Existem 2 variedades do urucum, que se distingue pelas cápsulas de cor verde ou vermelha. O arilo ou polpa da semente fornece dois corantes naturais: a bixina que é vermelha, e a oerina que é amarela e solúvel na água.
O Colorau, também conhecido como Urucum, é uma semente de pequena árvore nativa das regiões tropicais da América do Sul. Atualmente o Brasil e as Filipinas são os maiores produtores mundiais do Colorau. O Colorau (Urucum) é uma especiaria de sabor forte, terroso, delicado e um pouco apimentado, com um toque amargo.
O urucum (Bixa Orellana L, da família das bixáceas) é o fruto do urucuzeiro, planta originária das Américas Central e do Sul. Chamado de cachopa, seu fruto é coberto por espinhos moles e possui coloração variável entre o verde, o vermelho e o roxo.
O urucum, essa fruta com sementes bem vermelhas foi o primeiro corante vegetal comercializado das Américas para a Europa. Seu nome, que vem do tupi, significa vermelho e é tradicionalmente utilizado por indígenas brasileiros como matéria-prima para tintura, protetor solar e repelente.
Os frutos são cápsulas arredondadas, revestida por espinhos moles, contendo muitas sementes duras e cobertas por arilo vermelho (corante). Locais de Ocorrência: Distribui-se naturalmente na floresta pluvial da região Amazônica até a Bahia, geralmente ao longo dos rios.
Variedades de Urucum - Técnico Caio Henrique Oliveira
Quantos tipos de urucum tem?
Existem 2 variedades do urucum, que se distingue pelas cápsulas de cor verde ou vermelha. O arilo ou polpa da semente fornece dois corantes naturais: a bixina que é vermelha, e a oerina que é amarela e solúvel na água.
Sendo também conhecido popularmente como rambutão, pitomba da Malásia, delicia do Pacifico, dentre outros. O fruto, é uma drupa globosa ou ovóide produzida em cacho, possui casca delgada e coberta por protuberâncias ou espinhos flexíveis, semelhantes aos de urucum, que para rompê-la, uma pequena pressão é o suficiente.
Urucum, também grafado urucu, é o fruto do urucuzeiro ou urucueiro (Bixa orellana), arvoreta da família das bixáceas, nativa na América tropical, que chega a atingir altura de até seis metros.
O urucuzeiro é um arbusto originário da América tropical, possivelmente da floresta Amazônica. É encontrado disperso, em forma silvestre, em toda a selva, apresentando ampla variação em suas características botânicas, tais como forma e cor de suas folhas, flores e frutos.
O Urucum, planta tipicamente brasileira, ajuda a reduzir a gordura do fígado. É o que diz uma nova pesquisa realizada pela faculdade de engenharia de alimentos da Universidade de Campinas. Os pesquisadores descobriram que o extrato da semente diminui a inflamação do fígado, e ajuda, inclusive, a controlar o colesterol.
Os tocotrienois presentes no urucum, por sua ação antioxidante potente, ajudam na redução do colesterol ruim que é responsável por formar placas de gordura nas artérias e, assim, esta planta ajuda a prevenir e reduzir o risco de doenças cardiovasculares como aterosclerose, infarto ou derrame cerebral.
Quanto tempo demora para um pé de urucum produzir?
O lançamento de flores ocorre depois de 6 a 10 meses do plantio no local definitivo. A segunda floração se dará aproximadamente entre 12 e 15 meses depois do estabelecimento do cultivo.
A Semente de Urucum é conhecida por proporcionar diversos benefícios para a saúde. Entre elas, por auxiliar na boa saúde do fígado, para a saúde do sistema respiratório e é indicada para desconfortos no sistema digestivo. Pode ser consumida como chá ou então em receitas!
A páprica advém de uma espécie de pimentão, uma variedade de Capsicum annuum. Imagem: Divulgação. Já o colorau, também conhecido como colorífico ou urucum, é a semente do Urucuzeiro. Também ajuda a secar pois acelera o metabolismo, desintoxica o fígado e reduz os níveis de colesterol no sangue.
Esse tipo de processo permite um melhor controle da qualidade do colorífico, pois não depende da qualidade da semente de urucum. A proporção de fubá e corante depende diretamente da concentração de bixina no corante utilizado.
Folhas simples, alternas, longamente pecioladas, glabras, levemente cordiformes a ovalado-lanceoladas, grandes, medindo de 8-20 cm de comprimento. Flores brancas ou levemente róseas, dispostas em panículas terminais.
O urucum é rico em antioxidantes, encontrados em vários compostos vegetais, como carotenoides, terpenoides, flavonoides e tocotrienois, que auxiliam na neutralização dos radicais livres, moléculas nocivas que podem provocar o surgimento de doenças crônicas, distúrbios cerebrais e doenças cardíacas.
Além de ser uma fonte completa de vitamina E, o urucum também é rico em vitamina A, fósforo, magnésio, cálcio, potássio, carotenoides e flavonoides, sendo um poderoso antioxidante.
"Encontramos o urucum em alimentos como massas italianas, panetones, sorvetes, sucos em caixinha, salsichas e vários tipos de queijo, como o prato, por exemplo", afirma Eliane Gomes Fabri, pesquisadora do Centro de Horticultura e Plantas Medicinais do Instituto Agronômico.