A charge, que é um estilo de ilustração, tem como objetivo satirizar alguém, alguma situação ou acontecimento atual, por isso ela sempre está relacionada com um determinado contexto social, histórico, cultural ou político.
A charge é classificada como um texto que apresenta elementos verbais e não verbais e que tem como intuito fazer uma crítica sobre determinado acontecimento do nosso cotidiano. Por ser um texto do campo jornalístico, ela pode ser encontrada com frequência em jornais, revistas e mídias digitais.
Charge tem a finalidade de ilustrar, por meio da sátira, os acontecimentos atuais que despertam o interesse público. Muito usado em jornais e revistas por causa do cunho político e social. É o gênero no qual o autor expressa sua visão dos fatos por meio de caricaturas.
Enquanto o cartum tem a intenção de satirizar costumes humanos não situados no tempo, a charge possui a intenção de satirizar circunstâncias que estão em um contexto específico. Ou seja, em um contexto direcionado para os problemas sociais, principalmente.
Qual é o objetivo comunicativo desse texto da charge?
A charge, que é um estilo de ilustração, tem como objetivo satirizar alguém, alguma situação ou acontecimento atual, por isso ela sempre está relacionada com um determinado contexto social, histórico, cultural ou político. Não pare agora...
O Cartum é um gênero jornalístico, que tem como principais meios de circulação veículos como jornais, revistas e internet. Com uso do humor como forma de criticar problemas sociais, políticos e ambientais, dentre outros, geralmente trata de temas e assuntos cotidianos - aspectos pelos quais se assemelha à Crônica.
Charge é um gênero textual jornalístico que tem como intenção principal fazer uma crítica sobre algum tema usando o humor. Elas é criativa e aborda temas da atualidade. Seus personagens são geralmente desenhados, com o estilo semelhantes aos das caricaturas. Coronavirus, como também contra a Dengue.
Pelo estudo de charges, utilizadas nas diversas esferas e perpassando pelo social, político, histórico e cultural, intenta-se demonstrar as suas funções, características e os recursos linguísticos responsáveis pela sua significação, fazendo o possível para incutir e aumentar, no aluno, suas capacidades linguísticas e ...
A charge possui uma função social importante, que é a de criticar e satirizar os acontecimentos da sociedade. Ela funciona como uma forma de expressão artística e política, utilizando o humor como ferramenta para questionar e provocar reflexões sobre determinados temas.
A charge é um tipo de texto que retrata um acontecimento ocorrido em uma época definida, dentro de um determinado contexto sócio-histórico específico, e que exige do interlocutor o conhecimento desses fatores para ser entendida, pois fora dele, provavelmente, perderá sua força comunicativa.
Seu principal objetivo é estabelecer uma opinião crítica e, através dos elementos visuais e verbais, persuadir o leitor, influenciando-o ideologicamente.
A palavra charge é de origem francesa e significa “carga”. Esse nome não foi escolhido por acaso, já que uma das principais características da charge é exagerar, seja sobre um fato, seja sobre uma pessoa, de modo a torná-la uma caricatura.
A charge é uma história contada em um breve texto e ilustrada em quadrinhos. Surgiu na Europa e foi publicada no Brasil pela primeira vez em 1837, e tratavam de críticas ao império. Quando foi criada, era vendida separadamente nas ruas, mas rapidamente se popularizou e passou a ser publicada em jornais e revistas.
Charge é um gênero textual cuja intencionalidade principal é fazer uma crítica por meio do humor. As charges destacam-se pela criatividade e abordagem de temas da atualidade. Os personagens geralmente são desenhados seguindo o estilo de caricaturas.
Como a charge, o cartum é apresentado em um quadro apenas. Um conjunto de cartuns formam uma tirinha, que tem introdução, desenvolvimento e desfecho. História em quadrinhos é uma tirinha que envolve mais eprsonagens, mais conflitos, mais situações", explica Fernanda Bérgamo.
Toda a charge busca causar um efeito, envolvendo, para isso, questões sociais, políticas, culturais e ideológicas. Por isso, ao ler uma charge na hora da prova, é essencial relacionar texto verbal e não-verbal com os principais fatos e contextos sociais da atualidade.
Quem são os personagens que estão representados na charge?
Na charge, foram representados os camponeses (Terceiro Estado), a nobreza (Segundo Estado) e o clero (Primeiro Estado). É possível estabelecer essa relação por meiodos trajes utilizados. No entanto, o que a confirma é o fato de que o clero e a nobreza estão acima da pedra sobre o camponês.
Um cartoon, cartune ou cartum é um desenho humorístico, animado ou não, de caráter extremamente crítico, que retrata, muito sinteticamente, algo que envolve o dia a dia de uma sociedade.
Se utiliza de elementos da história em quadrinhos, como balões, cenas e as onomatopeias. O cartum se caracteriza com uma anedota gráfica em que nele podemos visualizar a presença da linguagem verbal associada à não verbal.