Há dois tipos de armação defensiva: com o defesa-centro avançado (312) e com o defesa- centro recuado (321). COM BLOQUEIO SIMPLES NAS POSições 4, 3 e 2. COM BLOQUEIO DUPLO NAS POSIÇÕES 4, 3 E 2. COM BLOQUEIO SIMPLES NAS POSIÇÕES 4, 3 E 2.
O sistema defensivo é composto por duas linhas: a primeira linha é o bloqueio (ação que pontua e se relaciona com o posicionamento da defesa) e a segunda linha refere-se ao posicionamento dos jogadores na defesa (SHONDELL; REYNAUD, 2005).
Normalmente é realizada através da manchete ou do toque. Porém, é entre os fundamentos o que apresenta um maior número de recursos. O defensor deve partir de uma posição de expectativa baixa, apoiado na ponta dos pés para facilitar um possível deslocamento.
As posições 1, 6 e 5 são de defesa, os jogadores que as ocupam não podem bloquear, e só podem atacar se estiverem posicionados atrás da linha de ataque, na zona de defesa. Os jogadores da linha de ataque (posições 2, 3 e 4) podem participar normalmente das jogadas de rede (ataque e bloqueio).
Existem vários tipos de ataque: ataque de bola alta nas extremidades, ataque de bola rápida nas extremidades, ataque de bola rápida no meio, ataque de fundo da quadra, ataque de meio. de segurança.
a,b = diferença significativa entre as posições p<0,05; C1 – Central que inicia o rodízio na rede; C2 – Central que inicia o rodízio no fundo de quadra; P1 – Ponta que inicia o rodízio na rede; P2 – Ponta que inicia o rodízio no fundo de quadra; L1 – Levantador; e O2 – Oposto.
O atacante de ponta (também chamado de ponteiro) é uma posição do voleibol. É considerado o papel mais difícil de todos em uma equipe porque exige que o jogador seja apto a recepcionar, defender (mesmo quando ele está na zona de ataque, posições 2, 3 e 4) e atacar. Por isso é necessário desempenho básico completo.
O que não é permitido no vôlei? São consideradas faltas dentro da modalidade: o mesmo jogador tocar duas vezes seguidas na bola, os atletas não ocuparem corretamente as respectivas posições, quem vai passar a bola ou atacar se apoiar em outro membro do time ou em algum objeto para fazer a jogada.
Líbero: ao contrário do centro, o líbero é o jogador mais baixo do time e sua função exclusiva é o recebimento da bola, não podendo realizar saques, ataques ou bloqueios. Ele também pode realizar o levantamento quando o levantador não conseguir.
Quais são os mecanismos de defesa? Existem pelo menos quinze tipos de mecanismos de defesa conhecidos e explicados pelas teorias da psicologia. Entre eles, podemos citar: compensação, expiação, fantasia, formação reativa, identificação, isolamento, negação, projeção e regressão.
A recepção ao serviço é o primeiro procedimento para a construção das acções ofensivas, situando-se no Complexo I, denominado Side-Out ou KI. A defesa, é o primeiro procedimento de transição do jogo, ocorrendo após ataque do adversário ou após o bloco da própria equipa, situando-se nos Complexos II e III.
Não é permitido aos jogadores que realizam o bloqueio tocar a rede com nenhuma parte do corpo. O contato de bloqueio não é considerado um toque da equipe. Somente os jogadores da linha de frente podem executar um bloqueio. Não é permitido bloquear um saque.
Além do toque e da manchete a defesa pode ser realizada com qualquer parte do corpo, inclusive os pés. No voleibol existe um jogador especialista em defesa, o líbero.
Ele garante o reconhecimento de células e substâncias estranhas e a destruição ou neutralização dos invasores, graças a uma resposta coordenada de seus componentes. Essa resposta é fundamental para garantir que o corpo desenvolva ou não uma doença ou mesmo a duração dela.
Esses vetores são as ameaças aéreas. A defesa antiaérea defenderá as forças terrestres ou navais contra ataques aéreos. A corrida tecnológica entre ameaças aéreas e defesas antiaéreas é acirrada nas décadas de 1970 a 2000.
Os sistemas defensivos são instituídos com o objetivo de propiciar uma organização coletiva para as ações defensivas, por vezes delimi tando as áreas de atuação dos jogadores ou apontando os adversários a serem marcados.
Brunoro, (198X) classifica o saque em cinco tipos: • Saque por baixo; • Saque por cima (tipo tênis); • Saque lateral; • Saque lateral por cima (jornada nas estrelas); • Saque em suspensão (viagem ao fundo do mar).