O capim santo (Cymbopogon citratus) tem se mostrado eficaz no auxílio do tratamento da hipertensão arterial, possui efeito calmante, anti espasmolitica, analgésico e bom sinergismo com antibióticos. Essas ações terapêuticas são produzidas, principalmente, pelo citral, composto do óleo essencial desta erva.
Conhecido também por Capim-limão, Capim-santo, Erva-príncipe ou Erva-cidreira, o Capim-cidreira possui um aroma agradável, que remete ao perfume do limão. Em suas propriedades encontramos o efeito relaxante e calmante, que faz dele um dos mais ideais tipos de chá para tomar a noite.
O chá feito a partir das folhas do capim santo pode auxiliar na digestão, reduzindo sintomas como flatulência, cólicas e indigestão. Além disso, sua ação antimicrobiana pode ajudar a combater infecções bacterianas e fúngicas.
Deve ser consumida por no máximo 04 meses, se esta planta medicinal for consumida em quantidade excessiva ou por tempo maior do que o recomendado, pode causar náuseas, vômitos, dor abdominal, tontura, diminuição da frequência cardíaca, sonolência, queda da pressão e respiração ofegante.
Quanto tempo leva para o chá fazer efeito no organismo?
Não há um prazo certo para notar o impacto do chá no organismo. Até porque isso depende do tipo de planta usado. No caso da erva-mate, a nutricionista Brunna Boaventura viu uma melhora no perfil antioxidante apenas uma hora após o consumo. Mas o colesterolsó caiu depois de 20 dias.
Quem tem problema de coração pode tomar chá de capim santo?
O capim- santo, também conhecido como capim-limão, capim cidreira e erva-cidreira, apresenta propriedades antiinflamatórias, ajudando na prevenção de doenças cardiovasculares.
Quem tem problema de rins pode tomar chá de capim santo?
Usado como digestivo. Forma de utilização: Misturar uma xícara grande de água fervendo com 2 colheres grandes das folhas. Beber 1 xícara grande do chá 2 a 3 vezes por dia. Como e quando NÃO usar: Não deve ser utilizada por asmáticos, grávidas, pessoas com problemas nos rins ou no fígado.
O recomendado, segundo finalizam as nutricionistas, é que o chá de capim santo seja administrado na alimentação cerca de três vezes ao dia. Porém, em caso de refluxo ele pode causar desconforto, o que significa que não é bom exagerar.
– Capim limão ou Capim Santo é uma planta com aroma bem característico, e sua utilização na forma de chá, além de muito saborosa pode reduzir a ansiedade e colaborar com a insônia, recomenda-se utilizar até 4 vezes ao dia.
Além de atacar o fígado e os rins, o excesso do chá pode causar aumento da pressão arterial, ansiedade e taquicardia. A nutricionista Giovanna ainda ressalta que chás são sim opções boas e saudáveis, mas quando ingeridos com cuidado, pois qualquer alimento em excesso pode fazer mal.
Por quanto tempo posso tomar chá? A maior parte dos chás pode ser tomado diariamente em pequenas quantidade sem prejudicar a saúde, no entanto alguns chás, como o chá verde não devem ser tomados por mais de 3 semanas consecutivas porque podem elevar a pressão arterial.
Cada erva possui características específicas, por isso, não é possível estabelecer um período de validade para os chás. Depois de feita, nenhuma bebida deve ser consumida após 12 horas.
O uso do capim santo está contraindicado em casos de dor abdominal forte sem causa aparente, caso se faça uso de diuréticos e durante a gravidez. Além disso, no caso de se fazer uso de medicamentos para controlar a pressão arterial, deve-se consultar o médico antes de fazer uso dessa planta.
O capim-santo, também conhecido como capim-limão, capim-cheiroso ou capim-cidreira, é uma planta medicinal rica em citral, compostos bioativos com ação antioxidante, que combate o excesso de radicais livres e auxilia na prevenção de gastrite e pressão alta.
Não deve ser utilizado por gestantes, lactantes ou menores de 18 anos por conta da fala de dados que comprovem a segurança dessa substância para esses grupos. Também não deve ser utilizados por pacientes portadores de doenças cardíacas, renais, hepáticas, ou crônicas.
O que acontece se tomar chá de capim santo todos os dias?
Conhecido mundialmente por ser um aliado das pessoas que sofrem de ansiedade e do estresse da rotina diária, o chá de capim-santo é um ótimo fitoterápico, porém, deve ser consumido da maneira correta.
Essa planta tem vitaminas A, B1, B3, B6, B12, C e E. Além disso, em sua composição encontramos 20 tipos de minerais, sendo os principais: cálcio, fósforo, potássio, sódio, cobre, magnésio e zinco. Dessa forma, nossa pele e cabelos se beneficiam dos efeitos rejuvenescedores da planta.