O que é EV/SALES? O múltiplo EV/SALES é um indicador que mostra a relação entre o Enterprise Value (Valor da firma) e o faturamento anual extraído das vendas da companhia. Portanto, o indicador mostra quantas vezes a receita advinda de vendas a companhia vem sendo avaliada.
Indicador relaciona o valor da empresa (EV) com sua geração de caixa, o Ebitda, para ajudar na decisão dos investidores. Ele é um indicador que relaciona o valor da companhia (EV) e o seu Ebitda (geração de caixa).
Ou seja, a média do EV/Ebit é de 8,7 vezes. Um analista financeiro aplicaria o múltiplo 8,7 vezes para o Ebit da companhia A para descobrir seu EV, e consequentemente seu equity value e o preço da ação.”
A EV/EBITDA é uma métrica financeira amplamente utilizada por investidores pra avaliar a capacidade de geração de caixa da empresa, nos mostrando em quantos anos os lucros da empresa seriam suficientes para comprar todos os seus ativos.
Qual o valor ideal para o EV/EBITDA? Da mesma forma que o indicador Preço/Lucro (P/L), quando maior for o EV/EBITDA, mais cara a empresa está no mercado. Por exemplo, se o EV/EBITDA é igual a 5, isso significa que o valor da empresa (EV) corresponde a cerca de 5 anos de sua geração de caixa operacional (EBITDA).
Então, poderíamos concluir que, quanto menor é o número, melhor é o resultado para o investidor. Entretanto, é preciso lembrar que algum evento não recorrente pode ocultar a situação real de uma empresa. Por exemplo, uma companhia pode estar endividada, com um EV/EBITDA alto. Mas, no futuro, isso pode mudar.
Para ser bom, um EBITDA deve ser positivo – sim, o indicador por ser negativo. Quando é maior que zero, o indicador demonstra que a empresa consegue gerar caixa com a sua atividade principal, sem depender das operações financeiras, por exemplo, para conseguir isso.
O valor da margem EBITDA será menor que 1, pois é virtualmente impossível que um negócio gere lucro maior que a receita do mesmo período. Pode acontecer de o resultado do cálculo do EBITDA ser um valor negativo, o que significa que a empresa está operando no prejuízo e, sendo assim, a dica é melhorar sua gestão.
Em inglês, a sigla de Ebit significa “Earning Before Interest and Taxes”. Ebitda: Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização; Ebit: Lucro Antes dos Juros e Impostos. Destaca-se que a diferença entre o Ebitda e o Ebit é fundamental de ser conhecida pelos investidores.
Para ser bom, um EBITDA deve ser positivo – sim, o indicador por ser negativo. Quando é maior que zero, o indicador demonstra que a empresa consegue gerar caixa com a sua atividade principal, sem depender das operações financeiras, por exemplo, para conseguir isso.
Calcula-se dividindo o EBITDA pela receita e multiplicando por 100 para obter a porcentagem. Uma margem do EBITDA mais alta geralmente indica uma operação mais eficiente, enquanto uma margem mais baixa pode sugerir desafios operacionais ou pressões de custos.
Superficiais de Grande Calibre da Região Cubital (cefálica; basílica; mediana); dorso do braço e antebraço (cefálica, cefálica acessória, basílica, intermediária do antebraço); Mão: (basílica, cefálica, veias metacarpianas dorsais 7.
O índice permite que os analistas projetem a lucratividade de longo prazo e realizem comparações úteis entre empresas. O EBITDA também é usado para ajudar a determinar o valor de uma companhia, avaliar a capacidade de pagamento de dívidas e de gerar excedentes para o pagamento de dividendos.
Em alguns setores, um P/L abaixo de 10 pode ser considerado baixo, enquanto em outros setores um P/L acima de 20 pode ser considerado normal. É importante analisar o P/L em conjunto com outros indicadores e fatores antes de tomar decisões de investimento.
Caso o EBITDA seja maior, o múltiplo pode variar entre 6 e 8. Quanto maior o EBITDA, mais valorizada é a empresa. Portanto, é importante encontrar um especialista em empresas que possa ajudar você nesse processo.
O indicador se dá em vezes, e quanto mais alto, maior o grau de endividamento da empresa. A conta é bastante simples: basta pegar a dívida líquida e dividir pelo EBITDA. O resultado será em vezes, ou seja, se o resultado for 5, significa que o grau de endividamento da empresa é 5x (5x o valor do EBITDA).
O valor esperado positivo (+EV), implica no lucro a longo prazo, e o valor negativo (-EV) indica uma perda ao longo do tempo. A fórmula para calcular o valor esperado nas apostas esportivas é bastante simples: (valor ganho na aposta x probabilidade de ganhar) – (valor perdido na aposta x probabilidade de perder).
Ao considerar uma venda, os vendedores devem entender que o Enterprise Value representa o preço total de aquisição, enquanto o Equity Value reflete o valor residual que eles e os demais acionistas receberão.
É assim que ouvimos dizer que uma empresa vale "X" vezes seu faturamento ou "Y" vezes o seu #ebitda. No exemplo abaixo, a empresa em análise será valorada por 10 vezes o seu Ebitda porque esse é o múltiplo adotado a partir das empresas usadas como referência, as quais também valem, em média, 10x o Ebitda delas.
De uma maneira mais simples, pode-se dizer que o lucro líquido vem na sequência da margem EBITDA, uma vez que se trata do lucro resultante da empresa depois que são descontados do lucro operacional os juros, impostos, depreciação e amortização, bem como as demais despesas fixas e burocráticas.