A empresa/instituição concedente deverá indicar um SUPERVISOR, um funcionário de seu quadro de pessoal, com formação ou experiência profissional na área de conhecimento desenvolvida no seu curso; já o ORIENTADOR é o professor do seu curso responsável pelo acompanhamento e avaliação das suas atividades.
Quem é a pessoa que assina o Termo de Compromisso de Estágio na Unidade Concedente? A/O Representante Legal da Empresa ou profissional designada/o pela Unidade Concedente para assinar esse documento.
ENSAIO PEDAGÓGICO - ITEM 2.1. O estágio curricular e a unidade concedente: um breve diagnóstico
Quem seria o concedente?
O poder concedente nada mais é do que o ente federativo titular do serviço público que será objeto do contrato de concessão, definido pela Constituição Federal de acordo com a sua esfera de competências.
Órgão ou entidade da administração pública federal, direta ou indireta, responsável pela transferência dos recursos financeiros e pela descentralização dos créditos orçamentários destinados à execução do objeto do convênio.
É a pessoa jurídica de direito público (por exemplo: a UFSC, que é uma autarquia) ou privado (exemplo: as empresas) responsável pelo local onde o estágio será realizado.
Da parte concedente, a obrigação de repassar o recurso público e, da parte convenente, a obrigação de aplicar os recursos conforme acordado, a fim de realizar o objeto do convênio.
Quem deve assinar o Termo de Compromisso de Estágio? Obrigatoriamente, devem assinar o Termo de Compromisso de Estágio o educando (ou seu representante ou assistente legal), a parte concedente do estágio e a instituição de ensino (inciso II, art. 3º da Lei 11.788/2008).
A Lei do Estágio determina que o estágio “deverá ter acompanhamento efetivo pelo professor orientador da instituição de ensino e por supervisor da parte concedente”. Como indicado, parte dessa responsabilidade de avaliação do estágio recai sobre a instituição de ensino.
No domínio dos contratos administrativos, «concedentes» são todos aqueles que, no âmbito de um contrato de concessão (v.g., de obras públicas ou de serviços públicos), ocupem a posição de contraente público e, nesses termos, atribuam a certa entidade (em regra, privada) as obrigações de executar e gerir certa tarefa ...
O termo "ramo de atuação da concedente" se refere à área de atuação ou setor de atividade da empresa ou instituição que concede algo. Nesse contexto, a palavra "concedente" se refere à entidade que concede um benefício, uma autorização, um contrato ou qualquer tipo de concessão.
400 horas (de estágio) seriam divididas em 80 horas por mês, 5 meses de estágio. Dependendo de quantas horas por dia seu estágio é e quantas horas por semana, por exemplo: se fosse um estágio de 4 horas de segunda a sexta, seriam 20 horas por dia. Semana (4h x 5 dias).
Concedente é a entidade (empresa, órgão público, hospital, escola, ONG, etc) que oferece vagas de estágio. Estudantes, portanto, estagiam nas concedentes.
O professor orientador deve ser da área a ser desenvolvida no estágio, e será o responsável pelo acompanhamento e avaliação das atividades do estagiário (inciso III, art. 7º da Lei 11.788/2008).
O contrato de estágio é um documento que formaliza a relação entre empregador e estagiário, também chamado de termo de compromisso de estágio. Nele constam carga horária, valor da bolsa, seguro contra acidentes pessoais, plano de atividades, entre outras informações obrigatórias.
O que o estudante espera da empresa concedente de estágio?
“Por isso, é esperado do estagiário iniciativa, curiosidade, disposição em aprender e contribuir, conseguindo realizar a aplicabilidade de seus conhecimentos teóricos adquiridos no curso”, afirma. O contrato deve ser assinado pelo aluno, pela instituição de ensino e pela empresa.
Olá! A atuação concedente está ligada ao termo de compromisso da instituição de zelar pelo educando assim como fornecer auxílio em seu aprendizado e formação.
Entende-se por poder concedente a União, o Estado, o Distrito Federal ou o Município, em cuja competência se encontre o serviço público. Trata-se, portanto, do ente político que recebe da Constituição a competência para prestar determinado serviço público.