Partindo dessa constatação, ele elaborou o conceito de círculo dourado, que é formado por uma imagem semelhante a um alvo de um jogo de dardo. No centro, está a camada “Por que”; na camada intermediária está o “Como” e na terceira camada aparece o “O que”.
O Golden Circle seria o tipo de direcionamento que as lideranças de sucesso se guiam, sendo esse guia um círculo, onde três perguntas centrais são sempre respondidas: por quê, como e o quê? A ideia é que antes de realizar uma ação, primeiro se pense em qual o propósito principal da empresa.
Quais são os elementos que compõem o círculo dourado?
Sua estrutura é baseada em três princípios básicos: propósito, valores e prática. Assim, ele permite definir os objetivos da empresa, os valores que devem fazer parte de suas estruturas e a prática para conduzir as ações da empresa.
De modo geral, podemos dizer que o golden circle é uma metodologia que auxilia empresas e pessoas a encontrarem seu propósito e gerarem impacto. A base desta metodologia são três perguntas: “Por quê?”, “Como?” e “O quê?, que devem ser feitas nesta ordem.
Qual a ordem correta de leitura do Círculo de Ouro?
Mas o Golden Circle, ou Círculo Dourado, dá um bom direcionamento. Trata-se de um círculo que tem três perguntas centrais: por quê, como e o quê. A proposta é fazê-las exatamente nessa ordem. Na prática, significa que, antes de implementar uma ideia ou criar um negócio, você pensa sobre o propósito que aquela ação tem.
Desse modo, a teoria do círculo dourado postula que as empresas e os líderes precisam pensar, agir e se comunicar de dentro para fora desse círculo. Ou seja, começar pelo “Por Que”, depois o “Como” e, por fim “O que”. Resumindo: POR QUE – é entender o que se deseja criar e qual seria o propósito e essência disso.
No Golden Circle, isso significa que devem se comunicar do círculo menor, o “por quê”, passando pelo “como”, terminando no maior, “o quê”. Ou seja, antes de definir o que e como farão algo, as organizações precisam encontrar o seu porquê, seu propósito! Isso deve nortear tudo que virá depois.
Prova social: Como usar no seu site. O Golden Circle (ou, em português, Círculo Dourado) é um conceito criado pelo especialista em liderança Simon Sinek, que tem como objetivo criar e desenvolver o valor de uma nova ideia, negócio ou campanha.
Qual elemento do círculo dourado corresponde ao propósito?
O modelo do Golden Circle concentra três círculos, sendo o ponto central o porquê do negócio: Por quê? (círculo menor): faz referência ao propósito maior do negócio existir, o impacto que causa na sociedade e como o negócio visa acrescentar algo ao mundo.
Quais perguntas devem ser respondidas de acordo com o círculo dourado?
Estas três perguntas – “o quê”, “como” e “por quê” -, juntas, formam o Círculo Dourado. De acordo com Simon Sinek, perguntar o “por quê” de oferecer tal serviço de alguma maneira específica é essencial para diferenciar-se da concorrência e alinhar a empresa aos ideais de seus fundadores, líderes e equipes.
Simon Sinek é um escritor considerado especialista em desenvolvimento de lideranças, criador do conceito de Golden Circle e bastante conhecido por auxiliar e inspirar líderes e empresas.
O propósito de marca trata-se da razão da existência da sua empresa, aquilo que movimenta todas as ações. Quando o assunto é propósito de marca, Simon Sinek logo surge como referência obrigatória.
O Modelo de Três Círculos do Sistema de Empresas Familiares foi desenvolvido na Harvard Business School pelo professor Renato Tagiuri e seu aluno de doutorado John Davis, em 1978. Eles estavam tentando explicar a dinâmica das funções, problemas e tensões que ocorrem nos sistemas de empresas familiares.
Tornou-se mundialmente conhecido ao popularizar o conceito do porque em sua primeira TED Talk. É fundador da Start With Why, instituição dedicada a produzir ferramentas e recursos para inspirar as pessoas, e autor de Comece pelo porque (Sextante), Líderes se servem por último (HSM) e Together is Better.
Para que seja efetivo, um propósito precisa ser autêntico, relevante, realizável, diferenciador e, o mais importante, inspirar igualmente os consumidores e colaboradores. Na intersecção dos talentos de sua organização e as necessidades do mundo, encontra-se o seu propósito.
Os cães da raça Golden são muito ativos e robustos, sendo excelentes para atividades como cão-guia para cegos, ajudante de deficientes motores e guardião.
O responsável pelo surgimento do Golden foi um burguês conhecido como Tweedmouth, que na época buscava um cão obediente, inteligente, calmo e, principalmente, apto para caça.
Quando em 1850, em Irvenesses na Escócia, o barão Dudley Coutts Marjoribanks criou o cãozinho por meio do cruzamento do retriever e o tweed walter spaniel.
É possível afirmar que o círculo dourado considera as inovações?
A Teoria do Círculo Dourado considera a inovação como um fator determinante para a inspiração e mobilização dos colaboradores em busca dos objetivos da organização (letra D). Letra D: como causas capazes de inspirar as pessoas e mobilizá-las, sempre começando pelo por que são o que são, pensando de dentro para fora.
Qual a Questão-chave conectada a identificação de propósito?
A questão-chave conectada à identificação de propósito no modelo de Círculo Dourado de Simon Sinek é a C- "Por quê?", ou seja, a razão pela qual uma pessoa ou organização faz o que faz.
Simon Sinek é referência para empreendedores em todo o mundo, inspirando líderes a focarem no propósito de suas empresas e de suas vidas. Sinek já escreveu diversos livros e é o criador do conceito do Círculo Dourado.
Ideias principais do TEDx “Como grandes líderes inspiram ação” Simon afirma que existe um padrão na forma que todos os grandes e inspiradores líderes e organizações do mundo pensam, agem e se comunicam. O que ele fez foi decodificar esse padrão, criando o chamado Círculo dourado.
São quatro as etapas do processo de leitura: decodificação, compreensão, interpretação e retenção. O processo é seqüencial: cada etapa completa-se a partir da anterior.