O Primeiro tipo de conhecimento, popular (vulgar) ou também denominado senso comum, como no exemplo da parteira leiga: que é um conhecimento transmitido de geração a geração por meio da educação informal e baseado na imitação e experiência pessoal.
- Conhecimento Popular caracteriza-se por ser valorativo, reflexivo, assistemático, verificável, falível, inexato; Conhecimento Filosófico caracteriza-se por ser valorativo, racional, sistemático, não verificável, infalível; Conhecimento Religioso caracteriza-se por ser valorativo, sistemático, não verificável, ...
A base de conhecimento é o local onde se encontra o manual passo a passo do tipo de processo que você está utilizando. Normalmente, a base de conhecimento deve conter os principais tópicos para se compreender um tipo de processo, que são: Descrição do Processo, que explica sucintamente o objetivo do processo.
Conhecimento científico é a informação que analisa os fatos cientificamente comprovados. Sua base está na filosofia da ciência, em que todas as suposições, teorias e hipóteses passam por um processo de comprovação através de uma série de pesquisas e experimentos.
Resumo: Os saberes populares são conhecimentos passados de geração para geração, baseados em experimentação e obtidos por meio de um aprendizado informal. Os detentores desses saberes são os chamados mestres e mestras dos saberes populares, pessoas com rico conhecimento transdisciplinar.
Dados são componentes centrais do processo de pesquisa. São registros científicos que embasam os resultados de pesquisa publicados na forma de dissertações, teses, artigos, patentes e trabalhos científicos.
Nesse sentido, três elementos são necessários para que haja conhecimento: a) O sujeito, que é o ser que conhece; b) O objeto, aquilo que o sujeito investiga para conhecer; c) A imagem mental em forma de opinião, idéia ou conceito que resultam da relação sujeito-objeto e que passa a habitar a subjetividade daquele que ...
Primeiramente, as Ciências Humanas são ciências mais interpretativas e menos exatas, ou seja, não existe fórmula. O que se faz geralmente é, a partir de métodos científicos, observar as características humanas e determinar padrões. Alguns exemplos de disciplinas humanas são Sociologia, História e Geografia.
O conhecimento científico é considerado o mais importante e com maior credibilidade, pois se baseia em resultados de diversas áreas de estudo, como engenharia, biologia, geologia, química, física, entre outros.
Ao longo da história da humanidade, iremos distinguir quatro tipos de conhecimento: o conhecimento popular ou senso comum, o conhecimento religioso, o conhecimento filosófico e o conhecimento científico.
Conhecimento tradicional é o conjunto de informações de povos indígenas e de comunidades tradicionais adquirido por meio de sua vivência junto à natureza e da observação e experimentação de procedimentos e resultados, como por exemplo, sabendo diferenciar plantas que servem como alimento daquelas que curam enfermidades ...
Qual é a importância do conhecimento popular para a sociedade?
O saber popular desde muito tempo é uma ferramenta muito importante na vida da população, devido ao seu modo cultural de dar significados e explicações para o acontecimento das coisas, além de ser de grande benefício financeiro para quem o pratica, transmitido de geração em geração, apresenta uma relação de ...
As Ciências Humanas são o campo do conhecimento que estuda as complexidades e peculiaridades da sociedade humana, procurando compreender suas relações, suas criações e os fenômenos sociais, históricos e culturais que a compõem.
O conhecimento é a capacidade humana de entender, apreender e compreender as coisas, além disso ele pode ser aplicado, criando e experimentando o novo. O conhecimento é a capacidade humana de apreender algo. A partir do que for apreendido, pode-se criar, como fazem as ciências e as artes.
Teoria do conhecimento é uma área de estudo da filosofia (e também psicologia) que discute como é possível ao ser humano chegar ao conhecimento. A capacidade de conhecer o mundo racionalmente é objeto de estudo da teoria do conhecimento.
A geração de conhecimento é um conceito amplo que engloba diversas atividades e abordagens. Envolve a busca por informações, a análise crítica, a reflexão, a experimentação, a interação com outras pessoas e a aplicação prática do conhecimento adquirido.
A base de conhecimento é a base para a prática de gerenciamento de conhecimento. O gerenciamento de conhecimento permite criar, fazer curadoria, compartilhar, utilizar e gerenciar conhecimento em toda a empresa e em todos os setores.
A ciência se baseia na aplicação de métodos (como o método científico) e possui como características a racionalidade e a não interferência pessoal do pesquisador, e, por isso, o conhecimento científico é confiável.
Por outro lado, a ciência de base, também chamada de ciência fundamental ou ciência pura, tem o objetivo de explicar como as coisas funcionam, gerando conhecimento como produto final. Essa divisão provavelmente foi feita para facilitar o manejo de investimentos (Pérez-Tamayo, 2001).