Quais as obrigações de uma franquia?
Obrigações do FranqueadoO franqueado deve aderir ao contrato de franquia e cumprir todas as suas cláusulas bem como as regras operacionais estabelecidas nos manuais e treinamentos. Este é conceito básico para que o relacionamento com a franqueadora seja sempre saudável e profissional.
Quais os deveres de um franqueado?
O franqueado deve promover o nome da marca, explorando possibilidades e aproveitando as oportunidades que surgirem. O franqueador também precisa do franqueado para que sua marca se expanda ainda mais e gere receita para todos. Listamos aqui os mais importantes direitos e deveres de um franqueado.Qual a responsabilidade da franquia?
Não há dúvidas de que a responsabilidade maior pela marca da empresa é do franqueador, contudo, o franqueado tem a obrigação de zelar e ajudar no desenvolvimento e no fortalecimento da marca, além de buscar gerar uma boa experiência aos clientes na unidade franqueada.O que diz a lei de franquias?
A Lei de Franquias, por sua vez, é uma lei específica que regulamenta o funcionamento do sistema de franchising no Brasil. Ou seja, a Lei de Franquias institui as regras relativas ao contrato de adesão para instalação de novas unidades de operação a partir de uma rede de franquias.COMO FUNCIONA UMA FRANQUIA? (VÍDEO OBRIGATÓRIO PARA QUEM QUER GANHAR DINHEIRO COM FRANQUIAS)
Quais as responsabilidades do franqueador?
Responsabilidades do franqueador: formatar o negócioÉ preciso verificar se a proposta do negócio é adequada para ser replicada no formato de unidades de franquia. O proprietário deve analisar se os produtos e serviços poderão ser oferecidos com a qualidade necessária em suas lojas franqueadas.
O que não pode faltar em um contrato de franquia?
Entre os principais pontos presentes no documento estão os dados cadastrais do franqueador, pendências judiciais da marca, balanços financeiros, esclarecimento sobre taxas e valores e explicações sobre os direitos e deveres do franqueado, bem como uma minuta do contrato final.De quem é a obrigação de pagar a franquia?
Sim, o culpado pelo acidente é obrigado a pagar franquia do seguro auto. Essa responsabilidade recai sobre o causador do acidente, tenha ele um seguro ou não. Caso o motorista que provocou o acidente tenha um seguro auto, ele deverá entrar em contato com a sua seguradora e acionar a sua cobertura.Qual é a desvantagem de possuir uma franquia para o franqueado?
Custo da Aquisição da Franquia (taxas),com riscos de não cumprimento das cláusulas contratuais. Erros de Seleção na Escolha (falta de escrúpulos ou inadequação de perfil). Localização Exclusiva da Franquia (franqueado pode ser impedido de usar o ponto, em caso de recisão contratual).Quem paga os funcionários de uma franquia?
Terminando o período determinado pelo empregador, ele decide se irá continuar com aquele funcionário ou não. Caso o contrato seja finalizado após esse período de, no máximo, 90 dias, o empregador deverá pagar ao trabalhador 25% do 13° salário e também férias proporcionais.O que faz uma franquia dar certo?
Confira a seguir quais são os aspectos a analisar antes de abrir uma franquia.
- Pesquise as franquias.
- Faça uma análise de lucratividade.
- Avalie a experiência do franqueador e o suporte oferecido.
- Verifique a saúde financeira da franquia e o cumprimento às exigências legais.
- Lembre-se.
- Troca de experiências.
O que o franqueado tem direito?
Direitos do franqueadorSer devidamente pago pelo direito de uso de sua marca repassado ao franqueado; Ganhar comissão com base no lucro do franqueado (desde que esse acordo seja feito e esteja descrito no contrato); Ter todas as regras e normas respeitadas e aceitas pelo franqueado, sem qualquer tipo de prejuízo.
Quais as despesas de uma franquia?
Os custos de uma franquia também incluem os operacionais. São despesas como: aluguel do espaço, contas de água, luz e internet, assessoria contábil, entre outros. Ter esses gastos na ponta do lápis ajudará a manter o seu negócio operando sem problemas.Como funciona o contrato de franquia?
O contrato de franquia é o documento que institui as regras que irão guiar a relação jurídica entre franqueador e franqueado. Trata-se de um instrumento muito importante, pois é nele que serão estabelecidos todos os direitos e obrigações existentes entre as partes.É vantajoso abrir uma franquia?
Maior garantia de melhor participação no mercadoO franqueado poderá aproveitar a vantagem competitiva de seu franqueador, que já testou seus produtos e marcas no mercado. Além disso, planejou a sua expansão e é conhecedor do perfil dos clientes.
O que acontece se a franquia falir?
Nesse caso, o franqueado pode pedir a rescisão do contrato e requerê-la por culpa do franqueador com pedido de indenização e recebimento da multa rescisória contratual, cumulada com danos morais e materiais.Quais são os riscos de abrir uma franquia?
Acha que é fácil? Os 5 principais riscos ao abrir uma franquia
- Demora para obter o retorno do investimento. ...
- Cuidado com os vícios de gestão. ...
- Falta de comunicação. ...
- Competição entre as unidades. ...
- O risco pode ser você
O que é importante saber de uma franquia?
pesquise sobre o franqueador e qual sua reputação, bem como o local em que você deseja atuar e implantar a sua franquia, principalmente caso seja uma loja física; se possível, converse com franqueados atuais para saber a satisfação deles em relação a marca, os desafios de tocar o negócio, entre outros pontos.Quais impostos a ser pagos com franquia?
A tributação de uma franquia no Brasil envolve o pagamento de impostos como PIS (Programa de Integração Social), COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), ISS (Imposto Sobre Serviços) e IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica).Quem bateu paga a franquia?
Sim. Caso a pessoa que tem um seguro do automóvel precisar pagar a franquia para o conserto do próprio veículo por danos causados por um terceiro, poderá cobrar deste a franquia.De quem a seguradora cobra o prejuízo?
Quem é o credor originário para cobrar os prejuízos é o próprio segurado. Mas, quando o segurado aciona a apólice de seguro, ele deixa de ser o credor originário, passando o seu direito ao segurador. Em muitos casos, o responsável pelos danos, se exime da responsabilidade, cabendo ao segurado acionar a seguradora.Quais são as regras de uma franquia?
Veja as mais importantes:
- Circular de Oferta de Franquia (COF) ...
- Vínculos trabalhistas. ...
- Definição do ponto comercial. ...
- Transferir seu conhecimento ao franqueado. ...
- Prestar suporte contínuo à gestão do negócio. ...
- Seguir os padrões estabelecidos pela rede. ...
- Prestar informações ao franqueador. ...
- Cumprir metas.
Quanto tempo dura o contrato de uma franquia?
Período de contrato pode ser negociadoIsso significa que o período de vínculo pode ser utilizado como barganha, por ambas as partes. “Só compro a franquia se for por X anos, por exemplo. Não existe regra para quanto tempo o contrato vai ter. A lei só prevê que ele acaba.