Os pais que trabalham sob o regime da CLT e que têm filhos especiais não têm direitos específicos pela lei trabalhista ou no INSS, mas podem conseguir a redução de jornada e o BPC-Deficiente.
Quem cuida de filho especial tem direito a aposentadoria?
O Projeto de Lei 1605/23 autoriza a mãe de filho com deficiência a continuar recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC) em caso de falecimento do dependente. O texto altera a Lei Orgânica da Assistência Social (Loas - Lei 8.742/93) e está sendo analisado pela Câmara dos Deputados.
O empregado que tem filho, enteado ou criança sob guarda judicial que tenha deficiência, comprovada por perícia médica, poderá passar a ter direito a jornada especial de trabalho, sem prejuízo do salário, mediante acordo coletivo.
Quem tem filho autista tem direito a minha casa, minha vida.?
Brasília (DF) O deputado federal Murilo Galdino (Republicanos-PB) apresentou uma emenda à Medida Provisória N 1.162/2023 publicada pelo Governo Federal retomando o Programa Minha Casa, Minha Vida, para que famílias que tenham pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) sejam inseridas no rol de prioridades pelo ...
Quem tem filho autista tem desconto na compra de carro?
Pessoas com deficiência física, visual, auditiva, mental severa ou profunda, ou transtorno do espectro autista podem obter a isenção de IPI, para um único carro, a cada 3 (três) anos. Motoristas profissionais (taxistas) podem solicitar a isenção a cada 2 (dois) anos.
A despeito da presença de crianças, adolescentes, idosos ou mesmo pessoas doentes no imóvel locado, não há qualquer impedimento ao direito de o locador cobrar os aluguéis e, em caso de não pagamento, ingressar com uma ação de despejo contra o locatário.
Reembolso das despesas com tratamento e educação especializada de filhos excepcionais. Este benefício está previsto em Acordo/ Convenção coletiva, portanto o valor é definido de acordo com a unidade.
É preciso já ter trabalhado na condição de pessoa com deficiência por no mínimo 180 meses durante o tempo de contribuição. Este pedido é iniciado totalmente pela internet, você não precisa ir ao INSS. Durante a análise, você poderá ser chamado para perícia médica e avaliação social.
Quem tem filho especial tem direito a redução de jornada?
Os servidores públicos da Administração Direta, Indireta, Autárquica ou Fundacional, incluindo os funcionários das fundações mantidas ou instituídas pelo município, que tenham filhos, enteados ou dependentes legais com deficiência congênita ou adquirida, têm direito à redução de sua carga horária de trabalho.
Mães de autistas podem receber, mensalmente, um 1 (um salário) mínimo do Governo Federal. O nome dessa ajuda do Governo é “Benefício de Prestação Continuada – BPC”, também conhecido como “BPC/LOAS”.
Qual o valor da pensão alimentícia para 1 filho autista?
Uma juíza da 1ª vara da Família e Sucessões do Foro Regional de Vila Prudente, São Paulo, decidiu que um pai deve pagar pensão alimentícia mensal de um salário-mínimo para cada um de seus dois filhos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Quem tem autismo leve tem direito a algum benefício?
O Benefício de Prestação Continuada (BPC) da Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), mais conhecido como BPC Loas, pode ser solicitado por pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Quem tem filho especial tem direito a minha casa, minha vida.?
Pessoas com deficiência ou famílias de que façam parte pessoas com deficiência. Quem é inscrito ou pensa em fazer a inscrição no Programa Minha Casa Minha Vida e tem um familiar deficiente também tem prioridade na entrega da casa ou de um apartamento. As pessoas com deficiência também entram na prioridade.
Quem tem filho autista tem desconto na água e luz?
Muitos não sabem, mas a Tarifa Social de Energia Elétrica também garante descontos de até 65% na conta de luz para pessoas com autismo, cujos procedimentos médicos ou terapêuticos necessitam do uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que demandem consumo de energia elétrica para funcionamento.
Qual o valor do Bolsa Família para quem tem filho autista?
Esse valor de R$ 353,00 é o resultado da divisão do valor atual do salário mínimo (R$ 1.412,00) por 4, ou seja, 1/4 do salário mínimo, no ano de 2024. Mas, mesmo que o valor seja um pouco maior, pode ser possível pedir o benefício e ter o direito reconhecido.
Pode sim! Dependendo do grau do espectro autista, ele ficará incapacitado de trabalhar. Para isso, além de comprovar a incapacidade total e permanente para o trabalho, a pessoa com TEA precisa ter 12 meses de carência no INSS e possuir qualidade de segurado. Assim, ela consegue solicitar a aposentadoria por invalidez.
2º – Será assegurado o auxílio para mãe atípica ou responsável legal atípico, com a finalidade de arcar com despesas de moradia, alimentação, medicamentos para dar continuidade em tratamentos de saúde, estudos e cuidados da saúde física e saúde mental do assistido.