Vida de Van Gogh Um deles chamava-se Theo, que foi seu melhor amigo durante toda sua vida. Seu interesse pela arte teve início ainda na infância, o qual era encorajado pela sua mãe. O futuro artista gostava de pintar com aquarelas.
De qualquer forma, parece claro que Van Gogh tinha uma predileção pela cor amarela, manifestando-se em grande parte de sua obra, incluindo pinturas como A Casa Amarela, Esplanada do Café à Noite ou A Avenida dos Alyscamps.
Van Gogh (1853 - 1890) Vincent van Gogh é um dos artistas mais famosos e influentes da história da arte. Nascido em 1853 na Holanda, ele foi um pintor pós-impressionista conhecido por suas cores vibrantes, pinceladas expressivas e estilo único.
Das quase 900 telas a óleo produzidas por Van Gogh, seis estão entre as mais famosas e caras do mundo: A Cadeira de Van Gogh com Cachimbo (1888), Os Girassóis (1888), Terraço do Café à Noite (1888), Quarto em Arles (1889), A Noite Estrelada (1898) e A Igreja de Auvers (1890).
Quais foram as últimas palavras de Van Gogh antes de morrer? As últimas palavras atribuídas a Van Gogh foram: “A tristeza durará para sempre”. Elas foram pronunciadas em seu leito de morte para seu irmão, Theo, após uma tentativa de suicídio.
VAN GOGH / Auvers-Sur-Oise, A CIDADE ONDE MORREU UM DOS MAIORES GÊNIOS DA HISTÓRIA DA ARTE!!!
Por que Van Gogh tirou a sua vida?
O agravamento do seu estado de depressão, levou o pintor a disparar um revólver contra o seu próprio peito no dia 27 de julho de 1890, vindo a falecer na sequência dos ferimentos causados apenas dois dias depois.
Documentário mostra processo criativo da animação "Com amor, Van Gogh" Segundo os cientistas, o artista sofria de transtorno bipolar e depressão, agravados por delírios causados pela abstinência de álcool. Eles analisaram 902 cartas, das quais 820 foram escritas pelo pintor para seu irmão Theo e outros parentes.
Além da conexão com a dedaleira, existem outras teorias sobre as razões por trás da escolha intensa de Van Gogh pela cor amarela. Uma delas é a possibilidade de que o pintor tenha sofrido de glaucoma subagudo de ângulo fechado, uma condição ocular que também pode afetar a percepção das cores.
O próprio Van Gogh culpou seus excessos com bebida como causa da crise psicótica que o levou à internação pouco tempo antes de sua morte. Hoje, alguns cientistas acreditam que ele se tornou viciado em terpenos encontrados no absinto de sua época, que o levaram a beber aguarrás, comer tintas a óleo e inalar cânfora.
Os girassóis eram para Van Gogh um símbolo de esperança e otimismo, com suas cores vibrantes e tendência de se voltar para o sol, servindo como uma metáfora para a busca de luz e positividade.
Qual foi a única obra que Van Gogh vendeu em vida?
A Vinha Encarnada (Neerlandês: Die Rooi Wingerd) é um quadro do pintor holandês Vincent Van Gogh, concluído no início de novembro de 1888. Esta foi a única peça vendida pelo artista em vida. O quadro foi adquirido em Bruxelas por 400 Francos, por Anna Boch.
A cor preferida de van Gogh era o amarelo. O que começou com pontinhos foi se tornando um grande sol, que não podia deixar de aparecer em suas telas. Ele pintou a noite e as estrelas somente em 1888! Como ele dizia, “é um sol, uma luz, que eu só posso chamar de amarelo, porque não tem outra palavra…
Os girassóis são conhecidos por serem plantas fortes, resistentes e símbolo de felicidade para o pintor Van Gogh, que os retratou diversas vezes em seus quadros.
1. Noite Estrelada. Apesar de não ter sido vendida ou leiloada, estima-se que o quadro mais famoso de Van Gogh valha cerca de US$ 100 milhões (cerca de R$ 513 milhões).
O artista pintou mais de 2 mil quadros, entre paisagens, elementos da natureza, retratos, autorretratos, café, representações de camponeses, flores, como o girassol, que ele adorava. Também teve inspiração na cultura japonesa.
O autor afirma que a versão mais aceita pelas pessoas que o conheciam em Auvers diz que ele teria levado um tiro acidental de um dos dois rapazes. Antes de morrer, em consequência da infecção do ferimento, o pintor teria assumido a culpa pelo disparo, para proteger os adolescentes.
“Noite Estrelada” é frequentemente considerada a obra mais famosa de Vincent van Gogh. Pintada em 1889, ela é admirada por sua representação vibrante e emocional do céu noturno.
A conclusão do estudo foi que Van Gogh havia desenvolvido transtorno bipolar, com traços de transtorno de personalidade borderline, e que “provavelmente piorou devido ao consumo de álcool combinado à desnutrição”. Em vida, o próprio Van Gogh deu sinais de não compreender totalmente o que estava acontecendo com ele.
Van Gogh pintava apenas em momentos de clareza mental, porém cada vez mais frequentes eram seus surtos de melancolia e ataques de raiva. Esses eram os sintomas de uma doença com que ele convivia, e permanecera com ele até o findar da vida.
Seu irmão Theo, ao seu lado quando morreu, disse que as últimas palavras de Vincent foram “La tristesse durera toujours”, que significa “a tristeza durará para sempre”.
Vincent van Gogh - Holandês (1853-1890) - O extraordinário pintor sofria de depressão, a ponto de cortar sua própria orelha durante uma crise. Ainda assim, produziu mais de 900 pinturas e 1.100 desenhos. Muitas obras-primas que estão entre as maiores preciosidades da história da arte mundial.
De acordo com a Encyclopedia Britannica, Van Gogh se caracterizou por criar obras com cores fortes, pinceladas enfáticas, subjetivismo e formas contornadas. Um fato que marcou sua história foi que dois anos antes de sua morte, Van Gogh cortou sua orelha.