(Quaresma 2024 vai desde a Quarta-feira de Cinza no dia 14 de fevereiro até quinta-feira dia 28 de março, previa ao Tríduo Pascal). O clima começa a mudar, os calendários continuam a girar, as comemorações de Natal e Ano Novo ficam mais distantes no espelho retrovisor.
É quando começa a Quaresma, período de preparação para a Páscoa, principal celebração para os cristãos. E também quando é lançada a Campanha da Fraternidade, que este ano tem como tema “Fraternidade e Amizade Social” e como lema, “Vós sois todos irmãos e irmãs”.
As tendências de decoração de Páscoa 2024 estão mais vibrantes e diversificadas do que nunca. Cores pastel continuam sendo uma escolha popular. Contudo, também vemos uma crescente inclinação para tons mais ousados, como o amarelo vibrante e o verde esmeralda.
A cor branca representa a paz, a pureza e a ressurreição de Cristo. O roxo simboliza o luto da Igreja pelo sofrimento de Cristo, sendo utilizada no período da quaresma.
No 4º domingo da quaresma, denominado domingo da alegria, a liturgia usa a cor rosa para nos recordar que o tempo de preparação para a Páscoa está chegando ao fim e a grande festa está próxima.
Lætare (lat. laetare "Alegra-te!"), também chamado de "Domingo Laetare" ou "Domingo da Alegria", é o quarto domingo da quaresma. O rosa representa uma quebra na austeridade do Advento ou da Quaresma, simbolizando uma alegria contida.
O branco é a cor do Natal e da Páscoa (as festas do nascimento e do renascimento de Jesus Cristo), nas festas do Sagrado Coração, de Nossa Senhora, de Cristo, de anjos e de santos e nas celebrações do sacramento da Eucaristia.
Usa-se a cor roxa, símbolo da dor e da penitência, no Tempo do Advento e da Quaresma, podendo também usar-se nas Missas de defuntos em vez do negro (cf. IGMR 346 d). A cor preta, símbolo do luto na cultura europeia (mas não nas culturas orientais e africanas), pode usar-se, onde for costume, nas Missas de defuntos (cf.
A cor roxa simboliza a preparação, penitência ou conversão. Usa-se no Advento, na Quaresma, na Semana Santa (até Quinta-Feira Santa de manhã), e na celebração de Finados, como também nas exéquias. Simboliza a alegria cristã e o Cristo vivo.
Qual é o dia certo de cobrir as imagens na Quaresma?
Tanto onde se tem o costume de se cobrir as imagens desde o início da Quaresma na quarta-feira de Cinzas ou no final do Sábado do V Domingo da Quaresma é permitido, prevalecendo assim o que for o costume daquela igreja.
O ano de 2024 será regido pelo número oito, de acordo com a seguinte soma anual: 2+0+2+4 = 8. De acordo com a Terapia das Cores, tal número é representado pelo Rosa, que pode ser uma ótima ideia para quem quer atrair boa sorte para o próximo ano.
A Cromoterapia, prática terapêutica que utiliza as cores para restaurar o equilíbrio físico, emocional e energético do corpo, informa: o laranja será a cor de 2024.
Os tons de marrom são uma aposta certa para o Outono/Inverno 2024/2025. Esses tons terrosos trazem uma sensação de conforto e elegância, perfeito para looks sofisticados e acolhedores. Seja em vestidos, casacos, suéteres ou acessórios. Desse modo, o marrom vai adicionar uma dose de calor e estilo aos seus outfits.
Durante a Quaresma, o padre explica que adeptos da religião são convidados a se prepararem espiritualmente para a celebração da Páscoa, considerada o ápice do ano litúrgico da Igreja Católica, por meio do arrependimento de seus pecados, abstenção de certos prazeres e dedicação à oração, ao jejum e à caridade.
O que se pratica na Quaresma? Abstinência de carne, rotina de orações e leitura bíblica são algumas práticas comuns do período da Quaresma. Como vimos, a prática do jejum é observada por muitos fiéis durante os 40 dias de extensão desse período.
109). Durante este tempo, é proibido ornar o altar com flores; o toque de instrumentos musicais só é permitido para sustentar o canto. Excetuam-se o Domingo Laetare (4° Domingo da Quaresma), bem como as solenidades e festas.
Porque cobrir as imagens no quinto Domingo da Quaresma?
Também conhecido como “Velatio“, este costume de cobrir as imagens das Igrejas com tecido roxo durante a Quaresma, é para que os fiéis não “se distraiam” com os Santos e que a sua devoção deve estar fundamentada no Mistério Pascal de Cristo, ou seja, na Sua paixão, morte e ressurreição.
A abstenção é obrigatória nas recomendações católicas para a Quarta-feira de Cinzas e a Sexta-feira Santa. Além disso, a igreja sugere evitar o consumo de carne vermelha em todas as sextas-feiras da Quaresma.
É uma espera parecida com o Advento, em que a os Cristãos esperam pelo nascimento de Jesus, na quaresma esperam pela ressurreição, o segundo nascimento. Glória e Aleluia são palavras de louvação e que não devem ser expressas neste tempo.
A Cor litúrgica desta festa é branco. Nesta solenidade do Corpo e Sangue de Cristo deve haver um espaço simbólico voltado para eucaristia com a finalidade de convidar e incentivar os celebrantes à ação de graças ao Pai.
O rosa representa uma quebra na austeridade da Quaresma, recordando aos fiéis que o período de penitência está acabando e que a celebração da Ressurreição de Cristo está chegando. A liturgia católica é rica em simbolismos e um deles está presente nas vestes utilizadas pelos clérigos durante as celebrações eucarísticas.