Quais as principais sequelas do trauma raquimedular?
As principais alterações fisiológicas que ocorrem com esse paciente são: choque medular, choque neurogênico, trombose venosa profunda, disrreflexia autônoma, bexiga neurogênica, intesti- no neurogênico, espasticidade, úlceras por pressão, pneumonias, alterações psicossociais e infecções4,5.Quais as principais lesões raquimedulares?
Tipos de lesões neurológicasLesão de raízes: espera-se que ocorra recuperação pelo menos parcial. Lesão medular incompleta: Pode ou não haver recuperação dos déficits. Quanto maior e mais rápida a recuperação melhor o prognóstico. Lesão de Brown Sequard: Hemissecção medular .
Quais são as fases do trauma raquimedular?
Definição. A história do trauma raquimedular pode ser dividido em agudo ou crônico e também em primário ou secundário. Tanto o primário quanto o secundário podem ter fases agudas e crônicas.Quais são as consequências de uma lesão medular?
São três principais complicações no sistema circulatório, que podem ocorrer após a lesão medular/hipotensão postural, disreflexia auto- nômica, trombose venosa profunda. A trombose venosa profunda é decorrente da hipercoagulabilidade sanguínea, das alterações endoteliais e da estase venosa (tríade de Virchow).Como ocorre a LESÃO MEDULAR após o traumatismo RAQUIMEDULAR? (Comentários #64)
Quais são os danos causados por uma possível lesão na medula espinal?
Os distúrbios da medula espinhal podem causar problemas graves permanentes, como paralisia ou perda de controle da bexiga e do intestino (incontinência urinária e incontinência fecal). Às vezes, esses problemas podem ser evitados ou minimizados se a avaliação e o tratamento forem feitos rapidamente.Quem tem lesão medular volta a andar?
Depende muito da altura da lesão medular . Caso essa lesão alta como imagino que seja posso afirmar que ao momento a chance de voltar a andar é muito pequena. Infelizmente a lesão medular completa é grave e como disse anteriormente , a capacidade de andar ou não depende do nível da lesão.Porque a medula não se recupera?
A medula espinhal é a grande “auto-estrada” por onde passam todas as informações que comunicam nosso cérebro com o resto do corpo, suas células nervosas não conseguem se regenerar, por este motivo quando a medula é acometida de um dano (traumático ou outros) ela dificilmente se recupera.Qual é a repercussão clínico neurológica do trauma raquimedular?
O trauma raquimedular se refere à lesão traumática das estruturas neurológicas encontradas no interior da coluna vertebral (medula espinhal, cone medular ou cauda equina). Assim, esta lesão pode levar a danos neurológicos, temporários ou permanentes, como alterações de sensibilidade e motricidade do tronco e membros.Quais são os sinais de traumatismo raquimedular?
Quais são os sinais e sintomas de um trauma raquimedular?
- perda dos movimentos na região do pescoço para baixo (tetraplegia) ou do tronco e das pernas (paraplegia);
- alteração na sensibilidade da pele ao calor, ao frio ou à dor;
- espasmos musculares;
- dores por lesão nos nervos;
- alteração dolorosa da sensibilidade;
O que significa traumatismo raquimedular?
Lesão traumática que acomete a medula espinhal, localizada no interior do canal vertebral da coluna cervical e torácica; provocando injúria do tecido neural, resultando em algum déficit de função motora e/ou sensitiva.Que áreas são anatomicamente afetadas na lesão da medula espinhal?
Lesões da medula espinhal cervical geralmente causam perda de função nos braços e pernas, resultando em tetraplegia. Lesões na região torácica geralmente afetam o tórax e as pernas, resultando em paraplegia. Lesões nas vértebras lombares e sacrais geralmente resultam em alguma perda de função nos quadris e nas pernas.Quais são os sintomas característicos de lesão medular?
Possíveis sintomas da lesão da medula espinhal incluem: Dor extrema ou pressão no pescoço, cabeça ou costas. Formigamento ou perda de sensibilidade na mão, dedos, pés ou dedos dos pés. Perda parcial ou completa de controle sobre qualquer parte do corpo.Qual a fisiopatologia do trauma raquimedular?
Fisiopatologia do TRMTem relação direta e imediata com o trauma e, uma vez que ocorre, é irreversível. O dano medular direto é resultante da transferência da energia cinética para a medula espinhal e pode ocorrer por meio de quatro mecanismos básicos: o estiramento, a laceração, a compressão e a secção56.
Quais são os mecanismos de traumas com alta suspeição de comprometimento raquimedular?
O mecanismo dessas lesões em sua maioria é a fratura ou a fratura e luxação. Metade das lesões ocorre na coluna cervical, um sexto na região torácica e um terço na região lombossacra.Porque ocorre priapismo trauma raquimedular?
Priapismo não isquêmicoMenos comumente, o priapismo é devido ao fluxo arterial desregulado (isto é, alto fluxo), geralmente como resultado da formação de fístula arterial após trauma. O priapismo não isquêmico não é doloroso e não causa necrose.
Quais são as principais sequelas da lesão medular?
Complicações da lesão na medula espinalAs sequelas dependem da gravidade e do nível da lesão. A respiração pode estar alterada se a lesão for no segmento C5 ou acima. A mobilidade reduzida aumenta o risco de coágulos sanguíneos, infecções do trato urinário, contraturas, atelectasia, pneumonia e úlceras de pressão.