O tempo do futuro na língua inglesa tem duas formas: o futuro com o verbo auxiliar "will" e com a expressão "to be going to". Este tempo verbal será formado pela colocação do verbo auxiliar "will" antes do verbo principal em sua forma natural. Ex.: It will be good to see my friends after all these years.
Pudemos observar anteriormente também que, ao falar de planos no futuro, o will apresenta uma ideia de espontaneidade. Mas quando queremos falar de algo que já decidimos ou planejamos, devemos usar going to. Vejamos alguns exemplos: My daughter is going to become a doctor.
A estrutura desse tempo verbal é parecida com a do verbo (to) be, ou seja, basta inverter a ordem entre o sujeito e a partícula 'will' na pergunta, ou acrescentar o “not” depois de 'will' na negativa. Portanto, transformando a frase “He will study hard!” em pergunta, faríamos da seguinte forma: Will he study hard?
Learn English Tenses: 4 ways to talk about the FUTURE
Quando usar i ll ou i will?
Quando você quiser falar de algo que tem a intenção de realizar no futuro, como uma previsão, deve usar o will. Ele pode aparecer de duas formas, completa (will) ou contraída ('ll). Veja exemplos: He will work during the night this month.
A forma verbal going to indica uma ação no futuro, utilizamos para falar de eventos que temos certeza que irão acontecer num futuro imediato, pois há evidências claras sobre isso, ou para expressar planos e intenções.
1 – Não tem segredo: quando usamos will para expressar futuro, basta colocá-lo antes do verbo principal. Se quiser colocar o verbo na sua forma negativa, basta colocar o not na frente dele (will not) ou usar a forma contraída: won't. They will be at home tonight. Eles estarão em casa hoje à noite.
Ele é utilizado para descrever e identificar pessoas e objetos; e nas expressões de tempo, de lugar e idade. Observe os exemplos: My son will be a doctor. (Meu filho será um médico.)
“Will” é usado para decisões espontâneas, previsões sem evidência e promessas. “Going to” é usado para intenções, previsões com evidência e planos futuros.
A forma negativa usando o going to é muito fácil, basta adicionar o not antes do going to. Vamos ver alguns exemplos: I'm not going to buy a car next month. - Eu não vou comprar um carro no mês que vem.
No caso de predições futuras, a estutura going to é usada quando temos uma evidência de que algo acontecerá. Enquanto, com will, a predição provavelmente acontecerá.
O will é usado quando falamos sobre algo no futuro e costuma estar acompanhado de expressões que indicam incerteza. Confira alguns exemplos que vão ajudar você a entender melhor: I will probably go to London in March – Eu provavelmente irei a Londres em março.
Esse verbo não tem um significado fixo, contudo apresenta-se muitas vezes como “seria” e “teria”. Assim, admite significado conforme o verbo principal. Em geral, comporta-se como passado do verbo will. Ele é usado para oferecer algo, fazer pedido, indicar possibilidade e fazer referência a uma hipótese.
O verbo shall é um modal verb, portanto, pode alterar o contexto. Na linguagem formal, shall pode ser considerado também como um verbo auxiliar, apesar de ser ligeiramente arcaico. Geralmente é utilizado afirmativamente para pedir opinião sobre algo, entre outras coisas.
Simple Future (Futuro Simples) é um dos tempos verbais em inglês utilizado para indicar ações futuras. Esse período é representado pelos verbos modais 'will' e 'going to'.
O going to é utilizado principalmente para ações que temos uma certeza maior que iremos realizar, como algum plano já definido e fixo, por exemplo. Veja alguns exemplos: I am going to have a date tomorrow. I'm looking forward for it.
É formado usndo-se o sujeito+ verbo to be+ going to+ verbo no infinitivo. A interrogativa e a negativa são feitas como no verbo to be. Ex: You are going to travel tomorrow - Are you going to travel tomorrow? - You are not going to travel tomorrow.