Quais os direitos do funcionário em caso de acidente de trabalho?

Quais os direitos do trabalhador que sofre acidente de trabalho?
  • Estabilidade no emprego;
  • Afastamento remunerado.
  • Recolhimento do FGTS;
  • Aposentadoria por invalidez;
  • Pensão por morte.
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Quais os direitos de um funcionário que sofreu um acidente de trabalho?

Vejamos alguns dos principais direitos dos trabalhadores:
  • Assistência médica e hospitalar. ...
  • Auxílio-doença acidentário. ...
  • Estabilidade provisória. ...
  • Aposentadoria por invalidez. ...
  • Pensão por morte. ...
  • Indenização. ...
  • Primeiros socorros. ...
  • Comunicação de Acidente de Trabalho.
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Quais benefícios o trabalhador acidentado tem direito?

O empregado acidentado tem direito ao auxílio-doença, auxílio-acidente e a aposentadoria por invalidez, acrescida do abono anual (13º salário dos aposentados).
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Quais os benefícios para quem sofre acidente de trabalho?

Dentre os direitos garantidos ao trabalhador após sofrer um acidente de trabalho, está o auxílio-doença acidentário ou por incapacidade permanente, pagamento do FGTS e estabilidade após retornar ao trabalho. Saiba mais neste artigo.
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Quais as obrigações da empresa em caso de acidente de trabalho?

Em caso de acidente de trabalho, é dever da empresa:
  • Prestar os primeiros socorros.
  • Abertura do CAT.
  • Fornecer os EPI'S – Equipamentos de Proteção Individual.
  • Oferecer treinamentos.
  • Estabilidade empregatícia.
  • Recolhimento do FGTS.
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11 Direitos de quem sofre Acidente de Trabalho

O que a empresa paga em caso de acidente de trabalho?

Se o acidente de trabalho ocorrer por responsabilidade da empresa, ela deverá arcar com despesas médicas que incluem: tratamentos, internações, exames e medicamentos para a recuperação do empregado.
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O que a empresa deve fazer quando o empregado sofre um acidente de trabalho?

A empresa deve comunicar imediatamente os superiores hierárquicos e as equipes responsáveis pela segurança no trabalho, como o SESMT e a CIPA. Uma investigação completa deve ser conduzida para compreender as causas do acidente e identificar possíveis ações de correção e prevenção.
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Qual é o valor da indenização por acidente de trabalho?

ofensa de natureza leve: até 3 salários; ofensa de natureza média: até 5 salários; ofensa de natureza grave: até 20 salários; ofensa de natureza gravíssima: até 50 salários.
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Qual o valor do auxílio acidentário?

A servidora ressalta que o auxílio-acidente é uma indenização mensal, que corresponde a 50% do salário-de benefício que deu origem ao benefício por incapacidade temporária, o antigo auxílio-doença do segurado.
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Qual o valor da indenização por sequela?

O valor dessa indenização é de 50% do valor de seu salário de benefício (que deu origem ao Auxílio-Doença). Exemplo: Se você recebia 2.000,00 reais no seu Auxílio doença que fora cessado, o seu Auxílio Acidente será no valor, aproximado, de 1.000,00 reais.
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Quanto recebo do INSS por acidente de trabalho?

Também é preciso comprovar a qualidade de segurado (o vínculo com o INSS) e a carência mínima de doze meses (salvo exceções). O valor do benefício é de 91% do salário-de-benefício; não pode ser cumulado com atividade laborativa, pois tem caráter alimentar; e tem natureza temporária.
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Quais as vantagens de se ter um CAT?

Assim, ter a CAT em mãos pode trazer diversas vantagens ao trabalhador, como a garantia de benefícios previdenciários perante o INSS, proteção jurídica em ações trabalhistas, direito a indenizações, acesso a tratamento médico adequado, reconhecimento do acidente de trabalho, estabilidade provisória e proteção contra ...
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Quanto vou receber em caso de acidente de trabalho?

Incapacidade temporária absoluta: indemnização diária igual a 70% da retribuição nos primeiros 12 meses e de 75% no período seguinte. Incapacidade temporária parcial: indemnização diária correspondente a 70% da redução na sua capacidade geral de ganho.
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Quem paga as despesas médicas em caso de acidente de trabalho?

ACIDENTE DO TRABALHO. CUSTEIO DE DESPESAS MÉDICAS/CONVÊNIO DE SAÚDE. Tendo em vista que o artigo 927 do Código Civil dispõe que aquele que causar dano a outrem fica obrigado a repará-lo, cabe à empregadora custear integralmente o tratamento médico decorrente do acidente de trabalho.
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Como funciona a Lei de acidente de trabalho?

A Lei nº 8.213/91 define acidente de trabalho como: “(…) o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho (…), provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho”.
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Quem sofre acidente de trabalho pode pedir demissão?

A princípio, sim, o empregado poderá pedir demissão mesmo com estabilidade acidentária.
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Quem sofre acidente de trabalho tem direito a indenização do INSS?

O Auxílio-Acidente é um benefício de natureza indenizatória pago ao segurado do INSS quando, em decorrência de acidente, apresentar sequela permanente que reduza definitivamente sua capacidade para o trabalho.
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Qual o valor do benefício por incapacidade temporária 2024?

Atualmente o valor mensal do benefício por incapacidade temporária não pode ser menor que R$ 1.424,00 (salário-mínimo em 2024).
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Quais sequelas dão direito a auxílio-acidente?

O benefício de auxílio-acidente pode ser concedido logo após cessado o benefício de auxílio-doença. Para isto, o segurado deve comprovar se restaram sequelas permanente que impliquem redução da capacidade laborativa, isto é, das funções que exercia habitualmente.
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O que acontece quando um funcionário se acidenta no trabalho?

O trabalhador que sofre um acidente de trabalho possui uma série de direitos que são: Direito à emissão da CAT comunicação de acidente de trabalho, caso precise se afastar do serviço por mais de 15 dias; Recebimento de um benefício chamado auxílio doença acidentário; Estabilidade na volta do final do benefício.
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Como funciona o pagamento de acidente de trabalho?

Se o acidente tiver deixado algum tipo de lesão e o trabalhador ficar afastado, os primeiros 15 dias de afastamento são pagos pela empresa. Após o 16º dia, é o INSS quem pagará ao empregado o benefício devido (em regra, auxílio doença).
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Quem paga o salário em caso de acidente de trabalho?

A empresa é responsável pelo pagamento dos 15 (quinze) primeiros dias a partir da data do acidente. A Previdência Social é responsável pelo pagamento a partir do 16º dia da data do afastamento da atividade.
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Quais são meus direitos em caso de acidente de trabalho?

O trabalhador que sofre acidente do trabalho tem direito a um período de estabilidade que é de 12 meses a contar da alta concedida pelo INSS, ou seja, por esse período não pode ser dispensado sem justa causa (mas pode ser dispensado por justa causa).
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Qual a responsabilidade da empresa no acidente de trabalho?

Haverá obrigação de reparar o dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem.
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O que deve ser feito após a ocorrência de um acidente de trabalho?

Após a notificação do acidente, cabe à empresa comunicar à Previdência Social todo e qualquer acidente ocorrido com seus empregados, através da emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), registro que deve ser feito de imediato no caso de morte ou até o primeiro dia útil seguinte à data do acidente.
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