Consequências da poluição sonora Agitação respiratória, aceleração da pulsação, aumento da pressão arterial, dor de cabeça e, no caso de barulhos extremos e constantes, gastrites, colites ou inclusive enfartes.
Que prejuízos a poluição sonora pode trazer à saúde?
É questão de saúde. As pessoas começam a perder a audição quando são expostas por períodos prolongados e repetidos a sons a partir de 85 decibéis (o equivalente ao ruído do liquidificador). A morte das células auditivas é lenta e irreversível.
Quais são as consequências da poluição sonora e visual?
Pode-se constatar que um indivíduo, quando submetido diariamente à poluição sonora e a poluição visual, pode apresentar sérios problemas de saúde, como distúrbios neurológicos, psicológicos, físicos e cardíacos.
A poluição pode causar doenças, redução da biodiversidade e mudanças climáticas. Pequenas atitudes, como reduzir o uso de automóveis e reciclar o lixo, são medidas que podem reduzir a poluição ambiental.
Sabe aquela buzina no trânsito ou o vizinho que ouve o som alto? Essas práticas consistem em poluição sonora, que ocorre quando há excesso de ruídos que afetam a saúde mental e humana.
O que a poluição sonora pode causar ao meio ambiente?
Segundo o serviço de Parques Nacionais dos Estados Unidos (NPS), a poluição sonora tem um grande impacto ambiental e notáveis efeitos adversos na vida selvagem. De fato, para os especialistas, o ruído pode perturbar os padrões de reprodução, aleitamento e, inclusive, contribuir para a extinção de algumas espécies.
O ruído de trânsito de veículos automotores é o que mais contribui na poluição sonora e cresce muito nas grandes cidades brasileiras, agravando a situação.
Quais são os impactos da poluição na sociedade? Como mostramos acima, a poluição provoca diversos impactos tanto ao meio ambiente quanto à sociedade. Os poluentes atmosféricos interferem nas mudanças climáticas, aumentando os efeitos do aquecimento global e, consequentemente, o derretimento das calotas polares.
As principais fontes de poluição sonora são: os transportes urbanos; aeroportos; as buzinas e sirenes; as construções; as máquinas; casas de show e templos religiosos; os aparelhos de som, entre outros.
Quais são os problemas causados pela poluição sonora?
A poluição sonora pode causar, além da perda auditiva, perda de memória, alterações no sono, bem como: irritação, depressão, zumbido, agressividade, taquicardia, redução da libido, perda de desempenho cognitivo e outras doenças.
Por definição, a poluição sonora ocorre quando há uma quantidade excessiva de ruído ou som desagradável que causa interrupção temporária no equilíbrio natural.
A lei estabelece limites diferentes para o período do dia, que vai das 7h até as 22 horas, e o período da noite, onde os limites são menores, indo das 22h até as 7 horas. Nos domingos e feriados, entre as 22h e 8 horas da manhã.
Quais são os danos que a poluição sonora causa a população?
Quais são os malefícios da poluição sonora? Muitos associam a poluição sonora com a perda auditiva, mas ela vai além. São alterações no sono, irritação, depressão, zumbido, perda de desempenho cognitivo e outras várias doenças, que abordamos em mais detalhes abaixo.
distúrbios do sono (insônia ou sonolência diurna excessiva); aumento do estresse; perda da capacidade auditiva (se a exposição ao excesso de barulho acontecer por mais de 4 horas ininterruptas, por 20 dias, isso pode resultar na perda de 3% da audição);
Quais são as consequências de ouvir som muito alto?
A exposição ao ruído e a música muito intensa, não é apenas prejudicial para o ouvido interno, comprometendo a audição, também é prejudicial em termos psicológicos. Aumenta o stresse, pode provocar depressão, insónias e diminuir a atenção. Em certos casos, surgem zumbidos que condicionam muito a qualidade de vida.
As mortes ocorrem principalmente devido à inalação dos gases e à exposição a partículas finas que penetram profundamente nos pulmões e no sistema cardiovascular, podendo causar acidentes vasculares cerebrais, doenças cardíacas, câncer de pulmão, doenças pulmonares obstrutivas crônicas e infecções respiratórias, ...
A poluição vem causando diversos impactos ao redor do mundo, que vão desde mudanças climáticas, extinção de espécies, destruição da camada de ozônio, agravamento do efeito estufa, chuva ácida, inundações, passivos ambientais críticos, e muitos outros danos que afetam milhares de seres vivos.
Problemas respiratórios, cardiovasculares e câncer de pulmão estão atribuídos a este poluente. central, podendo estar relacionados a vertigens, confusão mental e comprometimento da coordenação motora. ainda agravar doenças respiratórias preexistentes, como asma e bronquite, e reduzir a função pulmonar.
O lançamento de gases tóxicos e material particulado proveniente de fábricas, carros, queimadas, cigarros, entre outros meios, afeta a qualidade do ar, provocando a poluição atmosférica.
A palavra “poluição” diz respeito à contaminação e/ou à degradação do meio ambiente; prejudicando a vida. Em geral, ela é provocada por nós, seres humanos, mas suas consequências afetam não somente as pessoas, mas toda a vida na Terra, como é o caso do aquecimento global e do efeito estufa.
A poluição atmosférica afeta quase todos os órgãos do corpo. Um estudo recente do Fórum de Sociedades Respiratórias Internacionais mostra que a poluição do ar contribui para uma série de doenças e complicações, desde diabetes e demência até problemas de fertilidade e leucemia infantil.
Poluição sonora é qualquer emissão de ruído ou som que possa prejudicar a saúde, o sossego e o bem-estar dos indivíduos. É considerada um grave problema, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), haja vista que afeta a qualidade de vida de milhares de pessoas.
3.688, conhecido como Lei de Contravencoes Penais. Perturbar alguém, tanto o trabalho quanto o sossego alheio - com gritaria ou algazarra, exercendo ruidosa, abusando de instrumentos sonoros ou provocando barulho com animais de estimação -, é passível de prisão simples e multa.