Quadro de distribuição de embutir: é instalado dentro da parede, o que o torna mais discreto. Quadro de distribuição de sobrepor: é instalado sobre a parede, o que o torna mais fácil de instalar e de acessar.
Embora a norma brasileira para instalações elétricas de baixa tensão não especifique valores, é comum encontrar quadros instalados entre 1,5 e 1,60 metros do piso acabado, pois essa altura facilita o acesso e qualquer manutenção necessária.
O que a NBR 5410 fala sobre quadro de distribuição?
A norma NBR-5410 nos mostra detalhadamente cada etapa de uma instalação elétrica perfeita de baixa tensão, deixando todo o sistema elétrico protegido com o disjuntor termomagnético (DTM) que protege os cabos elétricos dos circuitos, o interruptor diferencial residual (IDR) que protege toda a instalação contra fugas de ...
Onde o quadro de distribuição não pode ser instalado?
O quadro de distribuição não deve ser instalado em locais expostos a intempéries, como chuva, umidade ou excesso de calor. Esses fatores podem comprometer o funcionamento adequado do quadro e colocar em risco a segurança da instalação elétrica.
O quadro de distribuição deve ser instalado em locais de fácil acesso, sem a existência de obstáculo e com uma boa iluminação. Locais molhados ou com muita umidade devem ser evitados, a não ser em casos em que o quadro elétrico possua as proteções apropriadas para essas situações.
Ainda assim, existem padrões normalmente utilizados na hora da instalação, que geralmente variam entre 1,30 metros e 1,60 metros do piso ao centro do quadro.
É importante observar que a NBR-5410 pede que o quadro de distribuição fique no centro das cargas, ou seja: o mais próximo possível de ambientes com cargas pesadas, como a cozinha, o banheiro ou a área de serviço.
Indústrias – Esses equipamentos são aplicados, principalmente, no cenário industrial, onde é exigido interrupções com alta corrente de curto-circuito, também podemos encontrá-los em QDC (quadro de distribuição compacto) e QGBT (quadro geral de baixa tensão) de estabelecimentos comerciais e condomínios.
Qual o tamanho da caixa de distribuição de energia?
Essa Caixa de Distribuição pode ser facilmente colocada na sua residência ou estabelecimento e possui um design bem agradável. Além disso, suas medidas são de apenas 14 cm de altura, 9 cm de largura e 21 cm de comprimento, possibilitando que seja colocada em qualquer ambiente sem dificuldades.
O quadro de distribuição de energia é versátil e pode ser instalado em qualquer tipo de edificação, seja ela residencial, comercial, ou até mesmo fábricas, indústrias e prédios públicos. Ele deve ser embutido na parede, tem a capacidade para até 24 Disjuntores.
A logística de distribuição é composta por cinco etapas fundamentais para a eficiência das entregas: gestão dos transportes, conferência de cargas, administração de fretes, análise de indicadores de desempenho e roteirização.
Uma dúvida comum se refere a altura em que os quadros de distribuição devem ser instalados. Embora a norma brasileira de instalações elétricas de baixa tensão não especifique valores, é comum encontrar quadros instalados entre 1,50 e 1,60m do piso acabado, pois esta altura facilita o acesso e as eventuais manutenções.
Com a função de encaminhar cabos e condutores em instalações elétricas de baixa tensão, o QDC, ou Quadro de Distribuição de Circuitos, é uma caixa com disjuntores e fusíveis responsáveis por distribuir os circuitos elétricos em uma construção.
Onde deve ser localizado o quadro de distribuição?
Ele deve ser instalado em uma área de fácil acesso e protegida contra umidade, ventilação excessiva e possíveis danos físicos. Certifique-se de que o ambiente esteja limpo e organizado antes de iniciar a instalação.
Nos quartos e salas, o ideal é que se tenha um ponto de tomada a cada 5 metros. Já nas cozinhas, copas, lavanderias e áreas de serviço, são 3,5 metros para cada tomada. Nos banheiros, pelo menos um ponto de tomada com uma distância mínima de 60cm do limite do boxe.
O quadro de distribuição não pode ser instalado em locais de difícil acesso. E isso os eletricistas devem ter como regra, sem negociação, mesmo que o dono do imóvel insista em 'esconder' o produto em um armário, por exemplo, para não interferir no visual de sua casa.