Entre as complicações apresentadas pela paciente, destaca-se presença de nódulos, dor à palpação e hematoma ocupando os quadrantes inferiores direito e esquerdo do abdômen.
O que acontece se aplicar injeção subcutânea errada?
Alteração do efeito esperado para a injeção
Nestas pessoas a aplicação pode ser feita acidentalmente na região subcutânea. Isto afeta o efeito do medicamento feito para ser injetado no músculo, além de aumentar o risco de complicações. Se o medicamento vazou depois da aplicação, o efeito pode ser afetado também.
Os enfermeiros devem cuidar para que, no momento da aplicação da injeção, a seringa não se mexa enquanto o êmbolo é puxado para trás, lentamente, de forma que aspire o medicamento. Caso apareça sangue na seringa, a mesma deve ser retirada e a agulha desprezada. Será necessário repetir o procedimento.
dois sítios de infusão (INCA – 2000 ml); • Limitações na administração de eletrólitos; Caquexia neoplasica com hipertrofia do SC; • Impossibilidade de reverter choques hipovolêmicos.
CONCEITOS E FUNÇÕES: Via Subcutânea é a administração de medicações nos tecidos exatamente abaixo da derme (tecido conjuntivo frouxo) da pele do paciente, pode ser feita em várias regiões do corpo, em que haja camada substancial de tecido gorduroso.
TUDO SOBRE A VIA SUBCUTÂNEA | Tem gente que ainda aspira..
Onde fica a via subcutânea?
Via Subcutânea (SC): camada abaixo da pele. Via Intramuscular (IM): trecho abaixo do tecido subcutâneo, que tem menor sensibilidade a medicações. Via intravenosa (IV): injeta fármacos na corrente sanguínea.
-Face superior externa do braço; -Região anterior da coxa; -Face externa da coxa; -Região abdominal (entre os rebordos costais e as cristas ilíacas); -Região superior do dorso.
Qual o volume máximo a ser administração via subcutânea?
Via subcutânea (SC)
Na utilização da via subcutânea a solução é introduzida na hipoderme, ou seja, na camada subcutânea da pele, sendo apropriada para administrar soluções não irritantes que necessitam ser absorvidas lentamente, assegurando uma ação contínua. O volume máximo é de 1,5 ml.
1. [ Anatomia ] Que se localiza sob a pele ou sob a cútis (ex.: depósitos subcutâneos de gordura). 2. Que é feito ou se aplica sob a pele (ex.: administração de vacina por via subcutânea).
Ou seja, trata-se de inserir uma agulha na camada de gordura subcutânea, permitindo que o medicamento ou substância seja liberada no espaço entre a pele e os músculos. Esse tipo de aplicação é comum para administrar medicamentos que precisam ser absorvidos de forma lenta e gradual pelo organismo.
Quais complicações podem acontecer na via subcutânea?
Entre as complicações apresentadas pela paciente, destaca-se presença de nódulos, dor à palpação e hematoma ocupando os quadrantes inferiores direito e esquerdo do abdômen.
Quais são os medicamentos incompatíveis com a via subcutânea?
Entre os medicamentos incompatíveis com a via subcutânea estão: diazepam, diclofenaco, fenitoína, clorpromazina (provocam necrose tecidual) e eletrólitos não diluídos5, 11.
O volume máximo a ser administrado por esta via é 1,5 mL e não deve ser aspirado, a não ser no caso específico de aplicação da vacina subcutânea na região dorso glútea. São exemplos de vacinas administradas por essa via: vacina sarampo, caxumba, rubéola, febre amarela (atenuada)(1-3).
O que acontece se entrar ar na injeção subcutânea?
Essa bolha de ar pode trafegar pelas veias até chegar no coração, e quando esse sangue vai para a região do pulmão, entupir todo o sistema, podendo causar diversos problemas, inclusive a morte”, disse Gomes.
Qual o melhor lugar para aplicar injeção subcutânea?
INSTRUÇÕES PARA Auto administração sUBCUTÂNEAs. Escolha o local para aplicação da injeção. Os melhores locais para aplicação são: abdômen e região superiores das coxas. É importante variar sempre o local da aplicação.
Para fazer a injeção subcutânea: Pinçar (segurar com os dedos indicador e polegar a pele) o tecido do local da administração, usando o dedo indicador e o polegar. Manter a região firme e introduzir a agulha com o bisel para cima, com rapidez e firmeza, formando um ângulo de 90º.
O edema subcutâneo consiste na acumulação de líquido, límpido ou tingido de sangue, no tecido subcutâneo, que se apresenta gelatinoso, libertando líquido ao corte.
A região em volta do umbigo é uma das maiores reservas de gordura corporal e, por isso é quase sempre utilizada como primeira opção para a administração de injeções subcutâneas.
Em injeções intramusculares ou subcutâneas, a aspiração (o ato de puxar o êmbolo para trás) é indicada para checar se o bisel (a ponta da agulha) não está dentro de um vaso. Então se estiver, há o risco do medicamento atingir a via endovenosa.
Qual a diferença entre injeção intramuscular e subcutânea?
A via intramuscular é preferível à via subcutânea quando são necessárias maiores quantidades de um produto farmacêutico. Como os músculos estão abaixo da pele e dos tecidos adiposos, utiliza-se uma agulha mais longa. Os medicamentos geralmente são injetados em um músculo do braço, coxa ou nádega.
1. [ Anatomia ] Que se localiza sob a pele ou sob a cútis (ex.: depósitos subcutâneos de gordura). 2. Que é feito ou se aplica sob a pele (ex.: administração de vacina por via subcutânea).
Quantos ml cada via de administração suporta? Quanto aos adultos, a literatura oferece a recomendação mais consistente de que o volume a ser aplicado deve ser limitado a um máximo de 5 mililitros (ml).
Quando a insulina é injetada no tecido subcutâneo, abaixo da pele, não ocorre a degradação e a insulina consegue chegar na corrente sanguínea na sua forma intacta e controlar os níveis de glicose no sangue.