O Vale do Amanhecer está associado diretamente às práticas ritualísticas sincretizadas de forma compósita com o espiritismo, catolicismo, tradições afrobrasileiras e religiões ameríndias. Os elementos simbólicos dessas tradições religiosas foram importados dos seus contextos originais e lá receberam novos significados.
Onã dispõe para a comunidade cinco trabalhos. São eles: tronos, cura evangélica, defumação, linha de passe e mesa evangélica. Cada um com seu papel e intuito de realizar uma limpeza espiritual no paciente e fazê-lo seguir em frente com a sua aura purificada.
Segundo os seguidores do Vale do Amanhecer, seres extraterrestres pousaram na Terra há 32 mil anos para desenvolver as civilizações humanas. Esses seres depois voltaram à Terra através de sucessivas encarnações passando por várias culturas e épocas.
Os médiuns do Vale acreditam que estão ligados a doutrina devido terem praticados atos em vidas passadas que vão contra os preceitos universais e por isso Seta Branca intercedeu junto a Jesus para ser possível que um determinado grupo pudesse ser reunido aqui no Vale do Amanhecer para que além do resgate dos próprios ...
Na iconografia do Vale do Amanhecer, Pai Seta Branca, ou Cacique da Lança Branca - se lembrado em sua em sua última encarnação -, é sempre um índio de aparência bonita, jovem e altiva. Veste-se com uma túnica azul, um longo cocar e usa sandálias de couro.
O processo de incorporação no Vale do Amanhecer envolve dois tipos de entidades: caboclos e os pretos-velhos; ambas as entidades são recorrentes na umbanda, e tal qual ocorre nesta religião, no VDA também o médium que incorpora determinada entidade passa a assumir trejeitos que remeteriam às mesmas.
O Vale do Amanhecer é uma doutrina que se denomina espiritualista cristã, criada por uma médium que se acredita ter tido o dom da clarividência, que concebeu sobre o Brasil, especificamente no planalto central do país, Brasília, uma doutrina de ramificação eclética, com bases no espiritismo kardercista cristão e nas ...
Instruções aos Pacientes que vão ao Vale do Amanhecer a Primeira vez: Pacientes Homens: é proibido ir de bermuda, camiseta regata ou camisa aberta. Pacientes Mulheres: é proibido ir de roupa curta, short, minissaia ou roupa decotada. *Observações Gerais: é proibido o uso de aparelhos eletrônicos no interior do templo.
Além de Pai Seta Branca, compõem o panreâo religioso do Vale do Amanhecer entidades da Umbanda edo Espiritismo como Mãe Conga, Pai João de Enoque, Pai João de Aruanda, Mãe D'aruanda, Caboclo Tupinambá, Caboclo Sete Flexas, Cabocla Jurema, Mãe Tilde, Doutor Fritz, Doutor Be- zerra de Menezes, dentre outros.
BRASÍLIA (6/12/13) – Reconhecida como a primeira manifestação religiosa criada junto com o Distrito Federal, o Vale do Amanhecer, em Planaltina, reúne constantemente milhares de pessoas em busca de curas e tratamento espiritual, na doutrina fundada pela clarividente Neiva Zelaya – a Tia Neiva.
Segundo o homem, nos últimos dias, o líder não permitiu que indivíduos da comunidade realizassem vigílias espirituais e chegou a fechar os templos do local. Edvaldo explica que, por fim, ele decidiu expulsar os membros sem justificativa. “A pessoa não pode frequentar, nem participar dos rituais e nem usar as roupas.
DEFUMAÇÃO: Direcionado ao sentimento de inveja, este trabalho purifica e liberta os pacientes; LINHA DE PASSE: Os médiuns recebem entidades caboclas que purificam os pacientes. Incorporados batem com força no peito, puxando para si as energias negativas que resistiram aos trabalhos anteriores.
O que significa a palavra salve Deus no Vale do Amanhecer?
Na Doutrina do Amanhecer um "Salve Deus!" permite com que as entidades e os médiuns transmitam o amor de Deus. Trata-se, ainda, de um pedido de licença para entrar ou sair de um local ou de um trabalho espiritual. Tem a intenção de expressar o sagrado que existe dentro de cada ser.
Na iconografia do Vale do Amanhecer, Pai Seta Branca, ou Cacique da Lança Branca - se lembrado em sua em sua última encarnação -, é sempre um índio de aparência bonita, jovem e altiva.
A iniciativa é liderada pelo Movimento Renovação do Amanhecer (MRA), um grupo de membros da doutrina que luta pela unificação do corpo mediúnico, segundo os ensinamentos deixados pela fundadora do movimento, Tia Neiva.
Oxalá é considerado o pai de todos os Orixás, criado por Olorum juntamente com Iemanjá para desempenhar esse papel. Representado frequentemente como um homem idoso, negro, de barba e vestes brancas, Oxalá é o Orixá do céu, do ar e da paz.
No que tange às relações de gênero a classificação também é dicotômica, há, por um lado os jaguares, que são os médiuns do sexo masculino, por outro, as ninfas, referentes às adeptas do sexo feminino.
Eles se dividem em cinco falanges: Elítrios, Cobradores, Exús, Sofredores e Obsessores. Os médiuns do Amanhecer trabalham em conjunto com espíritos evoluídos que orientam e protegem os seres encarnados, e encaminham para o astral superior os espíritos das trevas.
A formação da Cidade do Amanhecer e da Doutrina do Amanhecer têm a mesma origem: os primeiros centros espirituais que Tia Neiva criou. As práticas de caridade dos centros espirituais culminaram em um estilo de vida em comunidade, e a consequência disso foi o surgimento de uma cidade.
O mentor espiritual dessa doutrina é o “Pai Seta Branca”, um espírito que, entre outras encarnações, teria sido um guerreiro inca, autor de muitas façanhas em combate, depois martirizado pelos colonizadores espanhóis.
Os membros do Vale, conhecido como médiuns, acreditam ser descendentes de alienígenas chamados Jaguares. A Sunrise Valley foi fundada em 1959, por Neiva Chaves Zelaya – conhecida como Tia Neiva.