A orientação pode ser realizada utilizando-se diversos métodos, como a utilização de bússolas, mapas, GPS (Sistema de Posicionamento Global) e conhecimento do terreno. É uma habilidade fundamental para exploradores, viajantes, militares, pilotos e diversas outras atividades que exigem navegação.
A pessoa deve saber em que direção nasce o sol (leste). A partir daí é possível posicionar o braço direito em direção ao sol, a parte frontal da pessoa corresponde ao norte, automaticamente o sul se encontra atrás e, consequentemente, o oeste encontra-se na direção do braço esquerdo, na qual o sol se põe.
Os elementos de orientação são componentes fundamentais na área da engenharia, pois têm como objetivo fornecer direcionamento e referência para a execução de projetos e construções.
A orientação pode ser realizada utilizando-se diversos métodos, como a utilização de bússolas, mapas, GPS (Sistema de Posicionamento Global) e conhecimento do terreno. É uma habilidade fundamental para exploradores, viajantes, militares, pilotos e diversas outras atividades que exigem navegação.
Quais são os principais instrumentos de orientação?
Os principais e mais conhecidos, dentre eles, são: o gnômon, a rosa dos ventos, a bússola e, mais recentemente, o GPS. (SE) e Sudoeste (SO). Bússola - Um dos mais importantes instrumentos da história, é um dos mais antigos instrumentos ainda utilizados pelo homem.
Pode-se localizar tomando por base referenciais como ruas, construções, estradas, rios, etc (situação comum à maioria das pessoas), ou por meio de conhecimentos geográficos, tais como: interpretação de plantas e mapas; domínio de noções sobre coordenadas geográficas - latitude e longitude -, manuseio e leitura de ...
O primeiro tem sua utilização difundida há muito tempo, principalmente no passado quando pessoas que percorriam grandes distâncias se orientavam por meio da observação do sol, da lua ou das estrelas, apesar de que não possui a mesma precisão dos instrumentos esse tipo de recurso pode ser bem aproveitado dependendo da ...
Os instrumentos de localização (ou orientação, como preferir), facilitaram o deslocamento das pessoas. Foram desenvolvidos em distintos momentos da história da humanidade e são importantes na evolução das civilizações, dos meios de transporte e para a ocupação dos continentes.
A orientação representa a posição da localidade mapeada - para isso, são utilizados os pontos cardeais. O mais comum nos mapas, em geral, é o norte estar “para cima”. Para indicar este elemento, é comum ver uma rosa dos ventos ou uma north arrow, seta que indica que o norte está virado para cima.
O instrumento mais moderno de orientação foi criado na década de 1960. O GPS (Global Positioning System ou Sistema de Posicionamento Global) funciona por meio de satélites que orbitam a Terra. Dessa forma, é capaz de localizar e indicar qualquer ponto na superfície do nosso planeta.
Ventos: Conhecimento da direção dos ventos dominantes. Bússola: Sua agulha magnética sempre indica para o norte. Rosa-dos-ventos: A rosa-dos-ventos é um instrumento de orientação formada pelos pontos cardeais, pontos colaterais e pontos subcolaterais.
A orientação é a capacidade que nos permite ter consciência da nossa própria existência e do contexto no qual nos encontramos em um determinado momento.
Orientação espacial trata da habilidade do indivíduo em identificar sua localização e se locomover de maneira eficaz a algum destino, através de decisões tomadas com base em informações espaciais.
Como os seres humanos determinaram o ponto de orientação?
Observando o Sol, o ser humano percebeu que esse astro surge (ao amanhecer) e desaparece (ao anoitecer) aproximadamente nas mesmas direções todos os dias. Com base nessa observação, foi determinado um conjunto de pontos de orientação, chamados pontos cardeais: leste, oeste, norte e sul.
Os pontos cardeais são meios de orientação no espaço terrestre utilizados em diversos instrumentos, tais como as bússolas e os mapas. É, portanto, a partir dos pontos cardeais que podemos ter a correta consciência do lugar que ocupamos no espaço e da nossa posição relativa em relação a ele.
De uma forma geral, a orientação é a ação de localizar o oriente (daí o seu nome). É utilizada pelos animais, pelo homem e, inclusive, pelos vegetais. Por outras palavras, a orientação é a forma como se conhece o espaço que nos rodeia, através de pontos previamente conhecidos que servem de referência.
A bússola é um instrumento que facilita a orientação pelo espaço geográfico. A bússola é um instrumento de orientação, criado pelos chineses e aperfeiçoado por povos diversos, que permite a localização de qualquer direção no espaço geográfico.
Esse sistema de localização se utiliza de uma rede de 24 satélites artificiais para captar dados e fornecer informações a respeito da posição de qualquer ponto na superfície terrestre por meio da latitude e da longitude, isto é, das coordenadas geográficas.
Por convenção, chamamos de Leste o lado em que nasce o sol. Esse lado, abreviado como L (ou E, inicial da palavra East, Leste em Inglês), é o oposto de Oeste, abreviado como O (ou W, de West). Se você apontar a mão direita para o nascente, isto é, para o Leste, à sua frente está o Norte (N). Às suas costas, o Sul (S).