A médica veterinária Joyce Lima explica o porquê: “De uma forma geral, recomenda-se que as vacinas múltiplas para cães (V8, V10, V11 ou V12) sejam aplicadas em 3 doses com o intervalo de 3 a 4 semanas entre elas, não excedendo isso, caso contrário, irão perder seu efeito inicial de estímulo à imunidade.
Mas “por quanto tempo posso atrasar a vacina do cachorro?” Se você chegou aqui e ainda está com essa dúvida, saiba que o intervalo máximo entre cada dose é de 30 dias. “No caso de filhotes, ultrapassar esse limite pode significar recomeçar todo o protocolo, seguindo o número de doses necessárias”, explica a Dra.
Tem problema dar vacina depois que passou a data certa?
Mas não há motivos para preocupação. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ampliou o prazo de seis para nove meses, em abril deste ano, depois que Fiocruz e AstraZeneca provaram que o imunizante pode ser aplicado até três meses depois do prazo previsto inicialmente, desde que estocado da forma correta.
Reforço anual. A cada 6 meses: apesar da leptospirose fazer parte da vacina V10, a frequência ideal de imunização apenas contra esta doença é a cada 6 meses, então, nos intervalos de sua vacinação com V10, não se esqueça da vacinação contra leptospirose (Recombitek 4 Lepto).
Veja as seis vacinas que as crianças não podem deixar de tomar
BCG. A vacina BCG tem a finalidade de proteger o corpo humano contra a tuberculose, doença bacteriana contagiosa que atinge os pulmões e pode causar problemas respiratórios que levam à morte. ...
CACHORRO COM VACINA ATRASADA COMO REFAZER E ATUALIZAR REFORÇO APÓS UM ANO REPETIR AS VACINAS NO CÃO
O que fazer quando a vacina está atrasada?
Vacinas atrasadas, o que fazer? Embora o ideal seja que os imunizantes sejam aplicados na data recomendada, é possível que ocorra algum empecilho no meio do caminho. Nesses casos, o indivíduo deverá se dirigir a uma unidade de saúde o quanto antes e deixar sua carteira de vacinação atualizada.
Qual recomendação para vacinação de febre amarela em crianças com atraso vacinal? Para crianças vacinadas com a primeira dose da vacina da febre amarela (atenuada) aos 9 (nove) meses de idade, a segunda dose deverá ser administrada até os 4 anos 11 meses e 29 dias de idade.
A Vacina V10 tem efeitos colaterais? Sim, pode ter. Apesar de não ser muito comum, pode haver alguns efeitos colaterais leves, como inchaço na área da aplicação, febre, e desânimo. Geralmente esses efeitos podem durar cerca de 24 horas (ou um pouquinho mais), mas não deve se preocupar.
Quais são as reações da vacina V10? Apesar de ser extremamente importante para a saúde dos cães, a vacina V10 pode provocar algumas reações, entre elas: febre, cansaço, vômitos, diarreia, sensibilidade, falta de apetite, sede em excesso, dor no local da aplicação, entre outros.
Evite administrar a V6 ou V8 junto com a antirrábica: isso reduz reações adversas. A V8 ou V10 são indicadas a partir das seis primeiras semanas de vida.
Posso adiantar uma vacina, ou seja, fazer antes da data prevista para a próxima dose? Sim. Desde que respeitado o intervalo mínimo recomendado! Todas as vacinas tem faixa etária de recomendação, com idade mínima e máxima para cada produto, assim como intervalo MÍNIMO entre uma dose e outra.
Situações em que se recomenda o adiamento da vacinação Tratamento com imunodepressores (até três meses após a suspensão de seu uso), inclusive para vacinas de componentes e de organismos mortos ou inativados, pela possível inadequação da resposta.
A Pfizer divulgou um comunicado em que afirma, com base nos resultados dos estudos de fase três, que a eficácia de sua vacina é de pelo menos seis meses após a vacinação com a segunda dose.
A vacina V10 é uma das vacinas mais importantes para proteger os cães de várias doenças. Aplicada em filhotes a partir de 45 dias de vida, são 3 ou 4 doses seguidas com intervalos de 21 a 30 dias entre elas. Após essas aplicações o cão adulto deve ser vacinado com a V10 anualmente.
Quanto custa? A V10 custa, em geral, entre R$60 e R$100 cada dose. É comum que clínicas veterinárias cobrem um valor mais alto pela vacina para cachorro V10 em relação à V8, já que ela conta com uma proteção mais abrangente. Consulte o seu veterinário antes de definir o imunizante ideal para seu cachorro.
Primeiro, é super importante lembrar que o nosso doguinho só deve começar a passear após completar o ciclo das principais vacinas. Ainda assim, recomendamos esperar de 15 a 30 dias depois de concluir as primeiras doses da vacina V8 ou V10 e a vacina contra a raiva.
A vacina V10 é dada em 3 doses, com uma dose de reforço a cada ano. Depois que o cão toma a primeira dose entre 6 e 8 semanas de vida, ele deve tomar mais duas doses com intervalos de 3 a 4 semanas entre cada uma.
A vacina V10 também protege os cães dos quatro subtipos da Leptospirose: canicola, grippotyphosa, pomona e icterohahemorrhagiae. Além da V10, também é indicado que os cães filhotes sejam vacinados contra outras três doenças relativamente comuns e bastante perigosas ao universo canino: giárdia, raiva e tosse dos canis.
Conteúdo: Art. 1º Será garantido, através do ministério do meio ambiente, ou outro órgão competente, a inclusão gratuita das vacinas polivalentes V8 ou V10 para cães e V4 para gatos para garantir o controle de doenças e a qualidade de vida dos animais.
O ideal é nunca atrasar a vacinação do pet, já que a imunização completa deve ser feita dentro do período recomendado pelo médico veterinário. Basicamente, a proteção de todo pet deve ser feita por meio da vacinação, independentemente do fato de ele ter ou não acesso à rua ou se convive com outros animais.
O que acontece quando a vacina é aplicada errada no cachorro?
Segundo o médico veterinário João Eduardo Pires, a probabilidade de uma vacina trazer problemas à saúde do animal é pequena, mas não é descartada. "A conservação da vacina ou a aplicação errada é que pode ocasionar um problema de eficiência vacinal", explicou.
Olá. Ela deve receber as vacinas em atraso o quanto antes! As vacinas não perdem a eficácia em caso de atraso nas suas doses, mas a criança fica aquele período sem proteção e susceptível a doenças.
2 doses 1º reforço 1ª dose: 3 meses 2ª dose: 5 meses 1º Reforço: 12meses Vacina pode ser administrada em criança a partir dos três meses de idade até os quatro anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias).
Recomenda-se adiar a vacinação nos casos de doenças febris agudas, moderadas ou graves até a resolução do quadro, para que esses sintomas não sejam confundidos com reações à vacina.