Prudentópolis é conhecido como o município mais ucraniano do País e, também, como a terra das cachoeiras gigantes, com mais de cem quedas, com alturas que variam de 80 a quase 200 metros.
Quantos mil habitantes tem a cidade de Prudentópolis?
O município de Prudentópolis ocupa uma área de 2236.579 km², e conforme estimativas do IBGE de 2021, sua população era de 52 776 habitantes, sendo o 5º maior município do Estado do Paraná por área e 35º por população, respectivamente.
Segundo estimativas de matérias jornalísticas, há entre 500 mil e 600 mil ucranianos e seus descendentes no Brasil, a maioria no estado do Paraná. De acordo com o governo do Paraná, cerca de 500 mil pessoas formam a comunidade ucraniana no estado. Somente Curitiba, abriga 70 mil ucranianos e descendentes.
Como a cidade mais ucraniana do Brasil vê a guerra?
Qual o motivo que os ucranianos estão migrando?
“As pessoas continuam fugindo de suas casas por causa da guerra e as necessidades humanitárias em campo continuam crescendo”, afirmou o Diretor-Geral da OIM, António Vitorino.
Depois disso, seguirão para Guarapuava, na Região Central, onde ficarão sob cuidados de diferentes denominações evangélicas até que casas sejam construídas em Prudentópolis, na Região Centro-Sul – a cidade tem a maior comunidade ucraniana do País.
é uma pequena cidade do interior do Paraná que possui mais de 100 cachoeiras, algumas delas com mais de 100 metros de altura. O destino ficou bastante conhecido por “terra das cachoeiras gigantes” por concentrar cachoeiras enormes e volumosas.
Segundo o convidado, dos cerca de 600 mil descendentes de ucranianos no Brasil, 500 mil estão no Paraná, a maior parte deles em Prudentópolis, cidade no centro-sul do estado. “Em Curitiba e região metropolitana estão 20% desses 600 mil [descendentes de ucranianos]”, complementou.
Geografia. Com uma área de 603 700 km², a Ucrânia é o 44. ° país do mundo em território, um pouco maior que o estado brasileiro de Minas Gerais ou que a soma das áreas da Espanha e de Portugal. É o segundo maior país da Europa, atrás da Rússia Europeia e à frente da França metropolitana.
A Ucrânia é um país bastante rico em terra arável e foi a partir dela que, integrada na ex-URSS, o país desenvolveu o seu sector agrícola tendo sido considerado durante longos anos o “celeiro da Europa”, produzindo uma variedade de grãos, sementes, açúcar (de beterraba), legumes, carne e leite.
Conhecida como a Capital da Oração, Prudentópolis tem mais de 100 igrejas, destacando-se o Santuário Nossa Senhora das Graças e as igrejas do rito bizantino ucraniano, com as celebrações realizadas na língua ucraniana.
A população da cidade de Prudentópolis (PR) chegou a 49.393 pessoas no Censo de 2022, o que representa um aumento de 1,4% em comparação com o Censo de 2010.
A bandeira do município é composta por três listas horizontais que representam os seus distritos e suas produções. A lista superior, amarela, representa o distrito sede e a produção de trigo. A lista central, castanha, representa Patos Velhos e a indústria do pinho.
Quando vai ser a festa do feijão em Prudentópolis?
A Festa Nacional do Feijão Preto acontece em Prudentópolis! Entre os dias 9 a 12 de agosto é possível participar da programação que conta com shows e atividades recreativas.
O Brasil abriga hoje a maior comunidade ucraniana da América Latina, contando com aproximadamente 500 mil pessoas, entre ucranianos e descendentes, 75% deles vivendo em sua imensa maioria no estado do Paraná com destaque para os municípios de Prudentópolis, Mallet e a região metropolitana de Curitiba.
“Nova chegada em massa deu-se de 1908 a 1914, constituída sempre na sua maioria de ucranianos vindos da Galícia. Serviu de motivação para esta leva a campanha brasileira para a construção da Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande do Sul.
Do início até meados de 2022, o trigo subiu 27% no Brasil. Isso teve um impacto positivo na produção brasileira, com aumento da área plantada, safra recorde e forte aumento nas exportações. A atual safra chegou a quase 10 milhões de toneladas, alta de mais de 27% em comparação com a temporada passada.
Qual o país que mais recebeu refugiados ucranianos?
Segundo o Acnur, agência da ONU para refugiados, mais de 8 milhões de moradores na Ucrânia entraram na Europa, dos quais 4,8 milhões estão registrados com vistos do tipo. A Itália é o quarto país que mais recebeu esses refugiados, atrás de Polônia (1,5 milhão), Alemanha (881 mil) e República Tcheca (485 mil).
As tradições ucranianas estão mantidas e são bem presentes dentro da comunidade. Até hoje a língua, as canções, o folclore de maneira geral, a dança folclórica, o artesanato, as festas típicas e as tradições relacionadas especialmente ao natal e à páscoa são muito fortes e presentes.