Os fluidos de freio são classificados em DOT 3, DOT 4, DOT 5 e DOT 5.1. A principal diferença está no seu ponto de ebulição (205 ºC, 230 ºC, 260ºC, respectivamente).
Então os fluidos são classificados de acordo com sua temperatura de ebulição, onde o DOT 3 apresenta ponto de ebulição a 205°C, o DOT 4 ferve a 230°C e o DOT 5, suporta temperaturas de até 250°C antes de mudar de estado físico. Em resumo, quanto maior o DOT, mais resistente o fluido a temperatura!
É à base de glicol. Sua principal vantagem em relação ao DOT 3 reside no ponto de ebulição mais elevado, o que significa que o fluido DOT 4 resiste melhor a altas temperaturas sem perder suas propriedades.
A melhor dica na hora de optar pelo fluido de freio ideal é seguir à risca o manual do fabricante do veículo, que define a composição a ser aplicada em cada sistema. Mesmo assim, Viviane Fragata reforça a importância de se trabalhar com fabricantes de nome consolidado no mercado.
Em resumo, não se misturam nem fluidos de freio e nem óleos de especificações diferentes. Só mesmo numa emergência e, assim que possível, remova essa mistura e volte o óleo ou fluido especificados.
Cor do produto vermelha. Aplicação em todos os veículos. O óleo de freio DOT4 é um líquido usado para lubrificar e limpar as partes mecânicas do sistema de freio de veículos.
DOT 4 🚗 🔧 DOT 3: Ideal para a maioria dos veículos de passeio e motocicletas que não enfrentam condições extremas de frenagem. Perfeito para veículos mais antigos e situações onde o sistema de freio não é submetido a altas temperaturas com frequência.
1) A cor do fluido pode variar de acordo com o fabricante: transparente, vermelho, azul, etc. 2) Não se recomenda completar o fluido de freio no reservatório, a menos que haja um vazamento no sistema de freios.
Os fluidos de freio são classificados em DOT 3, DOT 4, DOT 5 e DOT 5.1. A principal diferença está no seu ponto de ebulição (205 ºC, 230 ºC, 260ºC, respectivamente).
Produto desenvolvido para utilização no sistema hidráulico de freios de veículos linha leve. O Fluido DOT 4 também indicado para ser utilizado na embreagem hidráulica de veículos (linha leve e pesada).
As especificações DOT são uma medida da qualidade dos fluidos de freio e estão classificadas de acordo com o seu ponto de ebulição. O DOT 4 tem um ponto de ebulição mais alto do que o DOT 3, por isso oferece uma melhor resposta à travagem, melhorando a segurança do motorista.
Outra recomendação que Costa ressalta é não misturar fluido novo ao antigo e nem de D.O.T. diferentes para não afetar as propriedades do produto, assim como garantir a sua eficiência.
O fluido para freios DOT 4 é semelhante ao DOT 3 em composição, mas possui um ponto de ebulição mais alto, o que lhe confere maior resistência à formação de bolhas de vapor em sistemas de freios mais exigentes.
Completar o fluido de freio não é uma prática recomendada. O nível do fluido de freio no reservatório pode diminuir com o desgaste natural das pastilhas de freio e das lonas, pois o espaço vazio é ocupado pelo deslocamento dos pistões das pinças. Isso é normal e não significa que há um problema no sistema de freio.
A recomendação de quase todas as fabricantes de automóveis é inspecionar todo o sistema de freios a cada 10 mil km ou 12 meses ou se houver qualquer sinal de desconforto com a frenagem. Já a orientação para a substituição completa do fluido costuma variar entre 12 meses e 36 meses.
A principal diferença técnica entre um fluido de freio DOT3 e um fluido DOT4 é a sua resistência ao calor. O fluido DOT3 é classificado como tendo uma temperatura de ebulição mínima de 205 graus Celsius, enquanto o fluido DOT4 é classificado como tendo uma temperatura de ebulição mínima de 230 graus Celsius.
O fluido de freios DOT4 ATE foi desenvolvido para manter suas características tanto em altas como em baixas temperaturas, mantendo assim a eficiência do freio em qualquer situação.
O que acontece se colocar DOT 3 no lugar do DOT 4?
Mas afinal, qual utilizar? A regra básica é seguir as recomendações do manual do fabricante, porém a utilização de fluídos de freio de mesma base não prejudicará o veículo. Por exemplo, se o carro utiliza DOT 3, só faça a substituição de forma completa usando DOT 4 ou DOT 5.1.
Muita atenção; DOT 5 não é compatível com o DOT 3 ou 4. O DOT 5 é base de silicone e hidrófobo, repele a humidade e não é compatível com as borrachas do sistema que utiliza DOT 3 ou 4. O DOT 3 e 4 são base glycol e são higroscópicos, absorvem a humidade.
Dependendo do fabricante, os fluidos de freio podem apresentar diferentes colorações quando novos, como amarelo, vermelho ou transparente. Isso ajuda a identificar o nível de contaminação, fornecendo uma boa pista na hora de fazer a troca.