Preto velho ou Pretos-velhos são uma linha de trabalho de entidades de umbanda. São espíritos que se apresentam sob o arquétipo de idosos africanos que viveram nas senzalas, majoritariamente como escravos que morreram no tronco ou de velhice, e que adoram contar as histórias do tempo do cativeiro.
“O preto-velho é a entidade espiritual da umbanda que mais herdou e carrega elementos católicos, como a cruz, o rosário, os terços e suas orações”, afirma Dias.
Os Pretos-Velhos são muito conhecidos por ajudar em questões de saúde, seja física ou emocional, assim como para encontrar emprego e unir família. Suas magias, chamadas de "mirongas", são poderosíssimas e repletas de mistérios milenares. Nas consultas, utilizam técnicas de benzimento e sugerem banhos com ervas.
Os Pretos-Velhos e Pretas-Velhas são entidades ancestrais típicas da Umbanda, religião brasileira fundada em 1918 e marcada pelo forte sincretismo cultural. Enquanto encarnados na vida aqui na Terra, foram seres humanos como todos nós.
O Preto-velho é uma das linhas de trabalho mais poderosas da Umbanda. São espíritos que representam generosidade, amor, humildade e se apresentam sob a imagem de idosos africanos que foram escravizados e morreram de velhice.
Sonhar com preto velho, sonhar com entidade chamado preto velho significa
O que é Preto Velho na Bíblia?
São espíritos que se apresentam sob o arquétipo de idosos africanos que viveram nas senzalas, majoritariamente como escravos que morreram no tronco ou de velhice, e que adoram contar as histórias do tempo do cativeiro. São considerados divindades purificadas.
Na vibração de Omolu, patrono da cura, os Preto-Velhos se manifestam, portando seus cachimbos e ramos de arruda, símbolos de purificação e cura espiritual.
Na Umbanda, ele é o chefe da falange das Almas ou Pretos Velhos. Os Pretos Velhos, são espíritos de antigos africanos que vieram para o Brasil na época da colonização, e que baixam nos Terreiros para orientação e caridade. Os filhos de Ọmọlu são reservados, trabalhadores e práticos.
"Adorei as almas, as almas me valeram, as Santas Almas lá do cruzeiro…". Adorei as almas! Frase usada para saudar os Pretos e as Pretas Velhas. Existem algumas histórias da origem desta saudação: "Adorei" ou "adoratio (em latim, Ad oris, para a boca)".
Quando buscamos ajuda aos Pretos Velhos, podemos pedir por orientações em nossas vidas, conforto emocional, cura física e espiritual, e até mesmo por proteção contra energias negativas. É importante lembrar que eles não resolvem problemas materiais, mas sim ajudam a fortalecer nosso espírito para enfrentar os desafios.
Os Pretos-Velhos são algumas das entidades mais carismáticas da Umbanda. Muito sábios, dominam diversos elementos da natureza. Desfazem demandas, embora pareçam extremamente calmos e serenos, pois têm luz divina espiritual que emana de Deus. Conheça os Pretos-Velhos, se proteja do mal e abra seus caminhos.
Eles são reverenciados como sábios e experientes, trazendo conselhos e orientações para aqueles que buscam ajuda. Os Pretos-velhos são caracterizados por sua humildade e paciência, sendo considerados guardiões espirituais.
Os Pretos Velhos geralmente se manifestam com uma postura calma, falando de maneira pausada e transmitindo muita serenidade. São conhecidos por fumar cachimbos e utilizar ervas em suas consultas espirituais, onde oferecem conselhos e fazem trabalhos de cura, limpeza e proteção espiritual.
Se apresentam como negros encurvados, fumando seus cachimbos e/ou apoiados em seus cajados ou bengalas, embora isso não signifique que ele ou ela tiveram uma encarnação neste molde, a roupagem demonstra que são entidades detentoras de uma sabedoria antiga com objetivo de nos orientar pelo seu conhecimento ancestral.
Fazei com que o Preto-Velho - ou Preta-Velha - (diga o nome), me abençoe e proteja sempre. Auxilia-me nas minhas necessidades e, nas horas de desespero, amparai-me. Não permita que meu coração seja um baú de mágoas e dores. Limpai-me e purificai-me para que eu seja digno(a) de sua presença salutar.
Popularmente, os Pretos Velhos são apresentados como os espíritos dos escravizados. Eles se apresentam na forma de anciãos que trazem a sua sabedoria com benzimentos por meia das ervas. Além disso, usam rosários, terços, fumam cachimbos e gostam de café.
"Na umbanda, ele é o preto velho. E também há uma relação de São Benedito com os orixás", pontua. Tanto na umbanda como no candomblé, ele é o orixá Ossain, da cura. Mas há uma história curiosa que exemplifica bem como a tradição de rezar para São Benedito se transformou no Brasil: a data de sua festa.
Dentre as mais conhecidas, utilizadas em benzimentos e banhos de limpeza e equilíbrio energético, estão a Alfazema, a Arruda, o Guiné, o Alecrim e a Rosa Branca. Ervas com propriedades que limpam, tranquilizam e equilibram o corpo físico, mental, emocional e espiritual.
Quem é o Preto Velho na Igreja Católica? Na Igreja Católica, a figura do Preto Velho é muitas vezes associada a São Benedito, um santo negro venerado por sua humildade e devoção. Sua imagem ressoa na espiritualidade católica, representando a diversidade e a união espiritual.
Sinais. que seu preto velho OU preta velha está por perto, sentir cheiro de café, ervas e principalmente fumo. Sentir que seus ancestrais. OU que alguém mais velho está ao seu redor.
Num dialeto próprio, os pretos-velhos se comunicam num tom gutural com os que o procuram, com palavras que lembram antigos moradores da zona rural, sendo por vezes necessário alguém para interpretar suas palavras. uma série de características que coincidem com traços encontrados em normas vernáculas brasileiras.
Embora muitos tomem café durante as sessões, essa não é uma regra fixa; cada Preto Velho pode escolher outras bebidas, como chá ou água, conforme seu significado pessoal. Essa diversidade destaca a riqueza espiritual da Umbanda, mostrando como cada entidade contribui de maneira única para a prática.