Avelloz AZ1 Em sua versão de 2023, esta Cinquentinha ficou mais moderna no design, e mais veloz, conseguindo alcançar até 70 km/h, ao invés dos clássicos 50 km/h.
As cinquentinhas são motos de pequeno porte, que podem chegar a no máximo 90 kg e que, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), possuem velocidade máxima de 50 km/h.
É daí que vem a mudança de categoria para uma classificação como moto convencional, pois a Shineray anunciou que a velocidade máxima da nova Jet 50S é de 75 km/h. Falando em motor, a Shineray Jet 50S utiliza um propulsor monocilíndrico 4 tempos com 50 cilindradas de capacidade.
Via de regra, e considerando que os ciclomotores conhecidos como cinquentinha atingem, em média, uma velocidade máxima de 50 km/h, não é permitido que eles circulem em vias de trânsito rápido.
Como tirar a falsa entrada de ar no carburador da 50 cc e como regular o carburador.
Pode andar de 50cc sem habilitação?
Para pilotá-los é necessário ter no mínimo 18 anos, pois é obrigatória habilitação do tipo ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor) ou categoria A (para moto). O uso de capacete de segurança com viseira ou óculos protetores é obrigatório, assim como o farol aceso sempre, seja dia ou noite.
Quantos km uma cinquentinha faz com 1 litro de gasolina?
A cinquentinha tem consumo médio de 69,4 km/l, o que já é um marco interessante. Porém, em certas situações, esta valor pode ultrapassar os 100 km/l. Rodando a velocidade constante de 30 km/h, o modelo é capaz de fazer até 105 km/l, segundo divulga a Honda.
Você viu que a moto 50 cilindradas precisa de habilitação, seja com CNH ou ACC, e também de licenciamento e emplacamento. O mais interessante deste tipo de veículo é que ele se apresenta como uma solução econômica e prática para a mobilidade urbana.
Para evitar a possibilidade de acidente, é bom estar atento em relação a cilindrada da moto, pois, quanto mais baixa ela for, menor é o peso suportado. Por exemplo, uma motocicleta de 50 cilindradas suporta cerca de 90 kg, já no caso de 100 à 150 cilindradas, estima-se que o peso suportado é de 166kg.
A autonomia é de cerca de 60 quilômetros por bateria. Por sua vez, a velocidade divulgada para o modelo é de 70 km/h e a carga máxima de peso é de 150 quilos.
Habilitação para conduzir motos de até 50 cilindradas é exigida a partir desta terça. Campo Grande (MS) – Entrou em vigor nesta terça-feira (01) a exigência de habilitação categoria A ou da Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) para guiar as motos de até 50 cilindradas, as populares “cinquentinhas”.
Conforme explica o Código de Trânsito Brasileiro, o CTB, com exceção de ciclomotores de até 50 cc e velocidade máxima de 50 km/h, qualquer motocicleta com toda a documentação em dia, como licenciamento, por exemplo, e manutenção correta, pode circular livremente por todo o território nacional.
Antigamente, as motos de 50cc podiam circular sem placas, mas isso mudou! Agora, até as “cinquentinhas” precisam ser emplacadas parar que possam transitar pelas vias públicas. Posso andar com a moto sem placa? Dirigir um veículo sem qualquer uma das placas de identificação é uma infração de trânsito gravíssima.
As cinquentinhas são motos de pequeno porte, que podem chegar a no máximo 90 kg , equipadas com motor de até 50 centímetros cúbicos (cc ou cm³) que desenvolvem até 50 km/h de velocidade máxima. Essas motos também são conhecidas pelo nome de ciclomotor.
A Honda Super Cub 50 de 2024 é um ciclomotor de estilo clássico que se destaca por sua excepcional economia de combustível. Este modelo de cinquentinha pode percorrer mais de 100 km com apenas um litro de gasolina, de acordo com a fabricante.
As motos que não precisam ter CNH, como ciclomotores e bicicletas elétricas, representam uma alternativa prática e econômica para quem deseja se locomover sem a burocracia da CNH tradicional.