Quais são os direitos de um passageiro em caso de atraso de voo?

Os passageiros têm direito a assistência material em caso de atraso de voo, que inclui comunicação, alimentação e hospedagem, dependendo da duração do atraso.
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Quais os direitos do consumidor quando o voo atrasa?

Além disso, dependendo do tempo de espera pelo próximo voo, você pode exigir assistência material, reembolso ou remarcação do voo. Por exemplo, a companhia aérea deve oferecer alimentação em voo atrasado por 2 horas ou mais.
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Quantas horas de atraso no voo pode processar?

Para receber indenização, o voo deve ter atrasado por mais de 5 horas. Além disso, a indenização não acontece quando o voo atrasa por motivos que não podem ser controlados pela companhia aérea, como eventos climáticos adversos.
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Qual a tolerância de atraso de voo?

Se o atraso for superior a 4 horas (ou a empresa já tenha a estimativa de que o voo atrasará esse tempo), ou houver cancelamento de voo ou preterição de embarque, a empresa aérea deverá oferecer ao passageiro, além da assistência material, opções de reacomodação ou reembolso.
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Quanto tempo o passageiro pode atrasar?

Caso o atraso ultrapasse 3 (três) horas, todos os direitos dos passageiros de embarcar em outra companhia ou receber o valor de volta é assegurado. Porém, a partir da terceira hora de atraso é obrigação da companhia fornecer alimentação e hospedagem aos passageiros.
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ADECO Responde -Direitos do passageiro quando perde voo ligação, por atraso ou cancelamento de voo.

Quanto é a indenização por voo atrasado?

Portanto, é direito do consumidor em caso de atraso de voo receber uma indenização por danos morais. O valor da indenização por atraso de voo está em média R$4.500,00 no Brasil. Mas, se você tiver que enfrentar um problema sério por causa do voo atrasado, a indenização pode ser maior e chegar a até R$10 mil.
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Como provar que o voo atrasou?

Se perdeu ou chegou atrasado por conta do atraso, é necessário que tenha também: fotos e demais registros eventualmente realizados, demonstrando o tamanho das filas para check-in ou o atraso do voo no painel de embarque, e/ou comprovantes de eventos perdidos em razão do ocorrido.
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Quando a companhia aérea deve fornecer hotel?

A partir de uma hora, a empresa é obrigada a oferecer suporte de comunicação, como internet e telefone. A partir de duas horas, alimentação. Já se o atraso for superior a quatro horas, é preciso fornecer hospedagem, mas somente em caso de pernoite no aeroporto, além de transporte de ida e volta.
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Quando passageiro tem direito a hotel?

No atraso superior a 4 horas, exclusivamente para o caso de voo noturno e em cidade estranha ao seu domicílio, o passageiro tem direito à acomodação ou hospedagem de pernoite, inclusive fornecimento do traslado de ida e volta ao hotel.
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O que diz a Resolução 400 da Anac?

Regras atuais

Tendo como base a Resolução nº 400/2016, a partir de 1º de janeiro de 2022, se a empresa cancelar o voo, os passageiros têm direito de escolher entre reacomodação, reembolso integral do valor pago ou execução por outras modalidades.
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Como solicitar reembolso por atraso de voo?

O reembolso por voo cancelado pode ser solicitado junto à companhia aérea por meio dos canais de atendimento ao cliente. São eles: o serviço de atendimento telefônico, chat online do site da empresa ou e-mail. No site da companhia, é possível fazer o login e solicitar o cancelamento e o reembolso.
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O que faz o voo atrasar?

Os motivos pelo qual um voo doméstico ou internacional atrasa podem ser muitos, entres os principais estão as condições climáticas, que restringem o uso das pistas e em alguns casos até fecham o aeroporto, a manutenção não programada, que ocorre quando algum componente apresenta problemas inesperados, o excesso de ...
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O que diz a Resolução 280 da ANAC?

34 da Resolução nº 280, de 2013, da Agência Nacional de Aviação Civil – Anac, com o objetivo de permitir que pessoas com sessenta anos ou mais possam ocupar assento adjacente a saída de emergência, em aeronave. Sala das Sessões, em de de 2024.
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Quanto tempo de atraso de voo gera dano moral?

O atraso de até quatro horas, em decorrência de reestruturação da malha aérea ou impossibilidade de decolagem do voo, configura atraso tolerável e mero aborrecimento, em razão da complexidade da vida moderna e das imprevisões das relações cotidianas, não sendo apto para caracterizar danos morais”.
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Qual a responsabilidade civil das companhias aéreas em caso de atraso em voos comerciais?

· Mais de 4 horas (ou a empresa já tenha ciência de que o voo atrasará esse tempo), ou se houver cancelamento do voo ou preterição de embarque: nesse caso, além da assistência material, a companhia terá que oferecer opções de reacomodação sem custo em outro voo ou reembolso integral da passagem.
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Como entrar com um processo contra uma companhia aérea?

O primeiro passo é ligar diretamente para a companhia aérea solicitando todas as providências que, por lei, precisam ser tomadas para apaziguar os danos causados. Com todas as provas em mãos, será preciso ir no Juizado de Pequenas Causas ou buscar por um advogado capaz de levar o processo adiante.
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O que o passageiro tem direito no voo?

Atrasos e cancelamentos de voos

E quando isso acontece, os passageiros têm direito a uma série de direitos, incluindo: Remarcação do voo sem custo adicional. Reembolso do valor da passagem. Acomodação em hotel, se necessário.
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Quais são os direitos dos passageiros?

Quais são os direitos do viajante aéreo no Brasil?
  • Direito à informação.
  • Direito à assistência.
  • Direito de reembolso ou reacomodação.
  • Direito à acomodação.
  • Direitos em caso de overbooking.
  • Direitos dos passageiros com necessidades especiais.
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O que acontece se o voo atrasar e perder a conexão?

Se você perder a conexão, você tem direitos, e a companhia aérea deve: Embarcar no Próximo Voo da Mesma Companhia Aérea: Escolha um voo com o mesmo destino, mantendo a mesma escala. Embarcar em um Voo de Outra Companhia Aérea: Seja realocado em outro voo sem custos adicionais, se for a melhor opção.
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O que o passageiro tem direito quando o voo atrasa?

Voo atrasado direitos coma ResolVoo

O valor da indenização varia dependendo da legislação aplicável, mas pode ser de até R$ 5.000,00, de forma rápida e fácil. Além disso, em casos de cancelamentos de voo ou overbooking, os passageiros também podem ter direito a indenizações financeiras.
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Quando o passageiro tem direito a hospedagem?

O Passageiro com Necessidade de Assistência Especial (PNAE) e seus acompanhantes sempre terão direito à hospedagem, independentemente da exigência de pernoite no aeroporto. A empresa poderá suspender a prestação da assistência material para proceder ao embarque imediato.
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Quando o voo atrasa duas horas?

Atraso de voo no Brasil

A partir de 1 hora de atraso: a companhia aérea deve oferecer meios de comunicação aos passageiros, como acesso à internet e ligações gratuitas; A partir de 2 horas de atraso: além dos meios de comunicação aos passageiros, a empresa também deve lhes fornecer alimentação.
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Quando a companhia aérea é obrigada a pagar hotel?

Quando a Companhia Aérea é Obrigada a Pagar Hotel? A obrigação da companhia aérea de pagar por acomodação em hotel está relacionada principalmente a situações específicas, como atrasos ou cancelamentos de voos que são de responsabilidade da própria companhia aérea.
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Qual o direito dos passageiros com atraso superior a 4 horas no aeroporto durante o dia de acordo com a Resolução 400?

De acordo com a Resolução nº 400/2016 da Agencia Nacional de Aviacao Civil ( ANAC), os passageiros têm direito a assistência material quando o voo atrasa por mais de 4 horas.
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O que fazer quando a companhia aérea muda o horário do voo?

De acordo com as normas da ANAC, se o voo da Gol ou de qualquer outra companhia aérea sofrer uma alteração superior a 30 minutos (no caso de voos nacionais) e não for conveniente para o passageiro, ele tem o direito de solicitar o reembolso integral do valor pago sem qualquer ônus.
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