As orcas são comumente chamadas de baleias assassinas mas, na verdade, fazem parte da família dos golfinhos e nunca foram conhecidas por serem agressivas com os humanos.
Você já ouviu falar da orca? Também chamada de baleia assassina, esse animal se tornou muito famoso na década de 90, por ser estrela principal do filme Free Willy. As orcas possuem coloração preto e branca e são bem grandes. Elas podem atingir até 10 metros de comprimento e pesar até 10 toneladas.
E uma população de orcas ao largo da Península Ibérica vem chamando a atenção nos últimos três anos – e causando angústia entre os marinheiros – ao atacar e até mesmo afundar barcos na região. O primeiro ataque registrado ocorreu no Estreito de Gibraltar em maio de 2020, com dezenas de casos registrados desde então.
As orcas são gulosas - e famintas. Mesmo que não sejam agressivas a ponto de atacarem humanos, o fato é que as baleias assassinas caçam e comem de tudo.
Uma baleia assassina macho adulta na costa da Noruega. Ainda que só tenham sido classificadas como espécie em 1758, a orca já era conhecida pelo ser humano desde tempos pré-históricos.
Baleia Assassina - ORCA TILIKUM A BALEIA MAIS AGRESSIVA DO MUNDO
Qual a baleia que mais mata?
As orcas são o maior membro da família dos golfinhos, mas foram apelidadas de “baleias assassinas” por antigos marinheiros que notaram grupos de orcas atacando espécies maiores de baleias, de acordo com a Whale and Dolphin Conservation, uma organização sem fins lucrativos.
Conhecidas como baleias assassinas, as orcas (Orcinus orca) não são nem propriamente baleias nem tampouco assassinas de pessoas. Esses mamíferos marinhos são cetáceos com dentes parentes dos golfinhos, e, junto com eles, consideradas os animais mais inteligentes do mundo depois do ser humano.
As orcas são predadores que ficam no topo da cadeia alimentar. Tirando os humanos da conta, nenhum outro animal caça as baleias-assassinas. Já elas se alimentam de pássaros, lulas, polvos, tartarugas-marinhas, tubarões, arraias, peixes em geral e mamíferos que se aventuram no mar, como focas e dugongos.
Não. Primeiramente, a única baleia que é fisicamente capaz de engolir um humano inteiro é a cachalote, também chamada de cacharreu. Mas uma vez que ele estiver nos estômagos da baleia (elas têm 4 cavidades de estômago, como as vacas), não haverá ar, e lá é cheio de ácido gástrico.
Não possui na natureza inimigos pelo fato de ser juntamente com o tubarão-branco os maiores predadores dos oceanos. Ameaças: Em várias partes do mundo as orcas têm sido caçadas pela sua carne e gordura ou mortas como potenciais competidoras pelos pescadores.
Orcas selvagens, embora sejam predadoras que caçam tubarões e baleias, geralmente não são consideradas perigosas para os humanos. Os animais, os maiores da família dos golfinhos, são conhecidos por tocar, bater e seguir barcos, mas colidir com eles é incomum, dizem cientistas marinhos.
Um vídeo gravado (veja abaixo) no Golfo da Califórnia, nos Estados Unidos, mostra um grupo de baleias orcas (Orcinus orca), também chamadas baleias assassinas, atacando um tubarão-baleia, a maior espécie conhecida de tubarão.
As orcas ficaram famosas por serem predadoras de baleias, entre elas a baleia-azul, a baleia-comum e a baleia-jubarte. Elas foram filmadas tentando atacar quase todas as espécies, inclusive as cachalotes, a maior espécie de baleia dentada do mundo.
As baleias — tecnicamente chamadas de cetáceos misticetos — possuem barbatanas ou cerdas bucais para capturar o alimento. Já os golfinhos, nomeados cetáceos odontocetos, possuem dentes. Como as orcas portam essa característica, pertencem ao grupo dos golfinhos, constata o pesquisador.
Como já dissemos no texto, um tira-teima entre as duas espécies não é tão simples assim de ser feito – embora as orcas sempre saiam vencedoras dos confrontos diretos. O tubarão-branco, porém, leva vantagem em alguns pontos. Uma orca pode medir até oito metros e pesar cerca de nove toneladas.
Tubarão: o Rei dos Mares é o bate-papo realizado pela Equipe de Educação do AquaRio. de maus, os tubarões na verdade são grandes vítimas da ação dos seres humanos.
As orcas são conhecidas por suas técnicas de caça altamente especializadas e por serem grandes predadores dos mares. Mas agora, pela primeira vez, a baleias assassinas foram registradas caçando o maior animal que habita o planeta: a baleia azul.
Uma orca, também chamada de baleia assassina, devorou um tubarão branco em apenas 2 minutos. A imagem foi capturada por um grupo de cientistas ao largo da costa de Mosselbaai, na África do Sul. Esta é a primeira orca da história que foi observada caçando individualmente um tubarão branco.
A orca permaneceu no parque até 2017, ano que marcou o seu falecimento . Em janeiro daquele ano, o SeaWorld anunciou a morte do animal como resultado de uma infecção respiratória.
São Paulo – Branquinhas, sorridentes e extremamente dóceis, as baleias-brancas, também chamadas de belugas, possuem uma outra característica surpreendente: elas são capazes de imitar a voz humana.
O camarão mantis (também conhecido por lagosta mantis), foi considerado o animal mais forte do planeta. Esta é uma espécie crustáceo que pertence ao grupo dos Stomatopoda — ordem no reino animal composta por várias espécies de crustáceos marinhos — que tem cerca de 12 cm e padrões de cores muito vivas.