Os principais sintomas, quando presentes, são dor abdominal e irregularidade no ciclo menstrual. Isso também pode representar um problema, visto que esses sintomas são parte da rotina da mulher e, muitas vezes, passam despercebidos. Já os cistos malignos são mais frequentes após a menopausa.
Devido à desregulação hormonal gerada, a presença de cisto no ovário favorece a acne, a menstruação irregular e até a obesidade e a infertilidade. Além disso, a região em que ele fica apresenta sintomas como dor, ruptura e sangramento, como será detalhado adiante.
Quais são os primeiros sinais? A maioria das mulheres não apresenta sintomas, principalmente se forem cistos pequenos, de 2 ou 3cm. Caso os cistos cresçam, existem alguns sintomas associados, como dor na barriga, aumento do volume abdominal, problemas urinários e intestinais, com dificuldade para evacuar.
Por este motivo, um corrimento estranho, abundante, branco/amarelo e muito espesso, eventualmente com mau cheiro, deve ser motivo de visita ao médico, especialmente se associado a febre e dor pélvica.
Normalmente o cisto é indolor, mas quando cresce exageradamente e comprime nervos cutâneos adjacentes pode provocar dor. Outra explicação possível é que a doença articular que desencadeou a formação do cisto pode se manifestar por dor. É necessário investigação clínica para poder responder precisamente sua pergunta.
Os cistos raramente causam algum sintoma quando são diagnosticados como benignos. Apenas em alguns casos, eles podem inflamar e se romper, o que leva à vermelhidão, inchaço e sensibilidade na região em que se localiza. Os outros sintomas estão relacionados à região afetada.
Nos casos em que o cisto cresce demasiadamente, pode acontecer de ele girar ao redor do seu próprio eixo, causando uma torção. Nessas situações, a mulher pode sentir uma dor súbita e intensa na região pélvica ou abdominal. Essa dor pode ser tão intensa que causa náuseas e vômitos.
Elas podem ser acompanhadas de náuseas, vômitos e sudorese excessiva. Outros sintomas que também podem ocorrer são desconforto ou dor ao urinar, febre alta, mal-estar generalizado, desconforto na hora da relação sexual e secreção ou sangramento pela vagina.
Quem tem cisto no ovário fica com a barriga inchada?
Segundo o sistema público de saúde do Reino Unido, o NHS, a presença de cisto no ovário é comum e não costuma apresentar sintomas. Mas quando eles aparecem, pode haver vontade de urinar o tempo todo, dor durante relação sexual, dor pélvica, barriga inchada, constipação, sensação de inchaço mesmo comendo pouco.
Os sintomas de cisto no ovário podem surgir quando há crescimento do cisto, ruptura ou torção, resultando em dor intensa, náuseas e vômitos, além de dor durante o período ovulatório, alteração na menstruação, dificuldade para engravidar e dor nas costas, por exemplo.
Seu tamanho pode variar de 3 até 8 cm e normalmente diminui de tamanho e desaparece entre 4 a 8 semanas. Trata-se normalmente de um cisto sem sintomas e que não demanda tratamento.
O principal sintoma é a dor na pelve, geralmente de um lado só. Mas a mulher também pode sentir desconforto abdominal, inchaço, vontade de urinar frequentemente e dor durante a relação sexual. O cisto também pode romper um vaso sanguíneo e causar sangramento acompanhado de dor.
Pacientes com ovários policísticos geralmente apresentam atrasos menstruais de 2-3 meses e encontram dificuldades para engravidar por falta de ovulação.
A inflamação nos ovários pode provocar sintomas como dor na parte de baixo da barriga, dor ao urinar, dor durante a relação sexual, enjoos, febre constante, sangramento fora do período vaginal e vômitos.
O cisto no ovário, cisto no útero, polipos, miomas, não são causas de corrimento vaginal. Voce deve estar com uma vulvovaginite. Agende a sua consulta. Converse com o seu médico.
Se você tiver cistos no ovário, isso não é motivo para ficar em pânico. O perigo só existe quando eles são maiores do que 10 centímetros e possuem áreas sólidas e líquidas, o que só pode ser verificado com os exames adequados indicados pelo seu médico. Nesse caso, a cirurgia é o tratamento indicado.
Cisto é uma pequena bolsa, uma formação anormal de alguma região do corpo, preenchido com alguma substância líquida ou gasosa. As causas dos cistos podem ser genéticas, de infecções, inflamações ou obstruções dos tecidos do corpo. Os cistos podem aparecer em qualquer lugar do corpo, os mais comuns são: Cisto no ovário.
Os cistos podem surgir em qualquer parte do corpo, mas ocorrem principalmente em glândulas como mamas, tireoide e ovários. Também são comuns no fígado, em articulações ou na pele. Existem vários tipos de cistos, que devem ser examinados, avaliados e identificados pelo médico.
Eles podem ter consistência endurecida ou elástica, podendo ser múltiplos, com vários caroços, ou apresentar-se como uma única manifestação. Geralmente, o cisto tem a mesma cor da pele, mas em caso de inflamação, pode se tornar avermelhado, amarelado ou esbranquiçado, além de provocar aumento da temperatura local.
O cisto sebáceo só costuma apresentar sintomas como dor, sensibilidade ou vermelhidão quando inflamado, se não houver inflamação é uma condição completamente indolor.