Os sintomas do câncer de tireoide avançado podem variar, mas frequentemente incluem um nódulo palpável ou visível no pescoço, rouquidão ou mudança na voz que não melhora, dificuldade para engolir ou respirar, e dor na parte frontal do pescoço que pode se irradiar para os ouvidos.
O diagnóstico vem de uma fundamental biópsia, aquela por aspiração com agulha fina (PAAF). As malignidades metastáticas, no entanto, podem causar potenciais dilemas diagnósticos, confundindo quem avalia.
À medida que o câncer evolui, além do prejuízo funcional gerado na tireoide e as consequências da falha na produção hormonal, se não houver tratamento adequado, a doença pode gerar metástases e se espalhar para outras partes do corpo por meio de gânglios linfáticos, agravando o quadro clínico.
Sintomas das metástases do câncer de tireoide - Vídeo ao vivo respondendo dúvidas
Quem tem metástase sente o quê?
Sinais e sintomas do câncer metastático
Dor e fraturas, quando o câncer se espalhou para os ossos; Dor de cabeça, convulsões ou tonturas, quando o câncer se espalhou para o cérebro; Falta de ar, quando o câncer se espalhou para o pulmão; Icterícia ou inchaço abdominal, quando o câncer se espalhou para o fígado.
Tumores ósseos metastáticos acabam por causar dor óssea, mas podem não causar nenhum sintoma por algum tempo. A dor pode ser intensa. A dor pode ocorrer em repouso ou durante a noite e tende a se agravar progressivamente.
Cintilografia com iodo – ajuda a determinar se um caroço no pescoço pode ser câncer de tireoide. Também é usado em pessoas que já foram diagnosticadas com câncer de tireoide diferenciado (papilar, folicular ou de células de Hürthle) para verificar se ele se espalhou.
Os sintomas do câncer de tireoide avançado podem variar, mas frequentemente incluem um nódulo palpável ou visível no pescoço, rouquidão ou mudança na voz que não melhora, dificuldade para engolir ou respirar, e dor na parte frontal do pescoço que pode se irradiar para os ouvidos.
Quais os sintomas de um nódulo maligno na tireoide?
Os sintomas de um nódulo na tireoide maligno incluem a presença de um caroço palpável no pescoço, mudanças na voz como rouquidão persistente, dificuldade para engolir ou respirar, e o aparecimento de linfonodos aumentados no pescoço.
Estima-se uma sobrevivência global de 95% para os carcinomas papilíferos, 77% para os foliculares e 85% para os medulares (linfonodos negativos) e de 40% para aqueles que apresentam invasão ganglionar. Verificamos que existem importantes limitações para que se tenha informação real e total do número de óbitos por CT.
O principal sinal de câncer de tireoide que pode ser observado é a presença de nódulos na região do pescoço, que podem crescer rapidamente e deixar a região inchada. Eles podem estar associados a alterações na voz, como rouquidão, e causar sensação de falta de ar, dificuldade para engolir e tosse constante.
Qual exame identifica as alterações da tireoide? Para identificar alterações na tireóide é necessário fazer o exame de TSH e o T4 livre, os dois são exames de sangue que medem a quantidade de hormônios na corrente sanguínea.
Os exames utilizados para detecção de metástases normalmente são o RX tórax e a ecografia abdominal (muitos médicos preferem as tomografias contrastadas de tórax e abdômen pela maior sensibilidade) e a cintilografia óssea.
Deve-se suspeitar de metástases ósseas nos pacientes com câncer conhecido, quando há dor em mais de um local e/ou quando os resultados dos exames de imagem sugerem metástases.
Para saber com precisão se o câncer de tireoide está avançado, o médico irá realizar uma série de exames de diagnóstico. Isso geralmente inclui ultrassonografia da tireoide, cintilografia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética.
Os sinais e sintomas de câncer de tireoide podem incluir caroços ou inchaço no pescoço, rouquidão, tosse constante, dificuldade para engolir, entre outras manifestações.
Nisso, o tumor pode se expandir e invadir estruturas ao redor, tais como: caixa da voz, sistema respiratório e digestivo, vasos sanguíneos do pescoço, nervos e músculos, entre outros. Além de invadir outras estruturas, é possível se espalhar para outras regiões, que é o que chamamos de metástase.
Quais as chances de cura de um câncer na tireoide?
As chances de cura do câncer de tireoide são altas, especialmente para os tipos papilífero e folicular, com taxas de sobrevivência de 5 anos acima de 98% quando diagnosticados precocemente. As chances de cura do câncer de tireoide variam conforme o tipo e estágio da doença, bem como fatores individuais do paciente.
Alguns exames de sangue podem indicar a presença de um câncer avançado. Por exemplo, exames da função hepática geralmente estão alterados se o câncer se espalhou para o fígado. Da mesma forma, níveis elevados de cálcio no sangue podem significar que o câncer se espalhou para os ossos.
O marcador do carcinoma diferenciado de tireoide é a tireoglobulina, que conjuntamente com o anticorpo antitireoglobulina são utilizados como marcador tumoral no controle após o tratamento cirúrgico.
Um tumor pode se manter restrito a uma parte do corpo e avançar para áreas próximas da mama como axilas, pele ou linfonodos torácicos. Resumidamente, isso é o que define um câncer em estágio localmente avançado. O processo de metástase pode se dar meses ou mesmo anos após o diagnóstico inicial.
Assim como os cânceres primários, a metástase pode ser assintomática em muitos casos. Quando os sintomas se manifestam, dependem do tamanho e da localização dos tumores metastáticos.