A abreviação é a contração da palavra, que é apresentada em sua forma reduzida, formando uma nova palavra. Por exemplo: foto (para fotografia) ou cine (para cinema).
A abreviatura pode ser considerada o encurtamento de uma palavra, fazendo uso de uma ou mais sílabas. Ela costuma terminar com um ponto final abreviativo, sinal que indica a sua redução. Não existe uma regra para a formação de abreviaturas.
A redução faz parte do processo de formação de palavras, e consiste em suprimir as letras e/ou sílabas de determinado termo, sem que haja qualquer prejuízo para seu entendimento, como forma de otimizar o processo de comunicação.
As orações reduzidas são aquelas orações introduzidas por formas nominais (gerúndio, infinitivo ou particípio) e não tem o acompanhamento de conjunção ou pronome relativo.
A oração reduzida tem seu verbo principal em uma das formas nomi- nais: infinitivo, gerúndio ou particípio. Exemplo: O coronel foi encarregado de afugentar os invasores. Outra característica das reduzidas é não terem elas conectivo, isto é, não serem introduzidas por conjunções nem pronomes relativos.
1 Que se reduziu; que sofreu redução; diminuído. 2 Que foi simplificado ou contém apenas o essencial; resumido, rudimentar. 3 De que há pequeno número ou quantidade; escasso, parco.
exempli gratia/e. g. Recomenda-se evitar seu uso, substituindo-a pela expressão por exemplo. Mas, quando utilizada, deve vir na forma abreviada e em itálico.
Vocabulário reduzido (conhecimento e uso de palavras). Estrutura limitada de frases (capacidade de unir palavras e terminações de palavras de modo a formar frases, com base nas regras gramaticais e morfológicas).
As palavras reduzidas são muito usadas em um contexto informal, com uma linguagem do cotidiano. A linguagem comum é a que utilizamos no nosso dia a dia, também chamada de linguagem coloquial o intuito é transmitir a mensagem, não se preocupam com as regras gramaticais.
Redução é o processo de formação de palavras a partir da redução da palavra original, sendo que a palavra reduzida torna-se mais popular do que a palavra original.
Redução: ocorre quando nos restringimos à significação de uma palavra ou passagem do texto. É o contrário da extrapolação. A redução consiste em privilegiarmos um elemento que é verdadeiro, mas não é suficiente diante do conjunto que é o texto.
Que outras palavras você usa em seu dia a dia que são reduções de palavras da língua formal?
Resposta: Palavras como "foto" (de fotografia), "moto" (de motocicleta) e "refri" (de refrigerante) são exemplos de reduções usadas no dia a dia. Essas reduções, conhecidas como abreviações ou apócopes, são formas simplificadas de palavras mais longas.