- Pneus 195/55 R16: Utilizando da carga normal, a pressão recomendada é de 33 psi para os pneus dianteiros e traseiros. No entanto, com carga máxima, essa pressão deve ser elevada para 35 psi.
o que posso afirmar é MERIVA entre 30 a 34 é recomendado e esta no manual! Uma dica, na tampa do Tanque de Combustível tem um adesivo com a tabela de calibragem dos pneus =)
Um exemplo é a calibragem do pneu 185 65 R15 que com pouco peso pode ser de 26 libras na frente e 29 libras atrás. E se você tá se perguntando por que o valor da frente muda, saiba que é por causa do peso maior, que geralmente fica na traseira dos carros, onde tem o porta-malas.
Como Calibrar Pneu no Posto - Forma correta e quantidade.
Como saber a calibragem correta do pneu?
A pressão ideal dos pneus pode ser consultada no manual do proprietário do veículo ou em adesivos colocados pelo fabricante em pontos da lataria, como a coluna central das portas ou a portinhola do tanque de combustível. Os pneus até contam com uma marcação de pressão.
Identifique a pressão recomendada pelo fabricante do veículo para os pneus dianteiros e traseiros. Esta é a quantidade mínima de pressão de ar necessária em pneus frios para apoiar o seu veículo. Você provavelmente verá duas figuras, uma para uso normal e outra para cargas completas; será algo como "35 PSI".
Dessa forma, com duas pessoas no carro, o motorista e um passageiro, pneus de medida 195/55 r15 tem como calibragem indicada 30 psi. Mas é importante ressaltar que um carro mais pesado, com porta-malas cheio ou muitos ocupantes pede uma calibragem diferente, e no caso do do 195/55 r15, são 35 psi.
Qual é a calibragem correta do pneu 195/55R15? Um carro com dois passageiros e um pneu nas medidas 195/55R15 tem uma calibragem recomendada de 30 psi. Caso esteja mais pesado, com mais ocupantes e bagagens no porta-malas, por exemplo, indica-se uma calibragem maior, de até 35 psi.
O pneu 195/55R15 85H tem as seguintes características: os três primeiros dígitos 195 correspondem à largura do pneu, calculada em milímetros. O segundo número composto pelos dois dígitos 55 corresponde à razão entre a altura da parede lateral e a largura do pneu.
PNEU 195/70R15c 8 Lonas 104/102R GREEN MAX LINGLONG
Recomenda-se aumentar a calibragem de 10 a 15 PSI (Libras) em relação ao pneu 8 Lonas. Pneu de carcaça super reforçada (8 Lonas), de alta confiabilidade para recapagens.
Em geral, no Brasil, são utilizadas 29 PSI para o pneu da frente e 36 PSI para o de trás. A sigla PSI corresponde a Pound Per Square Inch — em português, significa “Libra por Polegada”.
O primeiro número (2.1) é a calibragem medida em BAR, um sistema muito usado na Europa; já o número seguinte (30) é a mesma calibragem, mas em PSI (pound per square inch), sistema usado no Brasil, ou seja: 2.1 BAR equivale a 30 PSI.
Normalmente, o mais comum ao se calibrar, é colocar entre 28 a 36 libras no pneu dianteiro e 30 a 40 no traseiro. Porém, é bom lembrar que isso pode variar de acordo com o porte do veículo e também o seu uso. Um veículo maior ou um que é destinado a transporte de pessoas pode precisar de uma calibragem maior.
No Brasil, a padronização é em libras, embora no exterior seja mais utilizado a outra sigla. Se você quiser saber qual das duas procurar, não precisa se confundir, as medidas são as mesmas. Por exemplo, 100 libras é igual a 100 PSI.
É frequente medir a pressão atmosférica em milésimos de bar (mbar) e também pressões de diversos sistemas hidráulicos e pneumáticos, onde pode-se utilizar a relação 1 bar = 14,5 Psi. Outras equivalências: 1 bar = 76,00617 centímetros de mercúrio. 1 bar = 100 kPa = 100 000 Pa.
A pressão alta significa que a calibragem está acima do recomendado. Ou seja, mais ar do que o necessário. Isso acarreta a deterioração rápida da banda de rodagem e existe maior possibilidade de furos e cortes nas estradas.
Não procure a calibragem recomendada nos flancos dos seus pneus, ela não está lá! Normalmente, você encontrará a calibragem recomendada: Em um adesivo na porta do motorista ou na parte de trás da tampa do tanque de combustível. No manual do usuário do veículo, geralmente colocado no porta-luvas.
Já o 30 seria o número em PSI, sistema usado no Brasil. Ou seja, quando você for calibrar o pneu, esse é o número que deve constar na máquina. Normalmente, os pneus da dianteira têm uma pressão um pouco menor que os da traseira. Nesse exemplo, devemos calibrar os pneus da frente com 30 PSI e os de trás com 31 PSI.
A calibragem correta para o cada pneu pode ser conferida no próprio automóvel: é normalmente encontrado na porta do motorista, na tampa de combustível ou no manual do carro. Lembre-se que ter a calibragem correta previne acidentes e melhora o desempenho do pneu.