O maior acidente aéreo da história da aviação, considerando todas as perdas materiais e humanas, a bordo e no solo, foram aqueles relacionados aos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, quando dois aviões foram intencionalmente atirados contra o World Trade Center em Nova Iorque.
Desastre de Tenerife, o maior acidente aéreo da história
Qual foi a última vez que um avião cai no Brasil?
Esta lista cita os acidentes e incidentes aéreos ocorridos no Brasil no qual o primeiro ocorreu no dia 1 de março de 1915 e o último relatado ocorrido no dia 09 de agosto de 2024. O voo TAM 3054 foi o acidente mais letal do país, com 199 óbitos.
A justiça decretou o fim do processo em 2017. A Passaredo chegou a ser classificada como a companhia aérea mais segura do Brasil, junto com a Avianca, segundo ranking do site AirlineRatings.com divulgado em 2014, quando recebeu a nota máxima de sete estrelas.
Estatisticamente, os pousos e a decolagens são as operações de maior perigo envolvidas em um voo, de acordo com professor Kerley Oliveira, Coordenador de Cursos de Aviação na UNA, especialista em Segurança de Aviação pelo ITA (Instituto de Tecnologia e Aeronáutica).
Segurança 0,000017% O avião é o meio de transporte mais seguro e os números comprovam-no. Tão seguro que a probabilidade de morrer num acidente de um avião comercial está apenas nos 0,000017%. A título de comparação, a probabilidade de morrer num acidente de automóvel é dez vezes maior.
Estatísticas apontam que a quantidade de vítimas entre as pessoas sentadas na região que vai das asas à cauda do avião é menor". Um estudo realizado no Reino Unido diz que a probabilidade de um acidente aéreo é de um a cada 67 mil voos, e que a chance de um acidente com morte ocorrer é de um para cada 345 mil voos.
Os números foram divulgados pela Flight Safety Foundation e mostram os EUA com um total de 827 acidentes nos últimos 78 anos, somando mais de dez mil óbitos envolvidos. A Rússia vem em seguida, com 520 mortes registradas e 8,4 mil fatalidades.
Os outros incidentes de vôo envolvem pouso forçado, colisão com pássaros e problemas no motor. No mundo todo, o site computou 842 ocorrências e 273 fatalidades em 2024. Segundo o painel do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), o número de acidentes é menor, foram registrados 42 em 2024.
Por sua vez, a média de voos diários em 2021 foi de 102.465. Segundo a plataforma, novos recordes são esperados para este período de férias de verão do hemisfério norte, que acaba de iniciar. Os números são impulsionados pela maior quantidade de pessoas voando, sobretudo em trechos mais curtos.
Qual foi a maior tragédia que aconteceu no Brasil?
O maior incêndio brasileiro aconteceu no Gran Circo Americano, em 17 de dezembro de 1961, que deixou 503 mortos em Niterói (RJ). A tragédia foi provocada por um trapezista que disparou chamas contra a lona do circo, que pegou fogo.
O avião pode perder uma asa, leme ou outra parte vital quando está no ar. Quase sempre, o motivo é manutenção malfeita - a estrutura acumula desgaste até quebrar. Mas isso também pode acontecer com aeronaves em perfeito estado.
A cada 100 horas de voo realizadas durante a madrugada, os comandantes de jato cometem, em média, 9,5 erros de nível 3, o mais perigoso para a segurança da aeronave. Nos demais períodos do dia a probabilidade de haver um sério equívoco operacional se reduz praticamente à metade.
O avião voa por causa do formato das asas e de outras partes, como turbinas e pás, que geram impulsos. Além disso, os caminhos que o ar percorre por todo o comprimento do avião geram diferenças de pressão que permitem o vôo.
A Latam Airlines transportou 41% dos 7,5 milhões de passageiros aéreos domésticos no Brasil em março de 2024 e manteve a folga na liderança dos meses anteriores entre as maiores empresas de aviação do País.
Quem se assusta com as turbulências pode ficar tranquilo. Os aviões são altamente seguros para enfrentar esse tipo de problema. A Abaer explica que as aeronaves são construídas com materiais resistentes e suportam mais do que turbulências.
Vale ressaltar que a diferença entre as 25 melhores é bastante pequena, mas, mesmo assim, a Air New Zealand atualmente ocupa o primeiro lugar como a companhia aérea mais segura em 2024 – seguida por Qantas, Virgin Australia, Etihad Airways e Qatar Airways.
Eles são extremamente raros. O risco de envolvimento de um avião num acidente, onde podem ocorrer diversas fatalidades e já calculando-as, é de um em três milhões.
Outro levantamento da revista TIME, com base nos dados da Federal Aviation Administration (FAA) dos EUA, revelou que os assentos na parte traseira do avião tiveram um percentual menor de mortes (32%) quando comparados a outros lugares.