Iansã é uma orixá guerreira muito relacionada à força feminina. As cores de Iansã são o branco, o vermelho ou o rosa. Seus símbolos são a espada, o erexin, os chifres de búfalo e a borboleta. Seus elementos são os ventos, o raio e as tempestades.
³ Também conhecida como Iansã, deusa Iorubá, cultuada inicialmente às mar- gens do rio Niger. Está relacionada com o elemento fogo no Candomblé e com o despacho dos eguns (espíritos dos mortos) na Umbanda, encaminhando os mortos para o outro mundo.
Complementando, a Pirita confere proteção e prosperidade. Juntas, estas pedras se unem para criar um amuleto que não apenas celebra a energia de Iansã, mas também oferece uma sinergia de poder, paixão e proteção em sua jornada.
Já Yansã, a senhora dos ventos e tempestades, é a audaciosa e independente guerreira, associada ao poderoso búfalo. O búfalo, com sua força bruta e determinação, representa a energia indomável de Yansã.
Iansã: A cor da vela associada a Iansã é o rosa ou o laranja, simbolizando a transformação, a força dos ventos, a liderança e a proteção. Iansã é a orixá dos raios, dos ventos e das tempestades. Oxalá: A cor da vela associada a Oxalá é o branco, representando a paz, a pureza, a espiritualidade e a luz divina.
A borboleta é um dos símbolos de Iansã. Ela carrega uma espada em uma mão e um erexin na outra. Erexin é um rabo de cavalo, responsável por fazer a ligação entre o mundo dos vivos e dos mortos. Amém destes, ela também tem como símbolo os chifres de búfalo e a borboleta, por ser associada a transformação.
Para ter sua proteção, use às quartas-feiras roupas ou peças vermelhas e brancas e ofereça-lhe quiabo cortado em miúdos com mel de abelha. Seus números para sorte: 6 e 12. Yansã é a guerreira dona dos ventos e raios.
: Exu 7 Chifres (de Oxalá=7; e de Yansã= chifre), Exu 7 Fagulhas (Oxalá, Xangô e Yansã), Exu Gira-mundo (de Oxalá e Yansã), Exu 7 Giras (de Oxalá e Yansã), Exu 7 Poeiras (de Oxalá, Omolu e Yansã), Exu Mangueira, Exu Corta Ferro (de Yansã e Ogum), Exu 7 Pedreiras (de Oxalá e Yansã).
Peixes - com suas lindas cores tem a proteção da Grande Mãe Yemanjá. Galinha - que ampara seus pintinhos tem a proteção da senhora da fertilidade, Oxum. Búfalo - representa a força e audácia tem a proteção da Guerreira Yansã.
A senhora das emoções intensas recebe com prazer velas brancas, amarelas e vermelhas. Também gosta de champanhe branca, licor de menta, anis ou cerejas, rosas e palmas amarelas, que devem ser deixados em campo aberto, pedreiras, praias ou cachoeiras.
Sua força é no emocional e na eliminação de energias negativas, fazendo com que o ser humano foque nos caminhos de sua evolução, retirando de sua vida vícios e desequilíbrios que não são compatíveis com o crescimento da alma e da luz divina.
Iansã é a Orixá regente do signo de Sagitário. Tida como dona dos ventos e rainha dos raios e das tempestades, ela é conhecida por ser uma entidade otimista e dona de si, assim inspirando autossuficiência e liberdade nos sagitarianos.
Hoje, dia 4 de dezembro, celebra a divindade afro-brasileira Iansã! Orixá dos ventos e tempestades, Iansã representa movimento, mudanças e deslocamentos. A divindade faz sincretismo com Santa Bárbara.
Linha de Iansã = Contas Rosas (em alguns casos Vermelhas e Laranjas) - Candomblé/ Amarelas, em alguns casos podendo usar laranja ou vermelho escuro (Umbanda)
Alguns dos nomes de Erês no Candomblé: Erês de Iansã (Raio, Ventania, Tachinho), de Iemanjá (Conchinha e Maré), de Oxumaré (Chuvinha e Arco-Íris), Exu (Foguinho e Pinga Fogo), de Oxóssi (Andorinha e Flechinha), de Oxalá (Pombinha Branca e Caramujinho), de Oxum (Amorzinho e Espelhinho), de Xangô (Gamelinha e Trovoada), ...
A divindade tem o apelido dado por um dos maridos, Xangô. De acordo com o Pai de Santo, Alberto Jorge, Iansã chega a ser sincretizada como Santa Bárbara na religião católica, mas, segundo ele, a santa nada tem a ver com as religiões de matrizes africanas. “Santa Bárbara protege contra os raios da tempestade.
Saúde: Iansã, por estar ligada aos elementos fogo e ar, de grande intensidade mental, pode “causar” em seus filhos, quando vibrando no negativo do Orixá por muito tempo, processos psíquicos de crises de identidade, perda de memória, bipolaridade, transtornos de personalidade, conjugados com crises psicológicas, de ira, ...
os filhos de Iansã são verdadeiros líderes natos, com uma personalidade forte e marcante. Eles possuem um magnetismo pessoal. que atrai todos os olhares por onde passam, com um carisma irresistível e um 1 gosto impecável. Seu poder de sedução é potencializado por.
São extremamente inteligentes e estão sempre em busca do conhecimento, tal qual Iansã. São também muito intensos e com dificuldade de dominar seus impulsos, seja de amor, de ódio ou de raiva. Oiá é muito protetora, guardando todos os seus filhos e filhas das tempestades da vida.
“Iansã, minha querida Oyá, vá até a floresta e colha um punhado das ervas que te descrevo, assim que terminar a tarefa, traga tudo para mim”. Assim Iansã fez. Exú preparou uma poderosa poção e mandou que Iansã tomasse. Imediatamente o encantamento fez efeito e Iansã se transformou em uma linda borboleta.