Conheça as regras de concordância nominal
- Um substantivo + um adjetivo.
- Mais de um substantivo + um adjetivo.
- Concordar com o substantivo mais próximo.
- Concordar com todos os substantivos.
- Inserir o artigo antes do último adjetivo.
- Inserir o artigo concordando com o substantivo no plural.
Quais são as regras de concordância nominal?
Regra geral de concordância nominalArtigo, adjetivo, pronome adjetivo e numeral devem concordar em gênero (masculino e feminino) e em número (singular e plural) com o substantivo ao qual se referem. Portanto, o substantivo é o núcleo/guia em relação a essas outras palavras.
Quais são as 7 regras da concordância?
O autor desta resposta solicitou a remoção deste conteúdo.
Quantas regras de concordância nominal?
Concordância Nominal
- Um substantivo acompanhado (determinado) por mais de um adjetivo: os adjetivos concordam com o substantivo. ...
- Bastante - bastantes. ...
- Anexo, incluso, obrigado, mesmo, próprio. ...
- Muito, pouco, caro, barato, longe, meio, sério, alto. ...
- É bom, é necessário, é proibido. ...
- Menos, alerta, pseudo.
Quais são os exemplos de concordância nominal?
O autor desta resposta solicitou a remoção deste conteúdo.
CONCORDÂNCIA NOMINAL: REGRAS E DICAS - Profa. Pamba
Quais são os tipos de concordância?
Existem dois tipos de concordância na língua portuguesa: A concordância verbal que diz respeito à relação entre sujeito e verbo em uma oração. E a concordância nominal trata da relação entre as classes de palavras em uma oração.Quais são as regras de concordância verbal e nominal?
No universo da gramática, a concordância verbal e nominal ocorre quando um verbo varia em número e pessoa, de acordo com o sujeito (concordância verbal), ou quando o adjetivo precisa variar em gênero e número em relação a um substantivo (concordância nominal).Como saber se a frase tem concordância nominal?
Chamamos de concordância nominal a adequação entre o gênero e o número de um substantivo com as flexões correspondentes de seus modificadores. Em regra geral, o adjetivo e as palavras adjetivas devem concordar em gênero e número com o nome a que se referem: Não pare agora...Quais as regras das concordância e seus casos especiais?
Concordância Verbal – Casos especiais de alguns verbos
- O verbo ser.
- a) Quando o sujeito é um dos pronomes: o, isto, isso, aquilo, tudo, o verbo ser concorda com o predicativo: ...
- b) Quando o predicativo for um pronome pessoal. ...
- c) Quando o sujeito for nome de pessoa ou pronome pessoal, o verbo ser concordará com o sujeito.
O que é concordância verbal e nominal de exemplos?
O autor desta resposta solicitou a remoção deste conteúdo.
O que são regras de concordância?
A regra geral da concordância verbal é que o verbo ficará de acordo com o sujeito em pessoa e número. O verbo sempre ficará de acordo com a 3° pessoa do singular, uma vez que não existe um sujeito: havia pessoas, houve problemas, faz dois dias, já amanheceu.É ou são exemplos?
Se é a representação numérica de soma ou “dias”, então é plural. Assim também ocorre com as horas: São cinco horas da tarde. O verbo ser (são) concorda com o predicativo (cinco). Eram três da tarde.O que é concordância e exemplos?
Concordância é o modo pelo qual as palavras alteram suas terminações para se acomodarem a outras palavras. A concordância verbal trata das alterações do verbo, para se acomodar ao seu sujeito. Como regra geral o verbo concorda com o seu sujeito em pessoa e número: Ex: As crianças comeram muito chocolate.Qual é a concordância nominal?
A concordância nominal ocorre quando artigos, adjetivos, pronomes, numerais e outros termos que acompanham o substantivo concordam em gênero e número.É preciso concordância nominal?
Os adjetivos bom, necessário, preciso e proibido, entre outros, em função predicativa e antepostos ao sujeito, ficam invariáveis (ou seja, no masculino singular) quando o sujeito da oração constitui-se de substantivo usado de forma indeterminada, de modo vago ou geral, portanto sem artigo definido.Não são ou não é?
e) Se houver dois pronomes pessoais, o verbo SER concorda com o primeiro: “Eu não SOU você.” “Ele não É eu.” “Nós não SOMOS vocês.” f) Nas frases interrogativas, o verbo SER concorda com o predicativo: “Quem SÃO os convocados?” “Quem FORAM os responsáveis?” “Que SÃO seis meses?”Esta ou estão exemplos?
Abaixo, você confere alguns exemplos da aplicação do termo estão:
- Estou preocupado, será que eles estão bem sozinhos no escuro?
- Corra, nossos pais estão esperando você chegar para começar!
- Eles estão muito cansados, precisam de férias.
Quantos são os tipos de sujeito?
Os tipos de sujeito são: simples, composto, implícito e indeterminado.Quais são os erros de concordância?
O erro de concordância verbal existe quando não há harmonia entre o sujeito gramatical e o verbo, em pessoa e número. Portanto, é correto dizer ou escrever “ele estuda”. Ao contrário, se torna um erro afirmar “Ele estudam” ou “Eles estuda”.Qual é a regra de concordância para a expressão é proibido?
Na há concordância entre sujeito e complemento. O certo seria: É proibida a entrada de estranhos. “Proibida”, neste caso, concorda com “entrada”. Agora observe: É proibido vender bebida alcoólica para menores de idade.Qual é o núcleo da concordância nominal?
A concordância nominal é estabelecida entre o núcleo de um sintagma nominal em suas flexões de gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural) e todos os termos que o determinam.Como saber se a frase está correta?
Como verificar se a frase está correta
- Verifique a gramática. A primeira etapa para verificar se uma frase está correta é analisar a sua gramática. ...
- Confira a pontuação. A pontuação é fundamental para a correta interpretação de uma frase. ...
- Analise a coerência. ...
- Revise a ortografia. ...
- Peça uma segunda opinião.
Vai ou vão quando usar?
«Vai haver concertos» ou «Vão haver concertos»? A forma correta é vai haver. O verbo haver, no sentido de «acontecer, existir», é impessoal, pelo que tem de se conjugar sempre na terceira pessoa do singular.Deve haver ou deve existir?
A frase correcta será então Devem existir vários carros e não *Deve existir vários carros. Notas: As respostas são datadas e escritas segundo a ortografia da norma europeia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990.Qual é a regra de concordância para as palavras barato é bastante?
O autor desta resposta solicitou a remoção deste conteúdo.