A Técnica da observação é um procedimento metodológico, utilizado em pesquisa de cunho teórico-empírico (pesquisa de campo), que faz uso dos sentidos para obtenção de determinados aspectos da realidade.
A observação participante refere-se, portanto, a uma estratégia de pesquisa na qual o observador e os observados encontram-se em uma relação de interação que ocorre no ambiente de trabalho dos observados.
OBSERVAÇÃO CIENTÍFICA – utilização dos sentidos humanos na obtenção de determinados aspectos da realidade (aquisição de conhecimentos sem a interferência do pesquisador no objeto de estudo). Observação assistemática – não é planejada (ocorre em virtude do acaso).
Técnicas de registro de observação | Prof. Dr. Diego Vinícius
Quais os tipos de observação participante?
Já na observação participante, o observador assume uma posição totalmente ativa, envolvendo-se com o fenômeno analisado. Tal participação pode assumir duas formas distintas: a natural, demarcada pelo fato de ele já pertencer à mesma comunidade; ou artificial, quando ele passa a integrar o grupo em análise.
A utilização da observação casual como método investigativo significa que também é possível realizá-la de forma organizada durante a sua aplicação. Deve- se anotar as impressões sobre o que foi observado e fazer registros fotográficos.
Sobre a observação sistemática, ela envolve um olhar ordenado para ações, registros, análises e interpretação dessas ações (Cozby, 2012; Danna & Matos, 2015; Gray, 2012). Ela busca por comportamentos específicos, em que tanto o ambiente como as hipóteses, são definidos previamente à realização da observação.
A principal finalidade da observação é identificar dificuldades no processo educativo, consolidar a prática pedagógica do docente, conhecer a posição do aluno em relação ao tempo e espaço na escola, e estabelecer relações e laços favoráveis entre o docente e os alunos.
Qual a diferença entre observação participante e não participante?
A observação participante diz respeito àquele tipo de coleta de dados em que o pesquisador se insere de fato no grupo o qual ele deseja estudar. Na não-participante, o pesquisador não está presente efetivamente, mas coleta gravações de som e imagem para elaboração do estudo.
Na observação direta, o pesquisador observa diretamente o comportamento ou fenômeno de interesse. Na observação indireta, o pesquisador observa as consequências do comportamento ou fenômeno de interesse, como seus efeitos em outros eventos ou pessoas.
A observação naturalista é aquela que, sendo sistematizada, é realizada em meio natural por um observador distanciado em relação à realidade observada, descrevendo as circunstâncias das situações ou os comportamentos dos indivíduos.
Resumo: A observação participante consiste num excelente recurso metodológico para pesquisa do campo religioso brasileiro pelo fato de possibilitar inserção mais densa nas práticas e representações vivenciadas pelas respectivas expressões religiosas escolhidas para estudo.
Quais as características de um observador? Um observador é alguém que tem a capacidade de prestar atenção nos detalhes que muitas vezes passam despercebidos para outras pessoas. Essa habilidade de observação aguçada permite que o indivíduo perceba e interprete o mundo ao seu redor de forma mais profunda.
Observação é analisar, enxergar e pesquisar de forma cautelosa. É importante ter em mente, que uma Avaliação Psicológica é como uma pesquisa sobre o indivíduo que esta sendo avaliado e, assim, é necessário utilizar várias ferramentas com o objetivo de levantar informações. A observação é uma destas ferramentas.
Por que a observação é importante na avaliação psicológica?
A observação em psicologia tem por objetivo capturar o que não é visível a olho nu, ou seja, o que determina, orienta e o que poderia explicar os comportamentos. Não se pode ficar limitado àquilo que foi visto e à sua descrição.
Qual a importância dos instrumentos de observação para o estudo?
O uso de instrumentos de observação no ensino de Astronomia é importante para contextualizar a aprendizagem e abordar conteúdos. Além disso, é parte da própria natureza da Astronomia fazer uso destes aparelhos para o conhecimento dos astros.
Como a observação faz parte do trabalho do professor?
a observação em que o professor tem a possibilidade de seleccionar tanto o foco da observação como a pessoa que considera mais qualificada para o observar e apoiar o seu desenvolvimento profissional. pretende-se a criação de um clima de respeito, apoio e desenvolvimento mútuos.
A observação quantitativa é uma coleta objetiva de dados focada principalmente em números e valores. Ela é associada ou representada em termos de quantidade. Os resultados da observação quantitativa são obtidos usando métodos de análise estatística e numérica.
Por exemplo: há observação simples - não estruturada ou sistemática, informal, espontânea. Que é útil na fase inicial da pesquisa para melhor delimitar problemas e construir hipóteses; e a observação sistemática ou estruturada - planificada, dirigida, com bases em categorias e instrumento pré-definido.
A observação controlada consiste em procurar a forma mais adequada para a mensuração das variáveis envolvidas. Devem ser considerados todos os elementos envolvidos, desde a pertinência da técnica e ou instrumento, até a influência do pesquisador na escolha dos dados.
Assim, observação pode ser entendida como uma atividade em que o sujeito observador e o sujeito observado constroem significados com base em suas histórias e nos processos culturalmente construídos, relacionados ao fazer docente.
Seja objetivo: Ao escrever uma observação, é importante ser objetivo e imparcial. Evite fazer julgamentos ou inserir opiniões pessoais. Foque nos fatos e nas características observáveis. Utilize linguagem descritiva: Use uma linguagem rica em detalhes e descritiva para transmitir sua observação de forma vívida.