Quais são os três pilares da inclusão escolar?

Os principais pilares da educação inclusiva são:
  • aprender a conhecer,
  • aprender a conviver,
  • aprender a fazer.
  • e aprender a ser.
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Quais são os 3 pilares da educação?

Os 4 pilares da educação são: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
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Quais são os três princípios da educação especial?

De acordo com BRASIL/SEESP-MEC (1994), além de seguir os princípios democráticos de igualdade, liberdade e respeito à dignidade, a educação especial é regida por princípios norteadores, dentre eles os mais citados são: princípios da normalização, integração e individualização.
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Quais são os 5 primeiros pilares da escola inclusiva?

Em resumo, são cinco pontos principais para realizar um bom planejamento que promova a diversidade nas escolas: implementação e apoio de políticas públicas, boa gestão escolar, estratégias pedagógicas, inclusão da família e apoio de parcerias.
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Quais são os 4 processos de inclusão?

Por isso, quanto ao tratamento que a humanidade dá às pessoas com deficiência, dividimos a história da inclusão social em 4 fases.
  • Fase de extermínio. ...
  • Fase de segregação. ...
  • Fase de integração. ...
  • Fase de inclusão. ...
  • Fase pré-científica. ...
  • Fase científica. ...
  • Constituição Federal de 1988. ...
  • Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
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Educação Especial e Educação Inclusiva: tudo o que você precisa saber

Quais são os pilares da inclusão?

O entendimento da educação na inclusão sob os quatro pilares da educação: aprender a conhecer, fazer, viver juntos e ser. Entender que a educação é direito, e como direito é comum a todos.
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Quais são as três fases da educação especial?

Assim, a Educação Especial no Brasil é marcada por diversas fases segundo afirma Sassaki (1997), sendo elas: exclusão, segregação institucional, integração e inclusão. Diante disso, abordaremos a seguir o percurso histórico da pessoa com deficiência de acordo com cada fase.
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O que é o AEE na escola?

O que é o atendimento educacional especializado (AEE)?

Tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos.
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Qual é o principal objetivo da inclusão?

É um meio de erradicar as barreiras sociais criadas pelo racismo, desigualdades de gênero, hiatos de classe e deficiência física e mental. A partir disso, as ações de inclusão buscam combater a segregação social e promover um ambiente mais harmonioso por meio da democratização dos espaços e serviços.
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Quais são os três maiores desafios da educação inclusiva?

Alguns dos principais desafios incluem:
  • Infraestrutura inadequada nas escolas. ...
  • Formação insuficiente de professores. ...
  • Adaptação curricular. ...
  • Atendimento à diversidade. ...
  • Recursos financeiros limitados. ...
  • Parceria com a comunidade. ...
  • Programa “Educação Inclusiva: Direito à Diversidade” ...
  • Plano Nacional de Educação (PNE)
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Quais são os tipos de inclusão?

Existem diversas formas de inclusão social, como: cotas raciais, cotas sociais, inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, diversidade de etnias e muitas outras. Algumas ferramentas ajudam a ter maior inclusão social, como o esporte.
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Qual é o papel do professor na educação inclusiva?

Portanto, o professor tem o papel de auxiliar o estudante com necessidades educacionais especiais para que ele avance tanto intelectualmente quanto socialmente. Dessa forma, esse aluno pode superar as expectativas e barreiras que lhe são criadas, podendo usufruir de seus direitos.
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O que diz a LDB sobre educação especial?

Art. 58 . Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais.
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Quais são os 3 pilares da BNCC?

BNCC: conheça os 3 pilares da educação infantil
  • Direitos de aprendizagem e desenvolvimento. Nesse pilar temos definidos os seis direitos fundamentais das crianças no ensino básico infantil. ...
  • Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. ...
  • Campos de experiência.
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Quais são os 4 pilares da educação PEI?

Essa ampliação possibilita a efetivação de novas atitudes, tanto no que se refere à cognição como a convivência social, privilegiando os quatro pilares da Educação adotados pela UNESCO: o aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.
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Qual o pilar mais importante da educação?

Aprender a ser

É o pilar da Educação voltado a desenvolver aspectos como respeito, responsabilidade, ética, sensibilidade, pensamento crítico, entre outros. É importante ter consciência de quem se é, assim como saber seu papel e como agir diante das mais diferentes pessoas com as quais se convive ao longo da vida.
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O que é inclusão escolar?

O conceito de inclusão escolar está relacionado com o acesso e permanência dos cidadãos nas escolas, independentemente da sua condição física, intelectual ou necessidade especial. O principal objetivo é tornar a educação possível para todos, respeitando suas diferenças, particularidades e especificidades.
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Quais são as leis da inclusão escolar?

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) - Lei nº 9.394/1996. Orienta o sistema educacional brasileiro, incluindo diretrizes para a educação especial e inclusiva, estabelecendo a educação especial como modalidade transversal a todos os níveis de ensino.
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O que uma escola inclusiva deve ter?

A escola inclusiva é aquela que conhece cada aluno, respeita suas poten- cialidades e necessidades, e a elas responde, com qualidade pedagógica.
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Quais são os 4 eixos principais do AEe?

Quais são os principais eixos do AEE?
  • identificação das necessidades dos alunos;
  • criação de um planejamento amparado pelo Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição de ensino;
  • produção de materiais acessíveis e adaptados;
  • compra de ferramentas e demais materiais de apoio;
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O que é um pei?

O Plano Educacional Individualizado, mais conhecido pela sigla PEI, é um documento elaborado pelo professor a partir de uma avaliação de um aluno com necessidade educacional específica.
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Qual a lei que regulamenta o AEE?

Regulamentado pelo Decreto-Lei nº 7.611, de 2011, o AEE é responsável pela identificação, elaboração e organização dos recursos pedagógicos e de acessibilidade, levando em consideração as necessidades específicas do aluno.
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O que a LDB fala sobre a educação inclusiva?

O texto dispõe sobre a integração social das pessoas com deficiência. Na área da Educação, por exemplo, obriga a inserção de escolas especiais, privadas e públicas, no sistema educacional e a oferta, obrigatória e gratuita, da Educação Especial em estabelecimento público de ensino.
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Quais são as etapas da inclusão?

Ao explicar o processo de inclusão/integração educacional denota quatro fases que ocorreram ao longo do desenvolvimento da história da inclusão são elas: fase de exclusão, segregação institucional, integração e inclusão.
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Quem é considerado aluno especial?

DEFINIÇÃO DO ALUNADO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a constituir a proposta pedagógica da escola, definindo como seu público-alvo os alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
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