Como são classificadas as discromias?
As discromias podem ser classificadas devido às diferentes etiologias, ou seja, o agente causa- dor da alteração da coloração da cútis, ressalva Borges (2010), como no caso das Melanodermias ou hipermelanose, que são caracterizadas como manchas hipertônicas devido ao excesso de mela- nina, por um excesso de produção de ...Quais os tipos de discromias cutâneas Cite um exemplo de cada?
DISCROMIAS
- Acromias: ausência total de melanina.
- Hipocromias: diminuição da produção de melanina.
- Hipercromias: aumento da produção de melanina. ...
- Melasma ou Cloasma: hiperpigmentação facial que afeta frequentemente mulheres grávidas, pessoas com propensão genética ou que usam anticoncepcionais (estrógeno).
O que é uma Discromia?
Discromias são um distúrbio na uniformidade da pigmentação da pele que causam alterações na coloração dela e que geralmente aparecem como manchas mais escuras ou mais claras, circundadas por uma pele de coloração habitual, resultantes respectivamente do aumento (hipermelanose) ou da diminuição (hipomelanose) da ...Qual a diferença entre hipercromia e Discromia?
Um fator de preocupação e responsável pelas diferenças de tonalidades da pele são as discromias, que podem ser re- presentadas por manchas mais claras (hipocromias) ou mais escuras (hipercromias) do que a coloração da pele normal e produzem, na sua maioria, um resultado estético desagradá- vel.MANCHAS NA PELE - ENTENDA O QUE SÃO DISCROMIAS
São exemplos de hipercromias?
Tipos de hipercromias- Hiperpigmentação pós-inflamatória: manchas resultantes de processos inflamatórios – como acne e picadas de insetos. - Melasma: manchas resultantes da exposição solar sem proteção que surgem mais comumente em locais como rosto, braços e colo.
Quais são as manchas Hipocrômicas?
As manchas de hanseníase normalmente são os primeiros sinais para o início da doença. Estas manchas iniciais são hipocrômicas (mais claras que o tom da pele), com diminuição de sensibilidade dolorosa, tático e térmica. O local que elas mais aparecem são braços, pernas e costas, mas podem aparecer em todo o corpo.O que é Acromia na pele?
O termo 'acromia' refere-se à ausência de cor, enquanto 'hipocromia' é quando ocorre uma diminuição da cor da pele.O que é melanossomas?
Melanossomas são organelas elípticas, altamente especializadas, nas quais ocorre síntese e deposição de melanina (Figura 3), armazenamento de tirosinase sintetizada pelos ribossomos, e representam a sede dos fenômenos bioquímicos em que originam a melanina.O que é hipocromia na estética?
Por outro lado, a hipocromia diz respeito à baixa pigmentação, originando as manchas mais claras. Um exemplo de hipocromia são as micoses, que possuem uma tonalidade mais clara que outros tipos de manchas. Diante disso, como mencionado anteriormente, existem variados tipos de mancha na pele.O que é Discromia Pós-inflamatória?
As discromias são alterações patológicas na cor natural da pele, podendo ser divididas em dois grupos: hipocrômicas resulta em manchas mais claras que o tom de pele e hipercrômicas se destacam pela presença de manchas mais escura na pele.Quais as características da Discromia precisamos nos atentar quanto ao câncer de pele?
As discromias podem aparecer de três diferentes formas na pele: Difusa: quando a alteração da pigmentação se dá em toda a superfície do corpo. Generalizada: lesões individuais se extendem em todo o corpo. Circunscrita: as lesões afetam apenas uma parte do corpo.Quais são os tipos de manchas?
Quais os tipos de manchas na pele? Conheça 5 tipos de manchas que você precisa ter atenção
- 1) Melanose solar. Essas manchas são desencadeadas pelo excesso de exposição solar. ...
- 2) Efélides. Também conhecidas como sardas, são manchas de características genéticas. ...
- 3) Melasma. ...
- 4) Cloasma. ...
- 5) Hiperpigmentação pós-inflamatória.
Quais são os três pigmentos encontrados na pele?
Os seres humanos apresentam diversas tonalidades de pele e de pelos. A coloração dessas estruturas resulta da interação de vários pigmentos, como carotenoides, hemoglobina e a melanina, sendo esse último o principal responsável por promover a coloração.Quais são as disfunções da pele?
As principais disfunções causadas pelo envelhecimento são as rugas, hipercromias, pele seca, perda de luminosidade e ptose tissular (BUCHIL, 2002).O que são despigmentantes cutâneos?
Os produtos cosméticos despigmentantes possuem princípios ativos destinados a clarear a pele atenuando desta forma as manchas pigmentares. A ação de tais princípios ativos acontece por diferentes mecanismos de ação, porém todos estão ligados à interferência na produção ou transferência de melanina (MODELLE, 2007).Quais os 4 tipos de melasma?
Existem três tipos de melasma:> Epidérmico, quando há depósito exacerbado de pigmento na epiderme (camada mais superficial da pele); > Dérmico, caracterizado pelo depósito de melanina ao redor dos vasos superficiais e profundos; > Misto, quando há excesso de pigmentação na epiderme, na derme e em outras regiões.
O que é Melanoacantoma?
Melanoacantoma é uma variante rara da ceratose seborreica, notável por apresentar pigmentação escura, rápido crescimento radial e difícil distinção do melanoma. Histologicamente, caracteriza‐se por proliferação de ceratinócitos e melanócitos dendríticos.O que é a tirosinase na pele?
A tirosinase é a enzima que desempenha um papel crítico na biossíntese de melanina e é considerada a enzima chave na coloração de pele, cabelo, olhos e no escurecimento de alimentos.O que é a pitiríase?
A pitiríase versicolor é uma infecção fúngica da primeira camada superficial da pele que provoca o surgimento de placas escamosas e incolores. Essa infecção é causada por um tipo de fungo. Normalmente, as pessoas têm manchas escamosas castanhas, marrons, salmão ou brancas na pele.O que é uma hipercromia?
Hipercromia é, nada mais nada menos, que manchas de pele. Ela ocorre quando a pele produz mais melanina que o normal, fazendo manchas escuras aparecerem no corpo. Leia também: 10 motivos para você fazer uma pós em Biomedicina Estética.O que é pele Marmorea?
o Cutis marmorataEsse fenômeno é resultante da imaturidade do sistema nervoso em controlar a vasoconstrição e vasodilatação de capilares e vênulas. Manifesta-se com maior frequência no tronco e extremidades, tendendo a desaparecer quando o bebê é reaquecido.