Na sociologia contemporânea, estudam-se as causas e consequências das transformações políticas, econômicas, culturais, sociais etc. Entre seus principais teóricos, estão Theodor W. Adorno, Zygmunt Bauman e Anthony Giddens.
O livro "50 Grandes Sociólogos Contemporâneos", além de incluir os maiores teóricos da área, como Michel Foucault, Jürgen Habermas, Claude Lévi-Strauss, Norbert Elias, Melanie Klein, Roland Barthes e Edward Said, apresenta os avanços teóricos vigente no trabalho sociológico.
Auguste Comte. O filósofo francês Augusto Comte (1798 – 1857) é considerado um dos fundadores da Sociologia e o pai de uma corrente de pensamento denominada de positivismo. ...
São eles: Rousseau, Montesquieu, Alexis de Tocqueville, Auguste Comte, Gabriel Tarde, Vilfredo Pareto. Todos eles buscavam compreender, de alguma forma, a relação entre política, economia e sociedade.
Sociologia contemporânea, globalização e sociedade pós-moderna. Na sociologia contemporânea, estudam-se as causas e consequências das transformações políticas, econômicas, culturais, sociais etc. Entre seus principais teóricos, estão Theodor W. Adorno, Zygmunt Bauman e Anthony Giddens.
Quais são os principais temas da sociologia contemporânea?
Entre os assuntos presentes no livro estão: a questão agrária no Brasil, ciência e novas Tecnologias, conflitos socioambientais, consumo e cidadania, desigualdade e estratificação social, economia solidária, educação e sociedade, gerações e contemporaneidade, memória e sociedade, movimentos sociais, trabalho e ...
A sociologia contemporânea estuda as transformações que aconteceram na sociedade mundial ao longo do tempo, que culminaram nas configurações atuais de vivências entre povos e nações.
Com distintas visões sobre o método sociológico e sobre o curso da sociedade, os autores do chamado tripé da sociologia (Marx, Durkheim e Weber) contribuíram imensamente com o desenvolvimento basilar dessa ciência. Marx, Weber e Durkheim são considerados os teóricos basilares da sociologia.
Considerado pai da Sociologia Crítica no Brasil, Florestan Fernandes (1920-1995) deu grande contribuição para a interpretação da realidade política e social do Brasil.
Levando em consideração os conceitos das ações sociais, é possível dizer que Max Weber defendia que a partir do uso das ações sociais, os indivíduos poderiam modificar a sociedade, a política, as relações sociais e as organizações institucionais e governamentais.
A teoria weberiana considera as organizações como sistemas burocráticos, que constituem o ponto de partida para sociólogos e cientistas políticos no estudo das organizações. O trabalho aborda também a sociologia compreensiva da ação social e apresenta as características positivas e negativas da burocracia.
Gilberto Freyre, Caio Prado Júnior e Sérgio Buarque de Holanda deram forma científica à Sociologia brasileira. Amparados, respectivamente, nas obras de Franz Boas, Karl Marx e Max Weber, tornaram-se decisivos para os rumos da Sociologia no país.
Quais são os principais teóricos da Sociologia contemporânea?
Autores mais alinhados com a filosofia do que propriamente com a sociologia - como Schutz, Merleau-Ponty, Paul Ricoeur, Michel Serres, Foucault, Habermas, Charles Taylor e Castoriadis - fazem usualmente parte nos programas das disciplinas sociológicas.
A Sociologia surgiu na Europa no século XIX, a partir de uma intensa tentativa dos indivíduos em interpretar a sociedade contemporânea que passava por intensas mudanças sociais. Todas as transformações ocorridas no século XIX foram herdeiras de importantes revoluções ocorridas no século anterior.
Por tanto, a principal função da sociologia é proporcionar uma leitura do mundo social para que o indivíduo possa compreender que vivemos numa teia de relações sociais, jogos de poder impregnados por elementos simbólicos.
Friedrich Nietzsche foi um filólogo (estudioso de línguas clássicas, como o latim e o grego antigo), poeta e filósofo alemão contemporâneo, autor de uma vasta e polêmica obra. Seus livros deixaram os primeiros indícios do surgimento da filosofia contemporânea.
A filosofia contemporânea engloba os desenvolvimentos filosóficos desde o final do século XIX até o presente. Este período reflete mudanças significativas em diversas áreas como ciência, política, tecnologia e cultura.
A Filosofia Contemporânea teve início no início do século XIX e perdura até os dias atuais. Entre as características predominantes da filosofia contemporânea está a maneira de pensar racionalmente, característica da Idade Contemporânea que teve como marco a Revolução Francesa.
Émile Durkheim foi um psicólogo e sociólogo francês, considerado o fundador da sociologia, pelo fato de ter sido o primeiro a criar um método sociológico que distinguiu a sociologia das demais ciências humanas. O pensador também ocupa, junto a Karl Marx e Max Weber, a tríade da sociologia clássica.
Emile Durkheim é conhecido por sua teoria funcionalista, que argumenta que a sociedade é um sistema complexo composto por diferentes partes que trabalham juntas para garantir a ordem social e a continuidade ao longo do tempo.
Auguste Comte ficou reconhecido como o "pai do Positivismo" no mundo. O filósofo viveu em um período da história francesa no qual os regimes despóticos e as revoluções alternavam entre si.