Divide-se as eras geológicas em Pré-Cambriana (Arqueana e Proterozoica), Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica. O surgimento da vida humana se deu no Cenozoico, era na qual nos encontramos. O período atual é denominado quaternário.
O Cenozoico é a era geológica que iniciou há 65,5 milhões de anos e que se estende até os dias atuais. Antigamente, era dividida nos períodos Terciário e Quaternário.
A primeira era da Terra tem início na formação do planeta 4,5 bilhões de anos atrás. Mais antiga e mais duradoura, a era Arqueozoica caracteriza-se pela grande atividade vulcânica e por suas altas temperaturas, o que impediu a formação de vida nos milhões de anos iniciais.
As quatro eras geológicas que narram os processos de formação e transformação da Terra. O Planeta Terra formou-se há mais ou menos 4,5 bilhões de anos.
Conheça a IDADE da TERRA e as ERAS GEOLOGICAS de forma resumida (Geologia)
Quais são as 6 eras?
Divide-se as eras geológicas em Pré-Cambriana (Arqueana e Proterozoica), Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica. O surgimento da vida humana se deu no Cenozoico, era na qual nos encontramos. O período atual é denominado quaternário.
O primeiro Éon formalmente reconhecido na história da Terra é chamado Hadeano, e começou durante a formação da Terra e foi seguido pelo éon Arqueano há 3800 milhões de anos.
A palavra Mesozoico significa “vida média” ou “intermediária”, referindo-se ao surgimento de novas formas de vida após a grande extinção que aconteceu durante o período que precedeu ao início dessa era geológica.
O planeta já passou por pelo menos cinco eras glaciais, uma das mais extremas aconteceu a cerca de 650 milhões de anos atrás e durou pelo menos 15 milhões de anos.
Acredita-se que ele tenha nascido por volta do ano 6 a.C. e 4 a.C. Sua atuação como profeta religioso levou ao surgimento de uma nova religião: o cristianismo. Alguns historiadores acreditam que ele teria sido o líder de um movimento revolucionário na Palestina. Foi crucificado entre os anos de 30 d.C. e 33 d.C.
Devido às alterações que os humanos estão gerando no clima e na biodiversidade do planeta, alguns especialistas consideram que entramos no antropoceno, uma nova época geológica que se seguiria ao holoceno, o período com temperaturas mais quentes após a última glaciação.
Segundo a classe de cientistas a Terra está datada de 4,5 a 5,0 bilhões de anos. Ao longo de sua formação o planeta já possuiu diferentes características em consistência e principalmente em temperatura, houve períodos com temperaturas extremamente elevadas, e supostamente o planeta passou por processo de glaciação.
Cerca de 200 milhões de anos atrás, quando os primeiros dinos já existiam, a Pangeia (na época, o único continente da Terra) começou a se fragmentar. Há 84 milhões de anos, houve a separação entre América, Europa, África, Oceania e Índia. Ou seja: alguns dinos viveram na Pangeia e outros nos continentes divididos.
Corresponde aproximadamente ao período de tempo: 145 e 65 Ma. Este período foi o mais longo que toda era atual, durando em média 79 Ma. Neste período também ocorre a fragmentação de Gondwana se dividindo em América do Sul, Antártica e Austrália e da África se divergiram o Atlântico Sul e Oceano Índico.
Exprime a noção de médio ou meio (ex.: mesoderme; mesênquima; mesorregião). Origem etimológica: grego mésos, -ê, -on, considerado no seu meio, colocado no meio.
A palavra éon /ˈiːɒn/, também grafada como eon (em inglês americano e inglês australiano), originalmente significava "vida", "força vital" ou "ser", "geração" ou "um período de tempo", embora fosse frequentemente traduzida como "era" no sentido de "eras", "para sempre", "atemporal" ou " eternidade".
Qual é o nome do período em que não existia vida na Terra?
O período em que não existia vida na Terra é conhecido como Pré-cambriano. Este é o tempo geológico que antecede o Período Cambriano e engloba a maior parte da história do planeta, desde a formação da Terra até o aparecimento de formas de vida complexas.
A boa notícia é que essa conta ainda reserva um tempo considerável: o colapso só se iniciará em 1,5 bilhão de anos e vai demorar cerca de 7,5 bilhões de anos para a “morte” do Astro-Rei.
A era geológica Cenozoica corresponde ao período mais recente dentro da lógica de tempo geológico. Nessa era, consolidou-se a atual formação e divisão da crosta terrestre, que permanece até a atualidade. Houve ainda a formação de grandes cadeias montanhosas e o registro das últimas grandes glaciações.
Do gênero homo, o primeiro hominídeo seria o homo habilis, que viveu há 2,4 a 1,5 milhões de anos, fabricando instrumentos grosseiros de pedra, além de desenvolver uma linguagem rudimentar. Do homo habilis teria descendido o homo erectus.