Ruídos na roda: Um dos principais sinais de problema na junta homocinética são ruídos na roda, principalmente em curvas e manobras de estacionamento. A saber, esses ruídos podem ser estalos, rangidos ou até mesmo um barulho metálico contínuo.
Em outras palavras, sem a presença da junta homocinética, o veículo seria incapaz de se deslocar quando as rodas estivessem viradas. A quebra ou desgaste dessa peça pode resultar em problemas significativos, afetando não apenas o desempenho, mas também a segurança do veículo.
Pode soar como um clique alto, estalo ou clunks conforme o dano piora. Uma junta homocinética defeituosa também causa vibração sentida no volante e no assoalho do carro. Uma junta homocinética desgastada também emite sons de estalo ao colocar o veículo em marcha-ré.
Já ouviu esse barulho? Pode ser Junta Homocinética - Tuning Parts
É perigoso andar com a homocinética estalando?
É perigoso andar com a junta homocinética estalando? Pode ser perigoso andar com uma junta homocinética estalando porque ela pode romper causando além da parada do veículo danos em componentes do sistema de suspensão e direção do veículo.
Por se tratar de uma peça mecânica, que faz uso de diversos rolamentos para se movimentar, qualquer poeira ou detrito que adentrar no sistema pode ocasionar ruídos – os conhecidos estalos – ou desgate – este que leva a folgas, exigindo a troca da peça.
Se o dano for grande, será possível visualizar essa graxa manchando o interior da roda. Se o carro continuar a rodar com a junta danificada, ela sofrerá desgaste ainda maior e, em algum momento, irá falhar. O efeito mais fácil de identificar que a homocinética está ruim é um estalo que acontece quando se gira as rodas.
O excesso de carga no carro, aqueles trancos nas arrancadas e desalinhamento nas rodas provocam o desgaste prematuro da junta homocinética. Se ela quebrar, o automóvel simplesmente não anda. Não se esqueça de consultar sempre o seu mecânico :)
As principais causas de problemas em juntas homocinéticas deslizantes são a coifa cortada, deteriorada, ou ainda, abraçadeiras fixadas de forma incorreta, permitindo a entrada de impurezas que contaminam a graxa e causam desgaste prematuro da junta.
Não existe um tempo específico para a troca da junta homocinética, pois isso depende de diversos fatores, como o tipo de veículo, as condições de condução e a frequência de uso.
As juntas homocinéticas internas ligam os eixos de transmissão à transmissão. As juntas homocinéticas são necessárias para transferir o torque da transmissão para as rodas motrizes a uma velocidade constante. Sempre acomodando o movimento para cima e para baixo da suspensão.
Barulho ao girar o volante: se você ouvir um barulho de estalo ou clique ao girar o volante, isso pode indicar uma junta homocinética com defeito. Perda de potência: uma junta homocinética defeituosa pode causar perda de potência, mesmo quando o acelerador é pressionado.
Principais causas que provocam o desgaste prematuro das juntas homocinéticas. Dar trancos nas arrancadas, colocar excesso de carga no carro e deixar as rodas desalinhadas são situações que levam à quebra da junta homocinética.
O que fazer se a coifa da homocinética rasgar? Pare o carro imediatamente: Se você notar qualquer sinal de que a coifa da homocinética pode estar danificada, pare o carro em um local seguro e não o use mais.
O sintoma mais comum de uma CV com problemas é o som de batidas do automóvel ao girar. Isso pode ser devido às articulações não serem lubrificadas ou estarem apenas desgastadas. Quanto mais alto for o ruído, mais próximo está do desgaste total.
Se não houvesse a junta homocinética, o veículo não se movimentaria com as rodas viradas. Essa peça também é conhecida como juntas CV, além de ser responsável por fazer a ligação entre o semieixo do carro e o cubo das rodas.
Nakata é eleita melhor marca em juntas homocinéticas e terminal axial, segundo pesquisa. A Nakata é a marca que lidera na pesquisa Revista O Mecânico/IBOPE Conecta na preferência dos mecânicos na hora de adquirir juntas homocinéticas e terminal axial.
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Junta homocinética desgastada: um dos problemas mais comuns que podem causar estalos ao virar o volante é o desgaste da junta homocinética. Essa peça é responsável por transmitir a energia do motor para as rodas, permitindo que elas girem enquanto você vira o volante.
Estalo. Outro ruído que pode ocorrer ao virar o volante é o estalo. Esse barulho pode indicar desgaste nas peças do sistema de direção, como as buchas e os terminais de direção. Quando essas peças estão desgastadas, há uma folga que causa o estalo ao movimentar o volante.
A falta de lubrificação nas peças móveis do sistema de direção pode causar um atrito excessivo, resultando em rangidos ao movimentar o volante. Verificar e adicionar lubrificação adequada pode resolver esse problema.
Já a troca pode variar entre 40 e 50 mil km, porém, essa vida útil pode ser menor se houver alguma ocorrência com a coifa protetora. A coifa protege a junta de males externos, como poeira e água.