R$1.350,00 (um mil trezentos e cinqüenta reais);
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Quais serviços são oferecidos pela Defensoria Pública?

A atuação da Defensoria envolve:
  • Orientação jurídica;
  • Propositura e acompanhamento de ações judiciais individuais ou coletivas;
  • Solução extrajudicial de conflitos, por meio de acordos, mediações e conciliações;
  • Promoção de atividades de educação em direitos;
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Como funciona o atendimento na Defensoria Pública?

Em regra, a pessoa que busca atendimento da Defensoria Pública necessita de um AGENDAMENTO PRÉVIO, por meio do DEFI, assistente virtual de atendimento, que você encontra no canto inferior direito da sua tela. Ele está disponível em dias úteis das 8 às 18 horas.
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Quem tem direito a um advogado gratuito?

A pessoa natural ou jurídica, brasileira ou estrangeira, com insuficiência de recursos para pagar as custas, as despesas processuais e os honorários advocatícios tem direito à gratuidade da justiça, na forma da lei.
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Como falar com um advogado gratuito?

Caso você tenha dúvidas sobre como obter assistência jurídica gratuita em São Paulo, você também pode ligar para o Disque Defensoria, no telefone 0800-773-4340, ou para o Disque-OAB, no telefone 0800-77-13-130.
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Quais documentos para entrar com um processo na Defensoria Pública?

Para esse fim, servem: CTPS (Carteira de Trabalho), extrato do benefício do INSS, contracheque, declaração do empregador, recibos de pagamento, última declaração do Imposto de Renda e extrato mensal da conta bancária.
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Qual é a função da Defensoria Pública?

Como vimos acima, uma das principais funções da Defensoria Pública é prestar orientação jurídica e exercer a defesa dos necessitados e dos vulneráveis, em todos os graus.
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