Tal como ocorre com as projeções cilíndricas e azimutais, as projeções cônicas podem ser de três tipos: Conformes (projeção de Lambert), equidistantes (projeção de Albers) e equivalentes (projeção de L´Isles).
Projeção cônica é projetada sobre um cone tangente ao globo. A projeção cônica refere-se à representação da superfície esférica da Terra projetada sobre um cone. As coordenadas geográficas originam-se de um único ponto. Os meridianos convergem para as regiões polares, e os paralelos formam arcos concêntricos.
Podem ser projeções planas, cônicas ou cilíndricas, quando forem utilizadas as superfícies de um plano, cone ou cilindro como base para planificar a esfera terrestre.
É uma projeção que envolve parte do globo, os paralelos representam círculos concêntricos e os meridianos linhas retas que convergem para os polos. As deformações dessa projeção aumentam conforme se afastam do paralelo padrão. É muito utilizada para representar regiões continentais.
Projeção cônica conforme de Lambert ou projeção cônica de Lambert é uma projeção cônica e conforme desenvolvida pelo matemático Johann Heinrich Lambert em 1772, e que permaneceu desconhecida (como uma projeção associada a Lambert) por mais de um século, sendo desenvolvida independentemente por Harding, Herschell e ...
A projeção cônica, também chamada de projeção central, é o tipo de projeção, cujos raios que incidem no objeto e no plano de projeção são todos concorrentes no ponto V (vértice do cone), como as geratrizes do cone.
3) Projeção cilíndrica: corresponde à projeção cuja superfície esférica terrestre é projetada sobre um cilindro tocante. Assim, para planificar a área esférica, a base utilizada é um cilindro. Normalmente, as regiões polares nessa projeção são representadas com exagero.
Como já dissemos, a de Mercator é a mais conhecida, sendo mais útil para fins de navegação por manter a proporção das áreas dos oceanos. A projeção de Peters (imagem a seguir) altera a forma dos continentes e mantém as suas áreas, sendo muito utilizada para representar a importância dos países do hemisfério sul.
A Projeção de Peters é uma projeção cartográfica cilíndrica equivalente, ou seja, que mantém a proporção das áreas representadas, mas altera as suas formas.
Um cone imaginário em contato com a esfera é a base para a elaboração do mapa. Os meridianos formam uma rede de linhas retas convergentes nos pólos e os paralelos formam círculos concêntricos. Essa projeção é utilizada para representar partes da superfície terrestre, como o trecho de um continente.
Quais são as características das projeções cônicas?
Projeção cônica é um tipo de projeção cartográfica em que a superfície da Terra é representada, sobre um cone imaginário, que está em contato com a esfera em determinado paralelo, ou em que o cone intercepta a esfera em dois paralelos.
a) Projeção Policônica - Utilizam como superfície intermediária de projeção diversos cones tangentes em vez de apenas um. Não é conforme nem equivalente (só tem essas características próximas ao Meridiano Central). O Meridiano Central e o Equador são as únicas retas da projeção.
Como veremos a seguir, as cônicas são classificadas através dos valores desses dois discriminantes, Δ e det(M), da seguinte maneira: se Δ<0 então a cônica é uma elipse ou degenerações, sendo: uma elipse, se Δ<0 e det(M)<0. um ponto, se Δ<0 e det(M)=0.
Uma rápida pista para saber de qual cônica é essa equação, é olhar para os termos x² e y², se houver. Se houver apenas um termo x² e apenas um y, e ele não estiver elevada ao quadrado, provavelmente, estão lidando com uma parábola.
A Projeção Azimutal tem como ponto de referência o Polo Sul ou Norte, normalmente o Norte. Essa é a projeção mais usada na atualidade, ela não causa deformações nas formas, porém não preserva nenhuma propriedade de conformidade.
A projeção de Robinson é conhecida por ser a mais utilizada nos livros e atlas atuais. Ouça o texto abaixo! A Projeção Cartográfica de Robinson é uma projeção cilíndrica afilática elaborada pelo cartógrafo e geógrafo norte-americano Arthur Robinson (1915-2004) na década de 1960.
Nessa projeção a forma esférica da Terra é projetada em outra figura geométrica de forma cilíndrica, tornando possível representar a superfície terrestre num único plano. As distorções dessa projeção são menores nas áreas próximas da linha do equador e aumentam em direção aos polos.
Projeção azimutal é a projeção cartográfica que se obtém sobre um plano tangente a um ponto qualquer da superfície terrestre, o qual ocupa o centro da projeção.
O símbolo da ONU é uma projeção azimutal, cujo centro escolhido foi um ponto no Polo Norte, um local neutro e que permite a visualização de todos os continentes. Palavras-chave: ONU. Projeção Azimutal. Projeção Polar.
No Brasil, a ABNT recomenda a representação no 1o diedro. Entretanto, alguns países, como por exemplo os Estados Unidos e o Canadá, representam seus desenhos técnicos no 3o diedro.
As posições relativas no 3º Diedro são: vista superior em cima da vista frontal, vista inferior embaixo da frontal, vista lateral direita na direita da frontal, vista lateral esquerda na esquerda da frontal e vista posterior a esquerda da vista lateral esquerda.